Publicidade

Estado de Minas ORTODONTIA

Aparelho 'invisível' corrige os dentes e mantém a autoestima

Especialista fala sobre o tratamento com o Invisalign


postado em 22/02/2019 09:55 / atualizado em 22/02/2019 10:05

(foto: 209 NYC Dental/Reprodução)
(foto: 209 NYC Dental/Reprodução)

Além de um problema estético, os dentes desalinhados também podem causar danos às estrutura da boca. Para corrigir a má oclusão dentária (alinhamento anormal), o diastema (espaços entre os dentes), e o apinhamento (falta de espaço na arcada dentária), normalmente é recomendado o uso de aparelho. O problema é que nem todos gostam de ficar com o "sorriso metalizado".

"A correção da disposição e posição dos dentes pode ser feita por meio da colocação de aparelhos ortodônticos de metal, realização do procedimento de contorno e remodelagem estética dos dentes, e mais recentemente, pelo uso do Invisalign [alinhadores transparentes]. Este se mostra como uma grande novidade no mercado, pois, por ser um aparelho ortodôntico invisível possibilita que o alinhamento dos dentes seja realizado de maneira confortável, eficaz e sem causar constrangimentos ao paciente", comenta o cirurgião dentista Carlos Cordeiro.

Para dar início ao tratamento com o Invisalign, o dentista faz uma avaliação da cavidade bucal e do histórico odontológico do paciente. Após exames, a carga dental é escaneada digitalmente e a partir daí é criado um planejamento da terapêutica a ser aplicada. "Neste momento são feitas imagens tridimensionais da área e com o auxílio de um software é possível simular e visualizar todas as etapas do planejamento de movimentação dos dentes a serem feitas pelo aparelho. Com base nestas informações, é confeccionado um conjunto de alinhadores já nas dimensões especificas da boca do paciente", explica o especialista.

Confeccionados em acrílico transparente, os alinhadores se encaixam em torno dos dentes, sem causar desconforto ou dor. Com uma estrutura removível, as placas do aparelho ortodôntico invisível, geralmente, são substituídas duas vezes por mês até que o alinhamento ocorra por completo. "O que acontece é que ao longo do tratamento, os alinhadores aplicam uma pressão específica nos dentes e isso faz com que os mesmos se direcionem para as suas posições corretas. A cada vez em que o paciente volta ao dentista para fazer a troca, a nova placa adquire uma diferença na posição dos dentes em relação à anterior e é justamente isso que ajuda na movimentação", diz o cirurgião dentista.

Ainda de acordo com Carlos Cordeiro, apesar de ter a mesma função dos aparelhos ortodônticos tradicionais, o Invisalign oferece benefícios significativos como a discrição e imperceptibilidade dos alinhadores, além do conforto e da preservação da mucosa bucal ao longo do uso – sua remoção na hora da refeição é bem mais fácil. O Invisalign também possui um alto índice de eficácia, conforme o dentista.

Direcionado a pacientes de todas as idades, o alinhador transparente é recomendado para pessoas que desejam realizar correções simples em dentes separados, encavalados ou mau posicionados, ou mesmo, para quem precisa fazer intervenções mais difíceis e complexas.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade