
De odiados a idolatrados, os felinos passaram a concorrer de perto com os cães, garantindo seu espaço nos lares brasileiros e fazendo sucesso nas redes sociais. De acordo com números levantados pelo IBGE e atualizados pelo Instituto Pet Brasil, em 2018 foram contabilizados 54,2 milhões de cachorros e 23,9 milhões de gatos. A estimativa é de que, em todo o mundo, existam 800 milhões de cães e 600 milhões de bichanos. A humanidade descobriu, enfim, que gato não foi feito apenas para caçar rato, que não traz má sorte e é capaz de interagir com o ser humano.

Mas não se iluda quanto à obediência. Pesquisa realizada na Universidade de Tóquio constatou que, apesar de distinguirem a voz do tutor em meio a várias outras, os gatos não acatam ordens. Fazem mesmo o que querem. A gatinha Cherie que o diga. Vira-lata de 8 anos, adora correr pela casa atrás de bolinhas e não perde a chance de roubar um petisco. Sua companheira Amelie, vira-lata de 4 anos, gosta mesmo é de sombra e água fresca. "É nítida a diferença de temperamento, ao mesmo tempo em que cada uma é especial em sua maneira de ser", diz a veterinária Júlia Pessoa Barbosa Oliveira, de 27 anos.
Metódicos e cheios de mania, os bichanos precisam de caixas de areia sempre limpas, para fazer suas necessidades. Ronronam alto quando relaxam ou querem dormir. Adoram abrir portas e janelas, assim como se esfregar nas pernas do dono. Sem falar nas vezes em que aparecem com alguma presa morta, fazendo jus ao instinto caçador. As almofadinhas das patinhas são munidas de receptores que os ajudam a caçar e a vibração dos bigodes gera um radar de curto alcance. Outro de seus superpoderes é a audição, tão potente que escutam frequências sonoras indetectáveis ao ouvido humano. O olfato é hiperdesenvolvido, capaz de identificar cheiros a grande distância. E o paladar, 100% carnívoro, dispensa vegetais. Há quem diga que eles são nossos protetores no mundo energético, filtrando e transmutando a energia negativa do ambiente. Superstição ou não, o fato é que em se tratando de gatos ainda existe muito mistério a ser revelado.