Publicidade

Estado de Minas CORTE DE GASTO

Ministro da Infraestrutura diz que serão privatizadas 100 estatais

Incluindo subsidiárias do BB e da Petrobras, diz Tarcísio Freitas


postado em 08/01/2019 11:43 / atualizado em 08/01/2019 11:46

(foto: Elza Fiúza/Agência Brasil/Divulgação)
(foto: Elza Fiúza/Agência Brasil/Divulgação)
Em entrevista para a rádio CBN na manhã desta terça, dia 8 de janeiro, antes da segunda reunião ministerial do presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto, o ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas diz que há intenção de privatizar ou liquidar cerca de 100 estatais, incluindo subsidiárias do Banco do Brasil (BB), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Petrobras. A meta é reduzir gastos e levantar recursos.

Segundo o ministro, as privatizações podem ocorrer nos próximos meses. Ele não detalha os planos de desestatização, mas afirma que serão seguidos os critérios funcionais. "É possível colocar em prática se você pensar que há muitas subsidiárias. Obviamente, a gente está falando não só de privatizações, mas também de liquidação de empresas que não fazem mais sentido. As liquidações vão desonerar o orçamento e vai sobrando dinheiro para investir em outras prioridades", diz Freitas à CBN.

Ainda conforme o ministro, serão reforçadas as negociações com a iniciativa privada para buscar incentivos aos investimentos em infraestrutura no país e priorizar outros gastos com recursos públicos.

Ele afirma que a equipe já "sabe o que fazer". "Não há mais recurso fiscal. Para prover infraestrutura, vamos ter que contar muito com a iniciativa privada, por isso, nosso foco nas concessões, nas parcerias publico-privadas", comenta Tarcísio Freitas.

Rodovias

De acordo com o ministro da Infraestrutura, há planos definidos para ferrovias e setor portuário e metas para recuperação da malha rodoviária.

Ele lembra que a construção e manutenção da infraestrutura viária tem um alto custo e disse que parte dessa responsabilidade pode ser passada para o setor privado se houver compatibilidade comercial.

"Tenho que pegar todos os trechos passíveis de exploração pela iniciativa privada. Isso vai fazer com que, na área da concessão, a gente disponibilize para a iniciativa privada quase nove mil quilômetros de rodovias", diz Freitas.

Segundo ele, desse total, 5,6 mil km seriam novas concessões.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade