Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Perder os dentes afeta a autoestima e a saúde

Especialista fala sobre esse problema, comum para milhões de brasileiros


postado em 25/09/2018 13:41 / atualizado em 25/09/2018 13:33

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

A perda dos dentes pode causar problemas de saúde, dificuldade na hora de fazer as refeições e, claro, abalar a autoestima. De acordo com dados do IBGE e do Ibope, no Brasil, 39 milhões de pessoas usam próteses dentárias, sendo que uma em cada cinco estão na faixa dos 25 aos 44 anos. A pesquisa ressalta ainda que 16 milhões de brasileiros vivem sem nenhum dente e 41,5% das pessoas com mais de 60 anos já perderam todos.

A cirurgiã dentista Ludimilla Abi-Saber Toledo, da clínica Vitácea Odontologia, de Belo Horizonte (MG), explica que doenças relacionadas à gengiva, como gengivite e periodontite, são as principais causadoras do enfraquecimento dentário e da consequente perda dos dentes. Além disso, as cáries, o mau posicionamento dos dentes, o bruxismo, e, até mesmo, alguns medicamentos mais agressivos, também podem gerar o problema que afeta diretamente a qualidade de vida dos pacientes.

Segundo a especialista, sintomas como incômodo na gengiva, sangramento, dor ao mastigar e sensibilidade pode ter relação com doenças que levam à perda de algum dente. Caso surja algum desses sinais, o ideal é procurar um dentista imediatamente. "Também é importante lembrar que algumas doenças não apresentam sinais, nem sintomas. Por isso, é necessário ir ao dentista de seis em seis meses e fazer exames radiográficos uma vez ao ano", orienta a dentista.

Para tratar doenças relacionadas à boca, Ludimilla Toledo esclarece que existem diversos métodos. "Após a avaliação do dentista, o paciente receberá o melhor encaminhamento. Em casos como a perda de dente, por exemplo, dependendo do estágio, o mais recomendado são os implantes, procedimento cirúrgico que é realizado em duas fases", afirma a especialista.

"Os dentes são os principais responsáveis pela boa mastigação, auxiliam no crescimento e desenvolvimento adequado dos ossos e músculos da face, entre outros. Por esse motivo, cuidar da saúde bucal dos pequenos é tão essencial quanto na fase adulta. Escovar os dentes após todas as refeições, usar fio dental regularmente, consumir alimentos com menos açúcar, ingerir bastante água são algumas das recomendações da especialista para evitar danos aos dentes", alerta a cirurgiã dentista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade