Publicidade

Estado de Minas TECNOLOGIA

WhatsApp diz que está tomando medidas contra fake news

Aplicativo está bloqueando contas que disseminam mensagens falsas


postado em 19/10/2018 17:40 / atualizado em 19/10/2018 16:48

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

O aplicativo WhatsApp está tomando medidas contra empresas que atuam com envio em massa de mensagens com conteúdos falsos (fake news) ou enganosos. A informação foi repassada à Agência Brasil nesta sexta, dia 19 de outubro, pela assessoria da empresa. Na última quinta (18), o jornal Folha de S. Paulo publicou uma reportagem denunciando que empresas de marketing digital, custeadas por empresários, estariam disseminando conteúdo duvidoso em milhares de grupos do app.

De acordo com a nota da empresa, o WhatsApp está "tomando medidas legais imediatas para impedir empresas de enviar mensagens em massa". A companhia também informa que baniu contas associadas a estas empresas.

No comunicado, a assessoria da empresa diz que foram canceladas também "centenas de milhares de contas durante o período das eleições no Brasil". "Temos tecnologia de ponta para detecção de spam que identifica contas com comportamento anormal para que não possam ser usadas para espalhar spam ou desinformação", acrescenta a nota.

Preocupação

O fenômeno das notícias falsas vem marcando as eleições deste ano. A missão internacional da Organização dos Estados Americanos (OEA) manifestou preocupação com o fenômeno da desinformação durante o 1º turno das eleições deste ano. No balanço da votação do 1º turno, a presidente do TSE, ministra Rosa Weber, também alertou para o problema, em especial vídeos e mensagens colocando em dúvida a lisura do processo eleitoral.

A rede social WhatsApp tem sido o foco de maior preocupação. Estudo realizado por professores da USP e da UFMG e pela Agência Lupa mostra que em 347 grupos da plataforma foi encontrado entre as imagens mais compartilhadas um índice de apenas 8% de conteúdo verídico.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade