Publicidade

Estado de Minas ESPECIAL ODONTOLOGIA | TRATAMENTO

Bonito sorriso, Ronaldinho

Quem não quer ter orgulho de mostrar os dentes? Apesar de complexo, tratamentos como o feito pelo jogador são rápidos e levantam a autoestima. O problema é que ainda custam caro


postado em 09/10/2013 12:44 / atualizado em 01/08/2014 16:01

Jogador Ronaldinho Gaúcho antes e depois do tratamento dentário: transformação total após cirurgia de gengiva, colocação de faceta de porcelana e clareamento(foto: Rodrigo Clemente/EM)
Jogador Ronaldinho Gaúcho antes e depois do tratamento dentário: transformação total após cirurgia de gengiva, colocação de faceta de porcelana e clareamento (foto: Rodrigo Clemente/EM)
"E a minha alma alegra-se com seu sorriso", dizia o poeta Fernando Pessoa. O sorriso, tão importante para conquistar admiradores, abre portas em um universo onde a aparência conta como pré-requisito para se alcançar sucesso pessoal e profissional. Além, é claro, de levantar a autoestima. Exemplo disso foi a transformação do jogador Ronaldinho Gaúcho. "O tratamento realizado no jogador foi complexo, tendo o alinhamento, a inclinação e disposição dos seus dentes modificados. Para isso foi necessário realizar uma cirurgia gengival estética, em conjunto com o clareamento dental e aplicação de facetas em porcelana", explica José Arbex Filho, especialista em reabilitação oral e odontologia restauradora estética.

Cada vez mais comuns, as restaurações odontológicas estéticas exibem mudanças consideráveis. Reproduzindo cor, forma e textura natural dos dentes, resultam na harmonia do sorriso e melhora da função mastigatória. Os materiais utilizados são escolhidos de acordo com cada caso, podendo ser confeccionados com resinas ou cerâmicas. Para dentes separados, desalinhados e pequenos, a indicação é a faceta de porcelana, capaz de mudar o formato e a posição dos dentes. Devido à profissão, a modelo Marina Teixeira, de 21 anos, tinha de alinhar o canino, mas não dispunha de tempo. "Deveria usar aparelho ortodôntico, mas isso levaria no mínimo um ano e eu participaria de um concurso de beleza em poucos dias. Com a faceta de porcelana e o clareamento, resolvi tudo em uma semana e até ganhei o título de sorriso mais bonito de Minas Gerais no concurso de que participei", conta.

O dentista José Arbex e Solange Castilho, que sofreu consequências de um clareamento malfeito:
O dentista José Arbex e Solange Castilho, que sofreu consequências de um clareamento malfeito: "Tive os dentes frontais desgastados e o problema só acabou quando coloquei facetas de porcelana", diz ela (foto: Eugênio Gurgel)
Quando se fala em estética, o tempo é mesmo precioso. "Por isso, o trabalho deve ser realizado por equipe multidisciplinar, o que otimiza a previsibilidade e efetividade do tratamento", explica Nelson Silva, professor da Faculdade de Odontologia da UFMG e especialista em reabilitação oral. Há dois meses a enfermeira Ildenes Beatriz Teixeira Paixão, de 31 anos, tem orgulho do seu sorriso. "Antes tinha alguns dentes escuros devido a um tratamento de canal, mas, depois que foram colocadas as facetas de porcelana, meus dentes e minha aparência se transformaram", comemora.

Em muitos dos casos, apenas o clareamento dental é o suficiente, pondo fim às manchas amareladas provocadas por produtos como café, cigarro, refrigerantes, mate, vinho tinto e açaí. O procedimento é simples e seguro, desde que haja a proteção dos tecidos adjacentes aos dentes. Por isso deve ser realizado sob a supervisão de um especialista. No clareamento caseiro, o paciente aplica o gel em uma placa personalizada e usa diariamente, retornando periodicamente ao dentista. A técnica a laser é realizada somente no consultório.  O uso de clareadores em gel vendidos nas farmácias e supermercados não é indicado. "Além de não possuírem boa concentração, esses produtos podem causar efeitos colaterais como queimação na gengiva, sensibilidade nos dentes e até problemas gastrintestinais", diz Arbex.

Há dois meses a enfermeira Ildenes Beatriz Teixeira Paixão tem orgulho do seu sorriso:
Há dois meses a enfermeira Ildenes Beatriz Teixeira Paixão tem orgulho do seu sorriso: "Depois que foram colocadas as facetas de porcela, meus dentes se transformaram e minha aparência também" (foto: Pedro Nicoli)
Já os cremes dentais clareadores podem provocar desgastes irreversíveis na superfície do esmalte dentário e irritabilidade na gengiva. A fotógrafa Solange Castilho, de 43 anos, sofreu as consequências de um clareamento malfeito. Em vez de dentes mais claros, teve os quatros dentes frontais desgastados e um deles quebrou na raiz. "Meu problema só acabou depois que coloquei a faceta de porcelana. Aprendi que vale a pena pagar um pouco mais para se ter um serviço de qualidade", diz.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade