
Alexandre Magno Pereira Neto
Nasceu em Manhuaçu (MG)
45 anos
Casado, 1 filho
Formado em administração na Faculdades Pitágoras e em design de produto no Inap
Diretor de Operações e Negócios Digitais do grupo Diários Associados
A rotina de esportes radicais do dinâmico Alexandre Magno é intensa. Ele pratica escalada quatro vezes por semana e mountain bike aos sábados e domingos. As duas paixões exigem estratégia antes da ação e ajudam o executivo a ser rápido e agressivo na hora de tomar decisões, qualidades fundamentais para profissionais do meio digital. "As coisas acontecem muito rápido nessa área. Para ser ágil, é preciso planejar antes", afirma Alexandre, o Topô, como é conhecido carinhosamente entre amigos e colegas de trabalho.
Planejar estratégias é característica forte do executivo, responsável desde 2012 por todas as operações e negócios digitais do grupo Diários Associados. Ele tem sob seu comando os portais Uai, Vrum e Lugar Certo. É também um dos fundadores da A4D, empresa de marketing digital de performance do grupo, junto com o diretor executivo do Diários Associados, Geraldo Teixeira da Costa Neto, e o diretor comercial do Associados.com, Marcelo Mota.
Na A4D, Alexandre é diretor de operações e negócios digitais. Apesar das turbulências econômicas de 2016, ele conseguiu fazer com que a carteira da empresa crescesse. O faturamento mensal hoje chega perto de 500 mil reais por mês, contra pouco mais de 200 mil reais em janeiro. "Tudo é muito planejado, o que evita retrabalho, desperdício e agiliza processos", afirma. Isso, diz, é fundamental no marketing digital. "O esporte me ajuda muito", afirma. "Antes de escalar uma montanha ou começar um trajeto de mountain bike, é fundamental parar e pensar o plano a ser seguido", diz.
É assim que o executivo comanda a equipe de 15 pessoas da A4D, que é parceira premium do Google e no Facebook faz parte do programa de marketing Express, com acesso a informações privilegiadas, suporte exclusivo e desenvolvimento de tecnologia. Todo o trabalho da empresa é focado em aumentar a frequência nos sites de clientes, crescer o número de propostas recebidas e as ligações ou mesmo visitas às lojas virtuais. "Como consequência, temos mais vendas e faturamento", diz.
Na sua avaliação, o marketing digital tornou-se fundamental hoje. "Por meio dele conseguimos medir o retorno do investimento com muita precisão." As campanhas podem levar em conta a renda, o sexo, a religião e a região onde a pessoa mora, além de outros hábitos de consumo. "É tudo muito segmentado", afirma. Apesar da agressividade na tomada de decisões, ele é calmo e tranquilo no dia a dia. Ganhou o apelido de Topô na adolescência, em referência ao personagem de programa infantil Topo Gigio, o ratinho orelhudo. Na época, muitas crianças com orelha de abano sofriam bullying devido à semelhança com o personagem. Alexandre jura que não era o seu caso. "Eu cortava o cabelo curto e por isso ganhei o apelido", conta.
E um novo Topozinho começa a crescer. Seu filho, Antônio Neto, de 11 anos, é atleta de judô da equipe do Minas Tênis Clube e escala até 20 metros de parede. "No judô é preciso estratégia", explica Alexandre, que também foi judoca. A luta é planejada, mas na hora "H" a explosão é completa. Filho de peixe, peixinho é.