
O terminal 2, entregue no final de 2016, deu nova cara ao lugar. Os banheiros remodelados e a internet sem fio (mais acessível e estável), agora, são quesitos elogiados, segundo a pesquisa. "Buscamos entender a necessidade dos passageiros, acompanhantes e visitantes", diz Adriano Pinho, diretor presidente da BH Airport, concessionária formada pelo Grupo CCR, Zurich Airport e Infraero. O número de lojas também aumentou. Atualmente, são 106 pontos de venda, e a ideia da atual gestão é abrir outros 30 estabelecimentos ainda neste ano. Apesar de não negar que grandes redes possam aterrissar por ali, o executivo diz que foco é trazer negócios que valorizem a cultura mineira. O alto preço dos lanches, alvo recorrente das reclamações, também está sendo combatido. De acordo com o presidente, é condição contratual das lojas oferecerem opções mais acessíveis. "Há produtos com os mesmos preços dos encontrados em BH", diz Adriano Pinho. Está sendo estudada também a oferta de outros serviços, como lotéricas.

No quesito pontualidade, o terminal de Confins não deixa a desejar. Conforme a OAG, empresa de inteligência especializada em análise do transporte aéreo mundial, o aeroporto é o mais pontual entre os terminais brasileiros e o quarto no ranking mundial na categoria com movimentação de 5 milhões a 10 milhões de passageiros por ano. Conforme o estudo, são considerados voos sem atraso aqueles que aterrissaram com no máximo 14 minutos e 59 segundos após o horário agendado. O índice de pontualidade registrado em Confins foi de 84,96%.

Mesmo sem a nova pista, a vigilante Rejane Martins, com o mochilão nas costas, faz elogios aos serviços oferecidos no terminal da região metropolitana. "Estamos bem de aeroporto, finalmente. Ele é muito prático. A sinalização interna melhorou bastante também", diz ela, que foi entrevistada enquanto aguardava, ansiosa, para embarcar para o Chile.
Saiba quais foram as principais melhorias realizadas no Aeroporto Internacional de Confins desde 2014
- Inauguração do novo terminal de passageiros, com 52 mil m²
- Ampliação de 65 para 106 o número de pontos de venda
- Modernização dos banheiros
- Melhoria do sinal e acesso à rede wi-fi
- Troca e modernização da sinalização interna
- Implantação do programa "Aeroporto Silencioso", que reduziu o número de chamadas sonoras nas salas de embarque
- Modernização dos painéis de voos