Publicidade

Estado de Minas HOMENAGEM

Benjamin Netanyahu recebe a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul

A maior honraria brasileira foi dada por Jair Bolsonaro


postado em 18/01/2019 11:28 / atualizado em 18/01/2019 11:23

(foto: Fernando Frazão/Agência Brasil/Divulgação)
(foto: Fernando Frazão/Agência Brasil/Divulgação)
Em decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta, dia 18 de janeiro, o presidente Jair Bolsonaro concedeu a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, no grau de Grã-Cruz, ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu.

A concessão ocorre menos de um mês depois da primeira visita de Netanyahu ao Brasil. Na ocasião, ele classificou o país como "grande potência", lembrando que reúne a quinta maior população mundial.

A condecoração

A Ordem Imperial do Cruzeiro do Sul surgiu em 1º de dezembro de 1822 por iniciativa do então impreador do Brasil, Dom Pedro I, pouco após a independência do país. A comenda foi abolida com a Proclamação da República e a aprovação da primeira constituição em 1891. Mais tardem durante o governo do presidente Getúlio Vargas, em 1932, a condecoração passou a ser oferecida a personalidades estrangeiras – com Dom Pedro I, brasileiros também, podiam receber a honraria.

Normalmente, a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul é atribuída com o intuito de estabelecer uma boa relação com algum país. É a mais alta condecoração brasileira atribuída a cidadãos estrangeiros e só é concedida por meio de decreto presidencial.

Além de Benjamin Netanyahu, outras personalidades internacionais já receberam a condecoração, como o piloto Alain Prost; o então presidente dos Estados Unidos, Dwight D. Eisenhower; a rainha Elizabeth II, do Reino Unido; a cantora e escritora portuguesa Amália Rodrigues; o então presidente do Peru, Alberto Fujimori; o presidente da Síria, Bashar al- Assad; e o guerrilheiro argentino Ernesto Che Guevara.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade