Publicidade

Estado de Minas CUIDADO

Outubro Rosa também vale para os pets

Estimativa é que esse tumor atinja 45% das cadelas e 30% das gatas


postado em 08/10/2018 10:30 / atualizado em 08/10/2018 10:43

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Aproveitando que estamos no Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, é preciso dar atenção à doença também nos pets. A estimativa é que esse tipo de tumor afete 45% das cadelas, e que aproximadamente 30% das gatas sejam diagnosticadas com a doença, segundo dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária.

Uma das razões para o problema afetar tanats fêmeas de cachorro é a suscetibilidade às alterações hormonais. "Por isso, o ideal é que elas sejam castradas antes mesmo do primeiro cio. Assim conseguimos prevenir a neoplasia mamária em cerca de 90% dos casos", afirma a veterinária Karina Mussolino, da Petz.

O procedimento também diminui os riscos do desenvolvimento do câncer de útero e da piometra, uma grave infecção uterina que costuma afetar muitas fêmeas não castradas. Outra medida importante de prevenção é a visita periódica ao veterinário. "O check-up pode ajudar no diagnóstico precoce da doença, o que possibilita o melhor resultado do tratamento, maior chance de cura e recuperação", comenta a especialista. Ao notar qualquer carocinho ou nódulo, é fundamental levar o pet ao veterinário.

Para confirmar o diagnóstico, o profissional poderá pedir antes um exame citológico do tumor (punção com agulha fina) e, para definir o grau e se é maligno e benigno, costuma-se fazer a histopatologia (análise do fragmento suspeito). "Dependendo do tipo do câncer, o tratamento pode ser realizado com cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou eletroquimioterapia. Mas a cirurgia e a quimioterapia são os meios de tratamento mais utilizados", diz Karina Mussolino.

Apesar de a quimioterapia ter efeitos colaterais nos animais (como náusea, apatia e perda de peso, entre outros), o sofrimento deles durante esse tratamento é menor do que o verificado com os seres humanos, segundo a veterinária.

Abaixo, a especialista cita alguns sintomas do câncer de mama nos pets:

  • Caroço na região das mamas
  • Inchaço
  • Dor
  • Secreção
  • Odor desagradável
  • Feridas
  • Falta de apetite
  • Vômito
  • Apatia

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade