Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Saiba quais são as causas e os tratamentos do bruxismo

O transtorno, que acomete bilhões de pessoas no mundo, afeta principalmente os dentes


postado em 19/07/2019 00:14 / atualizado em 23/07/2019 15:22

O dentista Adriano Rafael Santos e o bancário Matheus Macedo: o bruxismo estava tão intenso que Matheus rachou a placa com os dentes(foto: Pádua de Carvalho/Encontro)
O dentista Adriano Rafael Santos e o bancário Matheus Macedo: o bruxismo estava tão intenso que Matheus rachou a placa com os dentes (foto: Pádua de Carvalho/Encontro)
O bancário Matheus Alves de Macedo sai por volta das 8 da manhã e muitas vezes só chega depois das 23h. Ele trabalha oito horas por dia e faz um curso de MBA à noite. Em sua rotina atribulada, não sobra muito tempo para outras atividades, como a prática de exercícios físicos. "Estou precisando, mas não tenho horário", diz. Há um ano, ele descobriu ter bruxismo. Foi sua noiva quem deu o alerta, por causa do ranger dos dentes durante a noite. E Matheus não é o único a sofrer com o problema. Aliás, longe disso. Caracterizado pelo hábito de apertar muito os dentes, o bruxismo acomete bilhões de pessoas em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30% da população tem essa condição. No Brasil, esse número pode chegar a 40%.

O stress e a ansiedade estão entre suas principais causas. Eles levam o sistema nervoso a acionar uma atividade intensa involuntária (à noite ou durante o dia) dos músculos mastigatórios, ocasionado o ranger dos dentes. "É uma forma de extravasar a tensão", afirma Adriano Rafael Oliveira Santos, cirurgião dentista e técnico em prótese. Alguns estudos ainda relatam a predisposição genética como um dos fatores de risco. O bruxismo faz com que os dentes fiquem doloridos e, na maioria das vezes, desgastados. Se não tratado, pode destruir o tecido da gengiva e levar a problemas como a síndrome da articulação temporomandibular (ATM), a conexão entre a mandíbula e o osso temporal. "Além disso, pode afetar a mastigação, a estética facial e a fonética", explica Adriano.

A aplicação de botox no músculo da mastigação foi a opção adotada pela dentista Riane no tratamento da fisioterapeuta Patrícia Bonetti: a indicação veio depois da placa quebrada(foto: Violeta Andrada/Encontro)
A aplicação de botox no músculo da mastigação foi a opção adotada pela dentista Riane no tratamento da fisioterapeuta Patrícia Bonetti: a indicação veio depois da placa quebrada (foto: Violeta Andrada/Encontro)
O tratamento costuma envolver não só dentistas, mas também profissionais como psicólogos e fisioterapeutas. O problema atinge homens e mulheres e costuma ter maior incidência em adultos, mais propícios ao estresse e a ter dentes desalinhados. Pode ocorrer ainda em crianças que costumam sofrer dores de ouvido. Buscar controlar os fatores que desencadeiam o bruxismo é essencial. "É importante controlar o estresse e mudar o estilo de vida, para conduzir a melhora do quadro clínico", afirma Adriano. O uso de uma placa feita sob medida pelo dentista e ajustada aos dentes superiores, impede o impacto com os inferiores durante a noite.

O ranger dos dentes pode acontecer durante o dia ou à noite. "Mas, o período em que mais acontece é o da noite e costuma estar relacionado ao estresse que o paciente sofreu durante o dia ou a problemas na mordida", diz Adriano. Nesses casos, ele recomenda fazer uma espécie de "higiene do sono", respeitando a hora certa para dormir e acordar, com técnicas de relaxamento para obter o real descanso físico e mental.

Para tratar do problema, Matheus Macedo consultou Adriano e passou a usar a placa dentária. "Meu bruxismo estava tão intenso que rachei a placa com a mordida", diz o bancário. Foi providenciada outra, mais reforçada, que ajuda a aliviar a tensão na região maxilar. Ele conta que o ranger dos dentes continua, mas não mais todos os dias. "Quando estou mais estressado ou consumo bebida alcoólica fica mais forte", diz. Assim como a prática de atividade física, ele sabe que um acompanhamento psicológico ajudaria no tratamento, mas sua rotina corrida não permite.

O avanço nos tratamentos da fisioterapeuta Juliana Torres aconteceu depois que passou a aplicar as técnicas terapêuticas de programação neurolinguística:
O avanço nos tratamentos da fisioterapeuta Juliana Torres aconteceu depois que passou a aplicar as técnicas terapêuticas de programação neurolinguística: "O melhor remédio é caseiro: a paz e harmonia no lar" (foto: Violeta Andrada/Encontro)
No consultório da dentista Riane de Aguiar Paiva, especializada em estética dental e harmonização orofacial, mais da metade dos pacientes têm bruxismo. "Mas muitos não sabem nem percebem", afirma. O problema, diz, vem crescendo em função da rotina acelerada da população. A aplicação da toxina botulínica (botox) também é usada no tratamento do bruxismo. Essa foi a opção que a dentista Riane fez no tratamento da fisioterapeuta Patrícia Bonetti, que aplicou botox no masseter, o músculo que faz a mastigação. Ela teve o bruxismo diagnosticado há oito meses, quando começou a acordar com dores de cabeça e depois também nas bochechas. Inicialmente, uma placa foi indicada, mas ela quebrou. "Estou satisfeita com o botox, os sintomas melhoraram", diz Patrícia.

O diagnóstico do bruxismo é clínico, e não através de exame, explica Juliana Torres, fisioterapeuta e especialista em ATM (articulação temporomandibular). O padrão ouro para o tratamento do bruxismo, diz, é o restabelecimento da saúde dos músculos da mastigação, que são o maior problema no quadro. É a chamada propriocepção, a comunicação entre o cérebro e os músculos. "A terapia manual recupera  essa comunicação e ajuda o tecido muscular a se restabelecer", diz Juliana. Ela é defensora voraz do combate à causa do problema, que é o adoecimento muscular relacionado ao estresse emocional. "O suporte emocional é de muita importância", diz. O avanço nos seus tratamentos se deu depois que passou a aplicar as técnicas terapêuticas de programação neurolinguística. "O melhor remédio é caseiro: a paz e a harmonia no lar", afirma Juliana. Se a qualidade de vida é primordial no combate de muitas doenças, no caso do bruxismo ela é a chave da cura.

Como detectar o bruxismo

  • Contrações rítmicas dos músculos da mandíbula

  • Som dos dentes rangendo à noite, a ponto de incomodar o sono de outras pessoas que estiverem no mesmo ambiente

  • Músculo da mandíbula dolorido, dor na face, cabeça e pescoço

  • Dentes desgastados, restaurações quebradas e gengiva machucada

  • Trincas dentárias diagnosticadas por radiografias

  • Inchaço na mandíbula inferior devido ao apertar dos dentes

Causas do Bruxismo

  • Estresse e ansiedade

  • Dentes desalinhados que comprometem o encaixe e o fechamento da boca

  • Distúrbios do sono, como a apneia

  • Refluxos gástricos

  • Dores de ouvido (mais comum em crianças), já que a articulação temporomandibular está muito próxima aos ouvidos e pode ser uma resposta ao estímulo doloroso, numa tentativa de melhorar a dor

  • Medicamentos psiquiátricos administrados em doses inadequadas
 
Tratamentos contra o bruxismo

  • Uso de placa ajustada aos dentes superiores, impedindo o impacto com os inferiores durante a noite

  • Buscar meios de relaxamento, seja ouvindo música, lendo livros ou realizando terapias que ajudem a controlar situações estressantes

  • Terapia psicológica profissional

  • Fisioterapia

  • Medicamentos como relaxantes musculares, analgésicos, ansiolíticos, antidepressivos

  • Massagens

  • Aplicação de toxina botulínica (botox)

  • Uso de placa oclusal ou estabilizadora, confeccionada em acrílico, para oferecer estabilidade ortopédica

Dicas caseiras para aliviar os sintomas do bruxismo

  • Banho relaxante antes de ir para a cama

  • Aplicar em ambos os lados da face uma toalha com água morna, para relaxar os músculos da mandíbula antes de dormir

  • Técnicas de relaxamento e meditação

  • Evitar o uso de celulares no momento que antecede o sono

  • Não beber café ou qualquer bebida estimulante, como energético e chá preto, durante a noite

*Leia também na edição impressa (nº 217) de Encontro

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade