Publicidade

Estado de Minas FITNESS

Mitos e verdades sobre a barriga 'chapada'

Existe mesmo a famosa 'barriga de cerveja'?


postado em 18/03/2019 13:50 / atualizado em 18/03/2019 14:15

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

É cada vez mais comum nas redes sociais, especialmente no Instagram, os exemplos de pessoas que fazem exercícios físicos torineiramente para deiar o corpo em forma, especialmente a barriga "chapada". Claro que, além da rotina fitness, é preciso seguir uma dieta saudável para que o organismo produza massa magra (músculo) e elimine as gorduras localizadas.

A seguir, a personal trainer Carol Borba, da plataforma Queima Diária, tira algumas dúvidas sobre a famosa barriga "chapada":

Cerveja e bebidas destiladas aumentam a gordura abdominal
Mito. As bebidas alcoólicas são muito calóricas por conta do álcool, mas o que aumenta a gordura abdominal é o excesso de calorias ingeridas, esclarece a especialista. "O acúmulo de gordura no abdômen da pessoa que exagera no consumo do álcool terá o mesmo efeito daquela que consome bacon ou não abre mão de uma sobremesa, por exemplo. As pessoas tendem a falar que é 'barriga de cerveja', mas na verdade é barriga de quem exagera no consumo de calorias", diz a personal trainer.

Verdade. "As fibras, quando combinadas com água, fazem com que o intestino funcione melhor. Muitas vezes o inchaço abdominal pode ser causado pelo mau funcionamento do intestino, gerando assim a aparência de uma barriga inchada, sendo que um dos principais motivos para o intestino não funcionar corretamente é a má alimentação".

Exercícios abdominais ajudam a eliminar a gordura nessa região do corpo
Mito. De acordo com Carol Borba, os exercícios ajudam no fortalecimento da musculatura do abdômen e favorecem um melhor desempenho da postura, mas a gordura só é perdida com uma dieta balanceada e exercícios aeróbicos, responsáveis pela queima generalizada de gordura. "Os exercícios abdominais ajudam pouco na queima de gordura, mas o resultado obtido só é o desejado quando combinados com exercícios aeróbicos e dieta adequada".

Cintas modeladoras ajudam na diminuição da gordura abdominal
Mito. "As cintas modeladoras não ajudam na redução de gordura, apenas modelam a cintura quando usadas por determinadas horas durante um período. Quando a pessoa para de usar, o corpo volta para o estado anterior", alerta a especialisa. Elas devem ser usadas apenas sob prescrição médica.

Dormir bem é ótimo para a redução da barriga
Mito. "Um bom sono é necessário para a recuperação muscular, fazendo bem ao corpo de uma forma geral, o que consequentemente pode auxiliar no emagrecimento se aliado a uma vida saudável".

Comer de três em três horas ajuda na perda de medidas
Depende. O hábito de comer de três em três horas, conforme a personal trainer, é excelente dependendo dos alimentos ingeridos, podendo ajudar na diminuição da barriga, porém o que faz a diferença é a qualidade dos alimentos consumidos. "Se os alimentos ingeridos são calóricos, ricos em açúcares e gorduras, não ajudarão na redução de gordura na barriga. Por outro lado, uma ingestão de alimentos saudáveis de três em três horas, somada a um gasto calórico diário moderado, favorece emagrecimento e consequentemente diminuição da barriga", afirma Carol Borba.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade