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Estado de Minas MINEIROS DE 2018

Paula Lebbos

Além de lançar uma cerveja que foi tremendo sucesso, a sócia da Backer deu uma guinada na marca com seu uísque e gim. Para Paula, a prática da meditação ajuda a perceber - e aceitar - que cada produto tem seu tempo certo de maturação


postado em 02/01/2019 13:49 / atualizado em 02/01/2019 16:53

A empresária (e iogue) Paula Lebbos:
A empresária (e iogue) Paula Lebbos: "Todo empresário é ansioso. O que precisamos é saber lidar com a ansiedade, e não sair atropelando o que ainda não está pronto" (foto: Alexandre Rezende/Encontro)
Paula Lebbos levanta-se com o sol. Às seis da manhã já está de pé. O primeiro compromisso do dia é ioga. "É um momento que tiro para pensar em mim, no meu bem-estar", diz. Muitas vezes a rotina puxada de quem comanda uma das principais cervejarias de Minas Gerais atropela a agenda e a meditação fica para depois. Mas isso acontece cada vez menos. Depois de duas décadas no mercado, Paula percebeu que tudo tem seu tempo. "Todo empresário é ansioso. O que precisamos é saber lidar com a ansiedade, e não sair atropelando o que ainda não está pronto."

A ioga é essencial nessa hora. Graças a essa prática, Paula encarou com tranquilidade a longa gestação de um novo negócio. Na verdade, uma espera de mais de cinco anos. Foi esse o tempo que o primeiro uísque fabricado pela Backer ficou descansando em barris de carvalho na fazenda da família, em Perdigão, a 140 quilômetros de BH. A ideia de criar seu próprio destilado surgiu há 10 anos, durante uma viagem para os Estados Unidos. Ao visitar uma fábrica na Califórnia, Paula percebeu que o processo de produção do malte era muito parecido com o da cerveja. Bingo. E por que não?

No início do ano, os tais barris foram abertos. Assim nasceu o Experience - Single Malte. "Foi uma grata surpresa. Conseguimos um produto muito diferente do que se encontra hoje no mercado. É uma bebida leve, fácil de beber", explica. Paula quer conquistar um público jovem, que encara o velho e bom uísque como uma bebida antiga, ultrapassada. E se a estratégia é conquistar a turma descolada, a fábrica também lançou seu próprio gim, bebida mais pedida do momento. O maior diferencial do Lebbos - Hop Dry Gin é o uso de lúpulo na composição. "A cerveja está no nosso DNA e queríamos que nossos destilados tivessem insumos cervejeiros."

E os motivos para a Backer brindar em 2018 não ficaram por aí. A marca criou a Belorizontina, em comemoração aos 120 anos da capital, que virou um dos seus maiores cases de sucesso. Para se ter uma ideia, só esse rótulo foi o principal responsável pelo crescimento de quase 25% da empresa nos últimos 365 dias. "Por ser muito refrescante, a Belorizontina acabou conquistando um público que ainda não tinha se interessado por cerveja artesanal."

Para receber os novos membros da família, o Templo Cervejeiro Backer passou por uma reforma e tanto, onde foram instaladas uma destilaria e uma uisqueria. O espaço, localizado no bairro Olhos D’Água, ainda recebeu oito novos tanques, o que fez o parque cervejeiro crescer cerca de 15%. Atualmente, são produzidos ali 800 mil litros por mês, divididos em 25 rótulos. Para isso, a Backer investiu 4 milhões de reais.

Depois de 20 anos apostando na produção artesanal, a Backer continua surpreendendo e se aproximando das novas gerações. Se a ioga trouxe sabedoria para atravessar tempos difíceis, também ensinou Paula a aproveitar ao máximo o tempo da colheita. E para ela, uma mulher que acorda com sol, o que não falta é luz para buscar o novo.

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