Publicidade

Estado de Minas PET

Decoração de Natal pode ser perigosa para cachorros e gatos

Ações como montar os enfeites aos poucos e espalhar brinquedos pela casa ajudam a distrair os animais durante o período de festas


postado em 21/11/2019 15:25 / atualizado em 22/11/2019 15:05

Enfeites das árvores de Natal, como pisca-piscas e bolas de vidro, podem ser bem perigosos para o seu bichinho(foto: Pixabay)
Enfeites das árvores de Natal, como pisca-piscas e bolas de vidro, podem ser bem perigosos para o seu bichinho (foto: Pixabay)
O Natal está chegando, trazendo com ele toda a decoração e o clima que tornam o fim de ano uma época mais alegre. Mas quem tem um pet em casa precisa ter bastante cuidado na hora de montar os enfeites, principalmente a árvore. "Todo tipo de enfeite configura um risco para os animais, por isso é importante ter cuidado dobrado durante essa época", diz o educador canino Augusto Lavinas, da Leau Pet.

Mas isso não quer dizer é preciso abdicar da decoração de Natal, ou colocar apenas guirlandas suspensas pela casa. Com alguns cuidados, cães e gatos aprendem facilmente a conviver de maneira pacífica com os enfeites. Segundo o especialista, uma das principais medidas é ir montando os a decoração aos poucos. "Assim o ambiente não fica tão discrepante do que os animais acostumados e os objetos decorativos chamam menos a atenção deles", diz ele.

Como alerta Augusto Lavinas, procurar por soluções simples podem acabar criando mais problemas. "Você pode tentar colocar a sua árvore em cima de um banco ou de uma mesa. Mas nem sempre essa altura será capaz de tirar a atenção do seu pet, aumento o risco dele se machucar por conta da queda". Por isso, ainda segundo o educador canino, é mais eficiente ensinar ao seu animal a como se comportar na presença destes novos enfeites do que apenas proibir a interação com eles.

Também é necessário enxergar possíveis perigos além da decoração. "A árvore só será um brinquedo para os pets se eles não tiverem mais nada para se distrair", comenta Augusto Lavinas. Por isso, ele recomenda medidas como espalhar brinquedos pela sala, brincar com o animal em outros ambientes e fazer carinho nele para ajudar a tirar a atenção da decoração. O especialista destaca que essas ações são ainda mais imprescindíveis para quem tem gatos em casa. "Por serem animais de caça, os felinos correm mais risco de serem atraídos pelos pisca-piscas", esclarece o educador canino.

Ainda segundo ele, o erro mais comum na hora de acostumar o seu pet ao novo ambiente não tem a ver com a decoração em si. "O comportamento dos donos pode ser muito mais problemático do que os enfeites. Se a pessoa ficar correndo pela casa, tirando o animal de perto dos enfeites, ela pode acabar ensinando ao animal de estimação que basta ele se aproximar de algum enfeite para ter a atenção do seu dono", alerta Augusto Lavinas.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade