Já ouviu falar no turismo de experiência?

Ele possibilita imergir na cultura local, aproveitando a viagem para aprender uma atividade artística ou praticar um esporte. Confira sete lugares que oferecem mais do que um simples passeio

15/01/2018 16:22

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

CORREÇÃO:

Preencha todos os campos.
Divulgação
(foto: Divulgação)
Desvendar os segredos do ceviche peruano; seguir os passos de Jesus na Terra Santa; conhecer a bela Turim enquanto as crianças têm aulas de futebol; ou até mesmo mergulhar entre tartarugas-gigantes no arquipélago de Galápagos, que inspirou o cientista Charles Darwin a fundamentar a teoria da evolução no século XIX. Situações em que as experiências são tão valiosas quanto a beleza das paisagens. Conhecida como turismo de experiência, essa proposta de estimular a vivência, o envolvimento com a cultura e o aprendizado de novas atividades têm ganhado espaço entre as operadoras de turismo.

De acordo com Nicole Leite, gerente da Belvitur, esse tipo de viagem atrai um público mais curioso. "Trata-se de um roteiro personalizado e, sobretudo, bem específico, que traz consigo uma carga de conhecimento a mais e possibilita ao viajante adquirir novos conteúdos", diz. "Para as agências é um diferencial, já que, mesmo conhecendo o local de destino, o viajante se interessará em adquirir esse serviço." O Ministério do Turismo caracteriza o turismo de experiência como uma possibilidade de ir além da observação, incentivando a participação do visitante no ambiente e na cultura. "Toda viagem de férias envolve algum tipo de experiência com a cultura local, seus costumes, gastronomia e paisagens. É comum o cliente escolher o destino das férias pelo tipo de experiência que o lugar pode proporcionar", explica Valter Patriani, vice-presidente de produtos, vendas e marketing da CVC. A seguir, confira alguns pacotes que apostam nesse serviço.

Jogar futebol na Juventus
Divulgação
(foto: Divulgação)
Onde: Turim, Itália - Marcada por grandes palácios, praças imponentes e cafés históricos, Turim também tem grande tradição no futebol. Com 120 anos de existência, a Juventus é o clube italiano com mais títulos oficiais. Durante o verão europeu, crianças e adolescentes podem participar do Juventus Summer Training Session, programa da escola de futebol da Juventus em parceria com o hotel Verdura Resort. Enquanto os pais usufruem do hotel, as crianças aprimoram suas habilidades e ainda se divertem em outras atrações, como stand up paddle, wakeboard e até aulas de culinária.
Quem leva: www.teresaperez.com.br

Participar de grupos de artesanato e culinária
Divulgação
(foto: Divulgação)
Onde: Ilha da Madeira, Portugal - Essa ilha localizada a sudoeste da costa portuguesa tem uma paisagem composta por grandes montanhas e praias de areia fina. Um dos pontos altos da região é a Laurissilva, floresta que recebeu o título de patrimônio da humanidade pela Unesco. Em qualquer época do ano é possível passear por toda sua extensão, participando de grupos de artesanato e culinária. Uma imersão na cultura e tradições do lugar.
Quem leva: www.belvitur.com.br

Conhecer a arquitetura da Escandinávia

Divulgação
(foto: Divulgação)
Onde: Dinarmarca e Noruega - Conhecida pelos famosos alpes, a Escandinávia, região que abrange, entre outros países, a Dinamarca, a Suécia e a Noruega, é marcada pelos grandes picos gelados e áreas alagadas. À parte os aspectos naturais e geográficos, a região se tornou conhecida pela arquitetura, que mistura construções tradicionais com modernos edifícios de design mais simples, porém elegantes e com aspectos sustentáveis. A visita, que inclui as cidades de Oslo, Copenhagen e Bergen, é guiada por especialistas.
Quem leva: www.belvitur.com.br

Seguir os passos de Jesus na Terra Santa
Divulgação
(foto: Divulgação)
Onde: Nazaré e Jerusalém, Israel - O roteiro por Israel tem orientação do frei Francisco Alexandre Viana, comissário da Terra Santa em Minas Gerais. Ele leva os turistas aos locais que presenciaram, há 2 mil anos, alguns dos mais importantes acontecimentos da vida de Jesus. Entre os pontos visitados estão Canaã, local do primeiro milagre de Cristo; o Monte Tabor, onde fica a basílica da Transfiguração; o Monte das Bem Aventuranças, onde ocorreu o Sermão da Montanha; e Cafarnaum, cidade que guarda as ruínas da antiga Sinagoga Branca e a casa onde teria morado o apóstolo Pedro.
Quem leva: www.grupogreen.com.br

Aprender a fazer ceviche e drinque de pisco
CVC/Divulgação
(foto: CVC/Divulgação)
Onde: Lima, Peru - Degustar o famoso ceviche peruano acompanhado do drinque pisco Sour é quase uma obrigação para quem visita o Peru. São produtos que seduzem os paladares mais exigentes do mundo.Para tornar essa experiência ainda mais agradável, há passeios que permitem aos turistas aprender desde selecionar os ingredientes até o modo de preparo. Tudo guiado por reconhecidos chefs e bartenders, que estarão no comando das aulas. Esta é apenas uma das atividades do roteiro Peru gastronômico.
Quem leva: www.cvc.com.br

Últimas notícias

Comentários