Publicidade

Estado de Minas ESPECIAL LUXO | DECORAÇÃO

Cinco ideias para decoração de área externa

O lado de fora da casa pode ficar irresistível; veja dicas


postado em 23/11/2018 16:34 / atualizado em 23/11/2018 16:54

(foto: Violeta Andrada e Alexandre Rezende/Encontro; Deck Home, Kettal e Daniel Mansur/Divulgação)
(foto: Violeta Andrada e Alexandre Rezende/Encontro; Deck Home, Kettal e Daniel Mansur/Divulgação)
Vamos nos encontrar lá fora? As áreas externas podem se transformar facilmente no lugar preferido da casa. Nos meses mais quentes do ano, chegam a ser um refúgio. Ao ar livre está o jardim, o cantinho para relaxar, balanços na árvore, o  contemporâneo espaço gourmet e até o ambiente com ares de quintal. É o lugar ideal para receber amigos, para brincadeiras da meninada e para a prática de hobbies. Com a proximidade das férias de verão, este é o momento certo para pensar também em novidades na decoração, seja com uma mudança mais radical no perfil e no uso da área externa, seja apenas com a troca de alguns elementos da decoração. Confira 5 ideias e tendências para deixar qualquer espaço ainda mais agradável.

1) Coberturas nos estofados

(foto: Deck Home/Divulgação)
(foto: Deck Home/Divulgação)
Difícil escolher. As coberturas dos estofados que ficam sobre poltronas e almofadas na área externa ganharam tecnologia moderna e acabamento sofisticado que lembram os tecidos usados na sala de visitas ou no home theater. Das cores vivas aos tons pastéis e florais, que remetem às estações do ano, o mix é completo para vestir qualquer proposta. "Os tecidos para área externa, além de muito bonitos, são práticos, resistentes às ações do tempo e de manutenção simples", diz Patrícia Gontijo, dona da loja Deck Home. Cem por cento impermeáveis, as coberturas podem ser facilmente lavadas com sabão neutro. Outra novidade que promete renovar as áreas externas são os tapetes. Com a mesma proposta dos tecidos, eles são resistentes para suportar a exposição ao sol. A manutenção é prática, de fácil higienização, e o design, primoroso. "Os tapetes podem ser usados em áreas como os espaços gourmets ou nos decks", observa Patrícia. Beleza e conforto também ao ar livre.

2) Hobbies e diversão

(foto: Violeta Andrada/Encontro)
(foto: Violeta Andrada/Encontro)
Para que um projeto resista ao tempo sem perder o afeto dos seus moradores, ele deve ser funcional, bonito, sem modismos e, claro, sedutor.  "É preciso buscar entender o pensamento de quem vive na casa", diz o arquiteto Luis Fábio Rezende. "Um ponto importante que pode garantir o bom uso de uma área externa é quando o hobby dos moradores é levado para o espaço." Nesta casa em Belo Horizonte, a ideia foi bem traduzida. Com borda infinita e vista para as montanhas, o projeto de uma piscina diferente uniu duas paixões dos moradores, a natação e as montanhas de Minas Gerais. Assim, a piscina funciona como alma da casa. O fundo branco garante uma cor translúcida à água. Os azulejos ou pastilhas foram substituídos por um sofisticado acabamento em mármore travertino, que leva modernidade a este item do espaço externo. O projeto foi desenvolvido para que a água exercesse uma força contrária para a prática de atividade física. Mas a piscina é também lugar de simples diversão, encontros, descanso e trabalho. O espaço é ainda usado pelos moradores como um inspirador escritório ao ar livre.

3) Cores no jardim

(foto: Kettal/Divulgação)
(foto: Kettal/Divulgação)
Renda-se ao colorido. Dos tons quentes aos mais calmos, todos cabem na decoração do espaço externo: mobiliário e  acessórios, como estofados, almofadas e tapetes, podem receber as mais variadas cores. Nesta estação, o verde está mesclado ao azul, amarelo, laranja e vermelho. Nos tons pastéis, o rosa, lilás e azul-claro marcam forte presença na estação. "A tendência é conviver cada dia mais com a natureza e se inspirar nas cores que ela nos mostra", diz a arquiteta Laura Rabe. Tempos atrás, o branco, o cinza e o bege reinavam no mobiliário dos espaços ao ar livre. Agora a liberdade colore, dando alegria e energia aos ambientes. Laura Rabe explica que, se a opção for por tons fortes, uma boa fonte de inspiração são as plantas e vegetações tropicais, usando e abusando dos verdes, amarelos, laranjas e vermelhos. Se a opção for por tons mais calmos, uma aposta certeira seriam os tons do mar, com os verdes, azuis, beges e brancos mesclados, imprimindo uma sensação de relaxamento e bem-estar que a água proporciona. O equilíbrio nas cores deve ser observado, para que o resultado seja harmonioso. "Sem dúvida, as cores em geral vieram para ficar. Seja nas varandas seja nos espaços gourmets, o colorido traz modernidade para os ambientes de relaxamento e de convivência."

4) Madeira ao ar livre

(foto: Daniel Mansur/Divulgação)
(foto: Daniel Mansur/Divulgação)
Beleza e durabilidade. A aplicação da madeira no espaço externo sempre teve o seu lugar garantido, já que o elemento leva para o ambiente charme e aconchego. A arquiteta Cristina Morethson ressalta que existem madeiras com grande durabilidade, próprias para serem empregadas em móveis externos. O material resiste a umidade, arranhões e exposição ao sol, bem como ao ataque de fungos e pragas. Uma boa maneira de preservação é, de tempos em tempos, aplicar nos móveis impermeabilizante e verniz apropriados. Para a área externa, existe uma grande gama de produtos como sofás, poltronas, mesas, cachepôs, bancos e carrinhos de apoio, com design exclusivo. Cristina Morethson gosta de harmonizar os móveis de madeira com plantas, almofadas e adornos, como nesta casa em Belo Horizonte.

5) Sala de visitas

(foto: Alexandre Rezende/Encontro)
(foto: Alexandre Rezende/Encontro)
As áreas externas vêm ganhando status de ambiente social, justamente devido à integração mais generosa com a área interna da casa. Esses espaços são perfeitos para receber amigos e convidados, uma espécie de sala de visitas ao ar livre. Ambientes desenvolvidos ao redor de tocheiros, saunas e varandas são novidades que trazem charme e bem-estar. "O  espaço externo agrada e reúne todas as gerações", diz a arquiteta Marina Dubal. Para vestir essa nova "sala", os materiais se tornaram também mais sofisticados. A corda náutica, o bambu, o porcelanato e as pedras nobres, entre elas os mármores, são acabamentos que estão evoluindo em resistência e tecnologia. Eles trazem também grande conteúdo estético, deixando esses ambientes ao mesmo tempo descontraídos, nobres e elegantes.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade