Publicidade

Estado de Minas DIVERSÃO

Novo complexo gastronômico de BH une skate, gastronomia e arte

LayBack Park foi idealizado pelo empresário e skatista Pepe Laporte, bi-campeão sul-americano de downhill


postado em 22/11/2019 14:24 / atualizado em 26/11/2019 16:34

A área dos restaurantes (próxima foto) e a pista (acima): boa gastronomia e o mundo radical do skate em um mesmo ambiente(foto: Jorge Pereira/Divulgação)
A área dos restaurantes (próxima foto) e a pista (acima): boa gastronomia e o mundo radical do skate em um mesmo ambiente (foto: Jorge Pereira/Divulgação)
A alameda Oscar Niemeyer, antiga Seis Pistas, em Nova Lima, acabou de ganhar um novo morador ilustre. É o LayBack Park BH, estabelecimento que surge com a ideia de unir boa gastronomia e o mundo radical do skate em um mesmo ambiente. "Queremos que aqui seja um espaço onde as pessoas possam se divertir, encontra e expor sua personalidade, seja através da arte seja música ou do esporte", diz o skatista e empresário Pepe Laporte, responsável por trazer o complexo à capital mineira. O bicampeão sul-americano de downhill skate (modalidade que consiste em descer ladeiras em alta velocidade) ajudou a trazer o projeto para a capital mineira. Dentro do complexo gastronômico, os clientes encontram restaurantes, bares, loja de roupa e estúdio de tatuagem, montados em contêineres descolados. Já nos fundos fica a pista de skate, preparada para receber os visitantes mais radicais.

A ideia de unir skate e gastronomia no mesmo espaço começou em Florianópolis, por meio de uma parceria entre pai e filho. O co-fundador André Barros, pai do skatista Pedro Barros - oito vezes campeão mundial de skate park - diz que a ideia nasceu na década de 1990, ao ver como a pista de skate conseguia reunir famílias no seu entorno. "Quem não estava andando ficava batendo papo, comendo um churrasco ou tomando uma cerveja", diz. O primeiro LayBack Park foi aberto no ano passado em Florianópolis. Além de BH, há unidades em Brasília e São Paulo.

(foto: Jorge Pereira/Divulgação)
(foto: Jorge Pereira/Divulgação)
No que depender do Cortiça, aqui em BH, as manobras complicadas vão ficar restritas apenas à pista de skate. O bar de vinhos tem o objetivo de descomplicar todo o ritual que envolve a bebida. Palavras rebuscadas, rituais desnecessários e formalidades não têm vez no balcão. "Antes, os vinhos só poderiam ser degustados em ocasiões e lugares especiais. Era um luxo", diz a sommelière Paula Bernardes, uma das fundadoras do Cortiça. "Nós vamos na contramão da gurmetização. Acreditamos que você pode aproveitar a sua taça em qualquer ambiente". Não é à toa que o lema do bar é: meu vinho, minhas regras. Apesar de ter sido criada por três amigas de Belo Horizonte, a primeira unidade do Cortiça foi aberta em Florianópolis no ano passado, junto com o LayBack Park de lá. "A Bárbara Andrade cuida do financeiro, a Paola Paz, do marketing, e eu, do vinho", diz Paula. São mais de 20 opções de uvas na carta. A casa também conta com um rodízio de vinhos. Por 85 reais, o cliente pode tomar quantas taças quiser de um cardápio especial, que tem entre 10 e 15 rótulos de tintos, rosés, espumantes e brancos.

Para quem quer tomar uma cerveja, o LayBack Park um rótulo próprio, o LayBack Beer. Criada em 2013, por André e Pedro Barros, a marca tem parte de sua renda revertida para o incentivo da prática do skate, patrocinando e formando atletas. A primeira leva foi um sucesso. Todo o estoque, que demorou três meses para ser produzido, foi vendido em apenas três dias. Hoje, a LayBack Beer possui três rótulos para região Sudeste e produz mais de 40 mil litros por mês. A fabricação no sudeste é feita em parceria com a Backer.

As sócias do Cortiça, Paola Paz (atrás do balcão) e Paula Bernardes:
As sócias do Cortiça, Paola Paz (atrás do balcão) e Paula Bernardes: "Antes, os vinhos só poderiam ser degustados em ocasiões e lugares especiais. Era um luxo. Nós vamos na contramão da gurmetização", diz Paula (foto: Violeta Andrada/Encontro)
Assim como o Cortiça, o bar do LayBack não vende comidas e petiscos. Para matar a fome é preciso escolher uma mesa e esperar ser atendido pelos garçons de um dos cinco restaurantes do espaço. Dá para pedir a entrada em um, o prato principal em outro e a sobremesa em um terceiro, por exemplo. A culinária fusion do Rokkon combina bem com esse espírito. "Temos pratos trufados, mix de cogumelos e sushi premium", diz o sócio Mauro Sallum. "Estamos sempre pesquisando para ficarmos alinhados com as tendências do mercado." Para quem se anima mais com o paladar da culinária argentina ou italiana, uma boa pedida é o Pizza Sur, com suas empanadas e pizzas. Quer ficar com a gastronomia mineira mesmo? A Mercearia 130 é famosa por seu "picolé mineiro", uma porção generosa de torresmo de costela, assada no forno durante quatro horas. "É nosso carro-chefe", diz Marcos Lucchese, um dos sócios da casa. Para acompanhar, cai bem uma dose de cachaça.

O skatista e empresário Pepe Laporte:
O skatista e empresário Pepe Laporte: "Queremos que aqui seja um espaço onde as pessoas possam se divertir, e se encontrar e expor sua personalidade, seja através da arte, seja música ou do esporte" (foto: Violeta Andrada/Encontro)
O LayBack Park traz uma novidade: o The Cut, que vende sanduíches de kebab (aquele espeto de churrasco vertical que fica assando por horas). A preparação começa bem antes de acender o fogo. "Costumo deixar as carnes de boi e frango marinando por pelo menos seis horas", diz o chef Lucas Resende. Já quem prefere algo mais tradicional pode optar pelo cardápio do Savá. O pub da Savassi levou para o centro gastronômico seus búrgueres e sanduíches de salsicha, linguiça ou frango.

O skatista Pepe Laporte arrisca dizer que o LayBack será importante para o legado do esporte em BH. "Mais para a frente, nossa ideia é criar uma escolinha, formando atletas e inserindo pessoas na modalidade", diz. "Queremos mostrar para as crianças que elas podem trabalhar e viver de skate. Quem sabe o próximo Pedro Barros não sai de Belo Horizonte?". Para quem precisa de um incentivo, em 2020, a pista do LayBack Park BH será o palco de uma das etapas do Campeonato Brasileiro de Skate. Vêm manobras bem radicais por aí.

Leia também na edição impressa nº 221 da revista Encontro 

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade