postado em 16/12/2019 16:41 / atualizado em 19/12/2019 14:56
(foto: Bruno Solano/Divulgação; Verdemar/Divulgação; Du Pain/Divulgação; O Granulado/Divulgação;Victor Schwaner/Divulgação e Debora Gabrich/Divulgação)
Farinha, água, ovos, fermento, manteiga, baunilha, açúcar, frutas cristalizadas, uva passas e uma pitada de sal. Essa é a receita original do panetone. Nascido em Milão, na Itália, o "pão" virou sinônimo de Natal por aqui. Mas, como bons brasileiros que são, os chefs de padarias, docerias e chocolaterias de Belo Horizonte deram uma "incrementada" na ricette. Além de serem produzidos 100% artesanalmente, ingredientes como chocolate, creme de avelã, creme de leite Ninho, brigadeiro, maracujá, pistache, sorvete e até sabores salgados foram adicionados. A seguir, conheça algumas dessas criações, que podem levar até três dias para serem feitas. Hummmmm!
Fany Bombons
(foto: Bruno Solano/Divulgação)
A chocolateria só começa a vender seus panetones no fim da primeira semana de dezembro. "São todos artesanais e, consequentemente, mais perecíveis", explica Ana Luiza Kierulff, supervisora das três unidades da marca (shopping Ponteio, Sion e Pátio Savassi). Estão nas vitrines o panetone de brigadeiro, coberto com chocolate ao leite e raspas de chocolate; o de Nutella, com creme de Nutella e coberto com avelãs torradas; e o "crocante de especiarias", recheado com ganache de chocolate e canela, cravos e amêndoas. Em cima, pralinê e outras especiarias. "Bem com cara de Natal", diz Ana Luiza.
Verdemar
(foto: Verdemar/Divulgação)
O catálogo do Verdemar é extenso. Além dos tradicionais panetone e chocotone, o supermercado produz 14 outros sabores. Este ano, a grande novidade é o panetone de pão de mel, feito com massa de chocolate e especiarias, recheio de doce de leite e banhado no chocolate. Outro destaque é o panetone com levito naturale (levedo natural italiano). Na linha de trufados, os recheios são: brigadeiro, maracujá, dueto (chocolate preto e branco) e chocolate preto. Para os "naturebas" e "fits", há o integral e o light. E quem disse que panetone tem de ser doce? No supermercado, são vendidos quatro sabores salgados: cebola caramelizada com queijo gruyère, bacalhau, carne seca com queijo minas e presunto com provolone.
Du Pain
(foto: Du Pain/Divulgação)
Os panetones da Du Pain são feitos com fermentação natural e farinha orgânica francesa. "É um processo muito técnico", diz o padeiro Ronaldo Souza. "Para baixar a acidez do levain (fermento natural), nós o alimentamos três vezes." De acordo com ele, o processo todo dura em torno de três dias. Este ano, ele preparou os panetones de laranja, figo cristalizado e amêndoas; e cacau com chocolate meio amargo e laranja. "Ainda não sei qual é o melhor. A disputa está difícil."
O Granulado
(foto: O Granulado/Divulgação)
Neste ano, em parceria com a padaria Villa Lourdes, o Granulado produziu chocotones com massa artesanal e de fermentação natural. "O resultado são bolos fofinhos", diz Joana Moura, fundadora e sócia da loja. Além disso, todos eles são feitos com chocolate belga. São dois sabores. O Nuteludo é recheado com creme à base de Nutella e creme de leite Ninho, e coberto com chocolate belga ao leite e branco. O Divino é recheado com brigadeiro cremoso e musse de chocolate belga amargo e coberto com chocolate belga 50% cacau. Outra novidade que acaba de sair do forno é o Sorvetone: mini chocotone recheado com uma bola de sorvete de creme e calda de chocolate.
Doce que Seja Doce
(foto: Victor Schwaner/Divulgação)
Já imaginou um panetone de brownie? A Doce que Seja Doce imaginou e fez. Batizado como Brownietone, ele é feito com camadas de brownie intercaladas com doce de leite e brigadeiro, imitando a forma do panetone. Além dele, a doceria preparou chocotones com fermentação natural de cinco sabores diferentes: pistache com framboesa; caramelo de maracujá com chocolate branco; pasta de avelã caseira com chocolate; caramelo e chocolate 60% cacau (carro-chefe entre os bolos da loja); e chocolatudo. "Este último é todo de chocolate com intensidades e texturas diferentes", diz a confeiteira Luana Drumond. "Ele leva chocolate ao leite e amargo, e por fora é crocante e por dentro é cremoso."
Espetacular Doceria
(foto: Debora Gabrich/Divulgação)
Todo ano, a chef pâtissier Elisa Dayrell faz um chocotone diferente com a mesma base. "A massa é bem fofinha, leve e suave", diz Elisa. "Neste ano, eu coloquei gotas de chocolate mais refinado e o recheei com ganache de chocolate belga meio amargo." Para finalizar, a chef colocou pedaços de macarons. No lugar do panetone, a doceria preparou o "cake aux fruits", um bolo típico francês, com massa de baunilha, frutas cristalizadas, cereja e amêndoas.
Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor.
As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação