Publicidade

Estado de Minas NOVIDADE

BH terá hospital veterinário de grande porte na região norte

O centro médico especializado em animais vai funcionar dentro do campus da Una, na avenida Cristiano Machado


postado em 29/06/2022 19:31

(foto: Freepik)
(foto: Freepik)
O Centro Universitário Una inaugura, no dia 2 de julho, às 11h, um hospital veterinário de grande porte na região norte de Belo Horizonte. O complexo terá 1,8 mil metros quadrados e infraestrutura completa, funcionando de de segunda a sexta-feira, e fazendo atendimentos clínicos e cirúrgicos de animais de pequeno e grande portes.  O centro médico veterinário será gerido pela Una e funcionará dentro do campus Linha Verde da instituição de ensino, localizado na avenida Cristiano Machado, nº 11.157, no bairro Vila Suzana.

A estrutura é composta por portaria e recepção específica para tutores e animais, laboratório integrado de necropsia, laboratório de análises clínicas e setor de diagnóstico por imagem. Além disso, o novo hospital terá internação, bloco cirúrgico, setor de grandes animais com baias e piquetes para equinos, bovinos e ruminantes. Uma pista de equoterapia e treinamento equestre, canil, espaço de convivência cat friendly também integram as dependências. As consultas e procedimentos devem ser agendadas pelo WhatsApp (31) 97130-6615. A instituição não informou se os atendimentos serão gratuitos.

A coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Una Linha Verde, Marina Greco, destaca que o hospital veterinário será uma extensão das instalações de aprendizagem do campus. "Ter uma estrutura completa para atendimento clínico e cirúrgico a diferentes espécies animais como cães, gatos, equinos e bovinos, permite que o aluno tenha uma formação mais completa. Um hospital veterinário escola permite que o aluno experimente a realidade, participe da rotina de atendimentos, execute projetos de extensão e pesquisa e desenvolva ações junto à comunidade. São atividades que permitem ao aluno aprimorar conhecimentos teóricos e esteja melhor capacitado e seguro para atuar no mercado de trabalho", afirma.

A aluna Luiza Midley de Araújo Rocha, acredita que o hospital veterinário será um diferencial na sua formação. "Nosso trabalho no hospital vai agregar experiência clínica ao conhecimento teórico. Somos estimulados a desenvolver habilidades clínicas, comportamentais e sociais. Isso permite que o futuro profissional esteja em contato com as novas tecnologias do mercado clínico e comercial, colocando-o em posição de destaque entre os demais", prevê.

O diretor da Una Linha Verde, Pedro Neves, destaca que o hospital veterinário do vetor Norte é uma conquista para os estudantes e a comunidade. "Os alunos serão supervisionados por professores da Una e terão à disposição uma estrutura única que permitirá a prática de todo conhecimento compartilhado em sala de aula. E a Una acredita que o ensino de qualidade e completo passa justamente pelo alinhamento do conhecimento e prática. Vamos capacitar os estudantes e ainda, ofertar serviços de qualidade para a comunidade", garante.

Ações de inauguração

No dia da inauguração, os professores e alunos do curso de Medicina Veterinária da Una Linha Verde irão promover entre 11h e 15h um dia de campus aberto com diversas atividades para a comunidade. Haverá circuito de atividades, orientações sobre os cuidados com os animais, campanhas de vermifugação, controle de peso e obesidade, medicina veterinária alternativa, distribuição de brindes do universo PET, barracas com comidas típicas juninas e muito mais. Vale destacar que todas as ações programadas para o evento serão gratuitas e abertas para a comunidade, que podem comparecer com o seu bichinho de estimação para aproveitar ao máximo todas as atividades propostas.

Adoção responsável 

No dia da inauguração do hospital veterinário Una Linha Verde também será realizada uma feira de adoção responsável de cães e gatos. Todos os animais disponíveis passaram por um período de observação, exame clínico e estão devidamente vacinados, vermifugados e com controle para pulgas e carrapatos. Os animais adotados no dia do evento poderão retornar ao hospital veterinário para serem posteriormente castrados. Para a adoção, é necessário ter acima de 18 anos, apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência e assinar um termo de responsabilidade. Os interessados na adoção de gatos, deverão levar caixas de transporte para maior segurança os animais.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade