
A ideia de unir skate e gastronomia no mesmo espaço começou em Florianópolis, por meio de uma parceria entre pai e filho. O co-fundador André Barros, pai do skatista Pedro Barros - oito vezes campeão mundial de skate park - diz que a ideia nasceu na década de 1990, ao ver como a pista de skate conseguia reunir famílias no seu entorno. "Quem não estava andando ficava batendo papo, comendo um churrasco ou tomando uma cerveja", diz. O primeiro LayBack Park foi aberto no ano passado em Florianópolis. Além de BH, há unidades em Brasília e São Paulo.

Para quem quer tomar uma cerveja, o LayBack Park um rótulo próprio, o LayBack Beer. Criada em 2013, por André e Pedro Barros, a marca tem parte de sua renda revertida para o incentivo da prática do skate, patrocinando e formando atletas. A primeira leva foi um sucesso. Todo o estoque, que demorou três meses para ser produzido, foi vendido em apenas três dias. Hoje, a LayBack Beer possui três rótulos para região Sudeste e produz mais de 40 mil litros por mês. A fabricação no sudeste é feita em parceria com a Backer.
O skatista Pepe Laporte arrisca dizer que o LayBack será importante para o legado do esporte em BH. "Mais para a frente, nossa ideia é criar uma escolinha, formando atletas e inserindo pessoas na modalidade", diz. "Queremos mostrar para as crianças que elas podem trabalhar e viver de skate. Quem sabe o próximo Pedro Barros não sai de Belo Horizonte?". Para quem precisa de um incentivo, em 2020, a pista do LayBack Park BH será o palco de uma das etapas do Campeonato Brasileiro de Skate. Vêm manobras bem radicais por aí.
Leia também na edição impressa nº 221 da revista Encontro