
Por mês, 1,5 milhão de pessoas passa pelo mall. São moradores de vários pontos da cidade e de municípios vizinhos, que consideram o shopping estratégico. A caminho dos 40 anos, o segredo e ao mesmo tempo o desafio do empreendimento é permanecer jovem. "Estamos sempre antecipando as novidades, surpreendendo nossos clientes. Ao mesmo tempo que preservamos, nós nos renovamos", diz o superintendente, Durleno Rezende.

O BH Shopping nasceu com 140 lojas e muitas permanecem lá até hoje. Nesses 38 anos, foram cinco expansões. A última, em 2010, consumiu 250 milhões de reais e ampliou o número de lojas para 400. Há 31 anos à frente do centro de compras, Durleno Rezende se lembra bem do início. "No fim da década de 1970, Belo Horizonte terminava na Savassi", recorda-se o superintendente. "Naquela época, os empreendedores (Grupo Multiplan) já acreditavam no potencial da região do Belvedere, que seria um novo polo de crescimento da cidade, mas o público e muitos lojistas ainda consideravam o bairro distante."

A fisioterapeuta Cinara Martins vai ao BH Shopping pelo menos uma vez por semana, quase sempre acompanhada de sua colega de profissão Luciana Vieira. Cinara mora no Sion e considera o centro de compras próximo de sua casa. Ela costuma levar também Pedro, seu filho de 11 anos, que diz gostar do sorvete e dos lançamentos nas salas de cinema. "Hoje, a localização é um ponto a favor. O que era distância no passado passou a ser facilidade", afirma Cinara.
"Antigamente, trabalhar aqui durante a noite era um problema, já que o transporte não chegava. Atualmente é possível vir ao shopping de ônibus, de carro ou a pé", lembra Durleno. Voltado para as classes A e B, o BH Shopping atende a todas as faixas etárias. Há quem venha de longe. Moradora do bairro Floresta, na região Leste de BH, a psicóloga aposentada na aeronáutica Martha Saraiva conheceu o shopping quando se mudou de Brasília para Belo Horizonte, há dez anos. Ela gosta de almoçar e fazer compras no Belvedere e aproveita para ir ao banco por ali. "Venho também em busca de lojas específicas, que só encontro aqui."
