Publicidade

Estado de Minas GOVERNO

Entenda a reconstrução do trânsito intestinal de Jair Bolsonaro

Presidente voltou a ser internado em São Paulo (SP)


postado em 28/01/2019 08:27 / atualizado em 28/01/2019 13:01

Nesta segunda (28), o presidente Jair Bolsonaro retira a bolsa de colostomia e faz cirurgia de reconstrução do trânsito intestinal em São Paulo(foto: Twitter/jairbolsonaro/Reprodução)
Nesta segunda (28), o presidente Jair Bolsonaro retira a bolsa de colostomia e faz cirurgia de reconstrução do trânsito intestinal em São Paulo (foto: Twitter/jairbolsonaro/Reprodução)

No dia 6 de setembro de 2018, durante a campanha presidencial, o então candidato Jair Bolsonaro, durante ato público na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais, sofreu um atentado e levou uma facada na barriga. Imediatamente ele foi levado para a Santa Casa de Misericórdia e os médicos conseguiram conter uma séria hemorragia interna – a lâmina atingiu ramos da artéria e da veia mesentéricas. Bolsonaro perdeu muito sangue, que se espalhou entre os órgãos e ficou contido no abdômen. Após a cirurgia na cidade mineira, ele foi levado para o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo (SP), para colocação de uma bolsa de colostomia (que atua na eliminação das fezes).

Agora, nesta segunda, dia 28 de janeiro, o presidente retornou à sala de operação do hospital Albert Einstein. Ele passa por cirurgia de retirada da bolsa de colostomia e de reconstrução do trânsito intestinal. A previsão é que o procedimento dure três horas e a recuperação, cerca de 10 dias.

"Bem, hoje, domingo, voamos de manhã para São Paulo. Estou aqui em São Paulo, no Albert Einstein, onde amanhã [dia 28] a partir das 7h eu devo ser submetido à cirurgia de retirada da bolsa de colostomia. Deve durar por volta de três horas, mas se Deus quiser correrá tudo muito bem. Muito obrigado a todos vocês, mais uma vez. E obrigado também pelas orações. O Brasil é nosso", comenta Jair Bolsonaro em vídeo divulgado em sua conta oficial no Twitter, no último domingo (27).

Segundo matéria divulgada pelo programa Fantástico, da Rede Globo, a cirurgia é comandada pelo gastroenterologista Antonio Luiz Macedo, que poderá realizar dois tipos de procedimentos. O primeiro, consiste na reconstrução do intestino grosso, unindo as duas partes que foram separadas para a colocação da bolsa – a fixação pode ser feita com sutura ou com grampos cirúrgicos.

O segundo procedimento, conforme o Fantástico, é a retirada dos 20 cm finais do intestino grosso e a ligação da parte restante diretamente no intestino delgado, que recebe mais sangue e pode facilitar na recuperação de Jair Bolsonaro. Esta cirurgia é a mais provável, porque pode evitar possíveis complicações futuras.

Confira, abaixo, a animação feita pela Globo sobre a cirurgia de reconstrução do trânsito intestinal:

" title="Compartilhar no Twitter" data-share="popup" target="_blank">

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade