Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Saiba quais são as principais corridas em BH até o final do ano

Encontro Delas está no calendário e com novo percurso, no entorno do Diamond Mall


postado em 19/08/2019 15:19 / atualizado em 26/08/2019 17:09

Interessadas em manter a boa forma, as modelos Gabriela Rocha, Krishna Candra e Maranna Albuquerque já se preparam para suar a camisa na Encontro Delas: corrida da mulher mineira(foto: Violeta Andrada/Encontro)
Interessadas em manter a boa forma, as modelos Gabriela Rocha, Krishna Candra e Maranna Albuquerque já se preparam para suar a camisa na Encontro Delas: corrida da mulher mineira (foto: Violeta Andrada/Encontro)
O que hoje se transformou em um esporte prazeroso nasceu da necessidade de sobrevivência. Na pré-história, correr era a única forma que os humanos tinham para fugir de seus predadores. E "pernas pra que te quero". A expressão popular faz jus a seu significado. Afinal, ninguém em sã consciência fica parado diante do perigo. Milênios depois, movidos por muita adrenalina, atletas amadores e profissionais de todo o mundo continuam correndo - não mais de ameaças reais, mas pelo desafio de vencer distâncias cada vez maiores ou em tempos cada vez menores. Descobriu-se, então, que a corrida é um barato que vicia e faz muito bem.

Não por acaso, histórias como a do velocista jamaicano Usain Bolt, tricampeão olímpico nos 100 e 200 metros, e do maratonista queniano Eliud Kipchoge, atual campeão olímpico e mundial, provocam espanto e admiração. Causa comoção também sagas de aventureiros como o veterinário inglês Robert Pope. Em 2016, quando tinha 38 anos, decidiu fazer algo inusitado: refazer a trajetória de Forrest Gump, personagem interpretado no cinema por Tom Hanks que percorreu, a pé, os Estados Unidos diariamente por três anos, dois meses, 14 dias e 16 horas. Coisa de doido? Pesquisas apontam que não necessariamente. A compulsão por exercícios pode ser atribuída a diversos fatores, entre eles a sensação de prazer e bem-estar liberada pelo hormônio da endorfina, associado ao alívio das dores  causado pela endromina.

Em Belo Horizonte, a tradição das corridas de rua já faz parte do calendário esportivo da cidade. A Volta Internacional da Pampulha teve sua primeira edição em 1999 com "apenas" 2,5 mil participantes. Em dezembro do ano passado, contou com 14 mil atletas do Brasil e do exterior, que encararam o percurso de 18 km ao redor da lagoa. Apesar de alguns críticos afirmarem que a cidade não apresenta o relevo mais propício à prática do esporte,  não faltam provas para instigar os competidores. Até o final do ano serão ao menos 20 corridas. Há fins de semana com mais de uma prova ocorrendo quase simultaneamente.

Em apenas um ano e meio o estudante Pedro Baccarini perdeu 50 quilos. Na luta contra o sedentarismo descobriu a corrida:
Em apenas um ano e meio o estudante Pedro Baccarini perdeu 50 quilos. Na luta contra o sedentarismo descobriu a corrida: "Precisei mudar primeiro a minha mentalidade para depois o meu corpo" (foto: Samuel Gê/Encontro)
Entre as corridas por vir está a charmosa Encontro Delas, que em sua 20ª edição inaugura novo percurso, nos arredores do DiamondMall. Isso tudo sem falar nas ruas, praças e parques da capital, onde é comum encontrar grupos de pessoas em treinamento. Tem corridas para todos os gostos e estilos. "O que não tem é desculpa para não participar", diz o empresário Bruno Khouri, responsável pela TBH Esportes, que organiza algumas das principais provas da capital. Para muitos, a corrida não é apenas um esporte. É um estilo de vida. Um dos lemas dos praticantes é: "Não corra pela chegada. Corra pela jornada". A sensação de liberdade e superação de limites é unânime. E motivante. Pelo menos é o que relatam nossos entrevistados.

O olhar do estudante Pedro Baccarini, de 23 anos, é de confiança e dever cumprido. E não é para menos: em um ano e meio ele perdeu 50 quilos e tirou outros tantos da consciência. O excesso de peso não prejudicava apenas seu corpo, tornando-o uma porta escancarada para o surgimento de doenças, como hipertensão, infarto,  derrame, diabetes e insuficiência renal. Machucava a alma. No auge de seus mais de 120 quilos, distribuídos em 1,83 m de altura, o preconceito velado, não dito, falava mais alto que qualquer palavra. "Fingimos não ver os olhares de discriminação, pois assim fica mais fácil viver", diz. "Mas eles sempre existem."

Para correr do sedentarismo e da alimentação exagerada, Pedro venceu primeiro a si mesmo. Não bastava apenas o incentivo de amigos e familiares. "Foi uma decisão que tive de tomar sozinho. Precisei mudar primeiro a minha mentalidade, para depois transformar meu corpo." O processo de mudança se deu com a ajuda de um nutricionista, treinamentos constantes realizados com um personal trainer e a prática de corrida. A princípio, com o objetivo estrito de perder peso. Depois pelo gosto de praticar atividade física. E, por fim, pela satisfação de se sentir cada dia mais capaz. Junto com a volta da disposição física, veio também a conquista da autoestima. "Eu devia isso a mim mesmo." Sua primeira prova de corrida foi em novembro de 2018, no Circuito das Estações, realizado em nove cidades brasileiras, entre elas Belo Horizonte. Para quem não tinha condicionamento nem para uma caminhada, correr 10 km foi, de fato, uma grande vitória.

A empresária Lígia Lapertosa tem convicção do que a corrida representa em sua vida:
A empresária Lígia Lapertosa tem convicção do que a corrida representa em sua vida: "Para mim, é viciante. Um momento só meu. É quando me encontro e me desafio" (foto: Samuel Gê/Encontro)
Na visão da nutricionista Larissa Miranda, quem pratica corrida tem de pensar na alimentação como um todo e não cair no erro de focar apenas no pré e no pós-treino. Refeições balanceadas, desde o café da manhã ao jantar, são a garantia de nutrientes básicos como carboidrato, proteína e gordura, e de micronutrientes, ou seja, vitaminas e minerais. "São alimentos reguladores que ajudam a combater os radicais livres, ainda mais para aqueles que praticam atividade física de alta intensidade", diz. Outro ponto crucial é a hidratação. Não adianta ter uma dieta saudável e não beber água. "A desidratação provoca a desnaturação das proteínas, cãibras e descontrole metabólico." Segundo Larissa, o ideal é beber de dois a três litros de água ao longo do dia, para estar  hidratado no momento do treino.

A chegada da era fitness levantou o conceito da boa forma, aliando o condicionamento físico ao bem-estar mental. Em contrapartida, a preocupação com a aparência se tornou algo angustiante. A busca pela perfeição aumentou a frustação entre pessoas reais que procuram resultados possíveis e não seguir padrões de beleza. Constatou-se que o índice de desistência nas academias é alto e que o ponteiro da balança incomoda, mas não o suficiente para manter a motivação. Os especialistas observaram, então, que o ideal é mesclar atividades para fugir do tédio e obter melhores resultados. Dessa forma, tanto a musculação, necessária para fortalecer os músculos e modelar o corpo, quanto as atividades aeróbicas, devem ser feitas em conjunto. Caminhar, correr, nadar e pedalar são maneiras agradáveis de praticar essas atividades. Além da sensação de bem-estar, a prática melhora o condicionamento físico, a capacidade cardiorrespiratória e a resistência do organismo. "A musculação é muito importante para os corredores. Além da prevenção de lesões, gera uma economia de corrida, ou seja, o atleta gasta menos energia para fazer a mesma velocidade", explica Níkolas Chaves Nascimento, da NÍK Treinamento Esportivo. Seguir as planilhas indicadas por um profissional, diz ele, intercalando treinos comuns, de choque e regenerativos, é fundamental tanto para alcançar as metas sem exagerar na dose quanto para dar continuidade às atividades a médio e longo prazo.

Calçar tênis nos pés e sair por aí se tornou uma válvula de escape para milhões de pessoas. A praticidade e o baixo custo tornaram o esporte acessível e democrático. O número de corredores cresce, assim como as provas de rua que, segundo a Associação de Corredores Corpore, movimentam o setor de turismo esportivo e a economia do país. Estima-se que no Brasil as corridas de rua faturem 3,1 bilhões de reais, em um cenário com 4 milhões de corredores de rua. Em média, um evento para 5 mil pessoas chega a girar até 1 milhão de reais. O esportista brasileiro investe no que gosta, viajando cada vez mais para participar de provas em outros lugares. Fomenta, assim, o setor de agências e operadoras de turismo. Só na Encontro Delas a organização estima que 30% das 2 mil corredoras venham de fora da capital.

O empresário Lucas Fonda pratica esporte com a mulher, Lia Maia, e os filhos Sofia e Ian:
O empresário Lucas Fonda pratica esporte com a mulher, Lia Maia, e os filhos Sofia e Ian: "Eles adoram" (foto: Violeta Andrada/Encontro)
O empresário Lucas Fonda, de 37 anos, também foi contaminado pelo barato da corrida. A culpa, segundo ele, foi da mulher, a contadora Lia Maia, da mesma idade. Nos tempos de namoro, sua preferência era o montain bike. Mas, Lia fez com que ele ampliasse tanto os horizontes que, anos depois, tornou-se organizador da corrida Iron Runner, que já vai para sua quinta edição, sempre com circuito dentro do Instituto Inhotim, em Brumadinho (MG). "Já participei de várias outras provas em BH e cada vez mais percebo o quanto a corrida ganha seguidores por aqui", diz. Seguindo a crença de que família que pratica esporte unida, segue unida, Lucas e a mulher levam os filhos para acompanhá-los. O pequeno Ian, de 3 anos, já mostra o seu talento na bike e Ana Sofia, de 7, adora correr. Tanto que já ganhou algumas provas na categoria mirim.

Outro que não faz corpo mole é o empresário Cássio Diniz, de 39 anos. Recordista em medalhas - ao todo são 150 -, conquistadas literalmente com muito suor, ele uniu o útil ao agradável. Juntou o gosto pela corrida com a necessidade de perder peso e um jeitinho de ganhar dinheiro. Dono da marca Longão, fabricante de camisas de corrida, e criador do site CorreBH, há anos ele se joga na pista. "Comecei a correr no dia do meu aniversário de 29 anos. Na época, eu estava bem acima do meu peso, com 80 quilos", conta. Hoje, orgulha-se de já estar chegando aos 40 anos em boa forma e com muito mais disposição.

As corridas de rua são um nicho de mercado também aproveitado pelas assessorias esportivas. Entre elas a HF Treinamento Esportivo, do professor de educação física Heleno Fortes. Para ele, o primeiro passo para começar a correr é ter certeza se gosta ou não do esporte. "A corrida deve ser prazerosa e não um sacrifício", diz. Certo da escolha, é essencial reservar tempo para se dedicar aos treinos, estabelecendo metas a curto, médio e longo prazo.

A Iron Runner: dentro do Inhotim, em Brumadinho, ela passa por natureza e obras de arte(foto: Iron Runner/Divulgação)
A Iron Runner: dentro do Inhotim, em Brumadinho, ela passa por natureza e obras de arte (foto: Iron Runner/Divulgação)
Nas competições, as corridas se dividem em provas de velocidade e de resistência. Nas primeiras ocorre a chamada explosão, quando o atleta percorre uma curta distância no menor tempo possível. Na segunda, a resistência física dos atletas é testada, com provas de média e longa distância. Diz a lenda que a mais famosa das corridas ocorreu no ano de 490 a.C. na Grécia. Na ocasião, um soldado foi incumbido de correr todo o Vale de Maratona até Atenas, cerca de 40 km, a pé, para dar uma boa-nova: os gregos haviam vencido a batalha contra os persas e suas famílias estavam a salvo. Lenda? O fato é que na primeira Olimpíada da era moderna, em 1896, Pheidippides foi homenageado com a criação da prova da Maratona, ainda com percurso de 40 km. O trajeto atual é de 42,195 km. No Brasil, a prova mais importante é a Corrida Internacional de São Silvestre. Disputada desde 1924, a corrida de rua é realizada anualmente na cidade de São Paulo, no dia 31 dezembro, com percurso atual de 15 km.

Adepta do esporte desde os 14 anos, a empresária Lígia Lapertosa, de 25, tem convicção do que a corrida representa em sua vida. Determinada, ela já encarou uma maratona e algumas meias maratonas. "Para mim, é viciante. Corro no mínimo três vezes por semana e sinto que é um momento só meu, quando me encontro e me desafio", diz. O fisioterapeuta Rodrigo Fadell lembra que, apesar dos benefícios do esporte, é preciso ter cuidado ao praticá-lo. Especialmente, os iniciantes. Muitas vezes, o começo de um corredor resulta em dores musculares, alguns pequenos incômodos e até graves lesões, o que interfere diretamente em seu desempenho. "Os cuidados preventivos vão desde uma avaliação fisioterápica para avaliar força, flexibilidade e mobilidade, a avaliação cinemática dos movimentos (filmagem) e a forma como o pé toca o solo (baropodometria)", diz ele. A partir daí, é possível sugerir trabalhos específicos dentro das necessidades de cada um. Seja para atletas amadores ou profissionais, a dica é uma só: bom senso. Todo vício pode levar a excessos.

Encontro Delas tem novo percurso e mais atrações

Clique na imagem para ampliar(foto: Departamento de Arte/Encontro)
Clique na imagem para ampliar (foto: Departamento de Arte/Encontro)
Em Belo Horizonte uma programação que não pode faltar do calendário das mulheres adeptas de esportes é a Corrida Encontro Delas. Desde seu lançamento, em 2010, atletas da capital e também do interior mineiro, prestigiam a prova. Quem participou, quer voltar. E quem está fora, quer entrar. Não por acaso, o evento chega à 20ª edição e, nos dias 14 e 15 de setembro, traz novidades. O circuito que era realizado na orla da Lagoa Seca, no bairro Belvedere, nesta edição será transferido para as imediações do DiamondMall. A concentração da corrida e a largada acontecerão na rua Bernardo Guimarães, entre a rua Rio Grande do Sul e a avenida Olegário Maciel. Os percursos que eram de 5 e 10 km também foram alterados. Agora serão de 4 e 8 km. De acordo com a organização, no sábado, a realização do Day Care, no estacionamento do shopping, permitirá uma estrutura mais ampla e confortável. "Esta parceria veio para proporcionar uma nova experiência às participantes", diz Nicole Fisher, gerente de marketing da Revista Encontro.

Interessadas em manter a boa forma, modelos da Agência Doze já se preparam para suar a camisa. A estudante Gabriela Rocha, de 26 anos natural de BH, pratica spinning e musculação, mas confessa que nunca participou de uma prova dessas. "Acredito que a Encontro Delas seja uma boa oportunidade para começar. Estou ansiosa", diz. Em seu dia a dia, sempre que possível, adota medidas saudáveis, como trocar o elevador por escadas e o carro por caminhadas. Direto da pequena cidade de Luz, localizada no interior de Minas, a estudante Krishna Candra, de 29 anos, veio tentar carreira na capital. Em busca de melhor condicionamento físico e de um sono mais tranquilo, passou a praticar musculação e kick boxing. Agora se prepara para mais um desafio: "Correr vai ser uma novidade. Quem sabe até um novo esporte para eu praticar", diz. Já Maranna Albuquerque Bispo, de 27 anos, que além de modelo trabalha na área de marketing em BH, gosta mesmo é da adrenalina do muay thai. Natural de Montes Claros, ela sempre praticou musculação para garantir a boa forma. Outra atividade que a atrai é a corrida, tanto que já se prepara para participar pela terceira vez da Encontro Delas. "É, sem dúvida, a corrida da mulher mineira."

Confira a programação da Encontro Delas

Local: DiamondMall (Estacionamento G4)
Percurso: 4 km e 8 km
Dia 14/09 (sábado): Retirada do Kit Atleta (9h às 16h) e Day Care
Dia 15/09 (domingo): Corrida (concentração a partir das 7h30 e largada às 8h30)

A concentração da corrida e a largada acontecem na rua Bernardo Guimarães (entre rua Rio Grande do Sul e avenida Olegário Maciel)

As principais corridas da Grande BH em 2019

25/08 - Corrida do Galo
01/09 - Desafio Mangabeiras de Trail Run Etapa Corumi
01/09 - Corrida da Polícia Rodoviária Federal
01/09 - Circuito das Estações Primavera
07/09 - 2ª Edição Run & Burn
13/09 - Circuito Despertar 3ª etapa
15/09 - Encontro Delas
15/09 - Color Race Brasil
15/09 - Santander Track & Field Run BH Airport
22/09 - Corrida da Itatiaia
29/09 - Santander Track & Field Run Series Minas Shopping
06/10 - 8ª Corrida do Cruzeiro
13/10 - 2ª Corrida ViaShopping
13/10 - Santander Track & Field Run Series BH Shopping
19/10 - 6ª Corrida e Caminhada Ciências Médicas-MG
27/10 - Circuito Mundial Etapa Grécia
02/11 - Neon Night Run
24/11 - Circuito das Estações Verão
08/12 - XXI Volta Internacional da Pampulha
15/12 - Meia Maratona da Virada

*Leia também na edição impressa (nº 218) da Encontro

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade