Publicidade

Estado de Minas NEGÓCIOS

Bem-estar dos colaboradores é prioridade na Microcity

"Nós queremos fazer da empresa uma extensão da nossa casa. É uma cultura nossa"


postado em 26/08/2020 16:01 / atualizado em 26/08/2020 16:27

Da esq. para a dir.: Dieny Nogueira, da área de Logística: Luana Sena, gerente de recursos humanos; Eduardo Brito, coordenador de Parcerias; e Polianna Lopes, diretora de pessoas e valores. No detalhe, o arraial do novo normal: apaixonados pela alegria dos grandes eventos, a Microcity encontrou no formato de live uma forma de comemorar a sua festa junina com segurança em meio a pandemia.(foto: Alexandre Rezende/Encontro)
Da esq. para a dir.: Dieny Nogueira, da área de Logística: Luana Sena, gerente de recursos humanos; Eduardo Brito, coordenador de Parcerias; e Polianna Lopes, diretora de pessoas e valores. No detalhe, o arraial do novo normal: apaixonados pela alegria dos grandes eventos, a Microcity encontrou no formato de live uma forma de comemorar a sua festa junina com segurança em meio a pandemia. (foto: Alexandre Rezende/Encontro)
Há mais de 35 anos no mercado de Tecnologia da Informação, a Microcity é uma das pioneiras do ramo. A empresa oferecia sua expertise antes mesmo da popularização da internet discada na década de 1990. Hoje, em um mundo no qual é impossível ter um escritório sem computadores, a empresa atende contratos espalhados por diversas partes do Brasil, com filiais no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Mas o tamanho e o crescimento do mercado não mudaram uma das características principais da Microcity: a preocupação com o bem-estar dos colaboradores. "Nós queremos fazer da empresa uma extensão da nossa casa. É uma cultura nossa", diz a diretora de pessoas e valores, Polianna Lopes. Para isso, a companhia aposta em dar espaço à evolução pessoal para o crescimento profissional de cada funcionário.
 
 Além das habituais reuniões com clientes e entre a equipe, a agenda dos trabalhadores da Microcity possui um espaço liberado para participar dos projetos sociais da empresa. "O Sou do Bem foi criado há 14 anos, com essa crença ideológica de que todos nós podemos fazer a diferença”, diz Polianna. "É mais do que um projeto de voluntariado. Nasceu a partir do valor do fundador e presidente da empresa, Luis Carlos Nacif.” Uma das características mais chamativas do Sou do Bem está no envolvimento dos funcionários com as iniciativas, indo além do esforço de angariar fundos, roupas ou materiais que estão em faltas nas creches, asilos e hospitais. Terminada a campanha de arrecadação, chega a hora dos participantes fazerem uma visita bem especial às instituições. "Festa junina, gincana de Páscoa, presentes do Papai Noel.
 
A nossa presença é a doação mais poderosa que podemos fazer para ajudar a transformar essa realidade", diz Polianna. Dentro do escritório, o espírito de companheirismo e solidariedade continua. "Nossas salas são bem amplas, sem uma divisão rígida feita por paredes, para que todo mundo possa interagir e buscar soluções juntos, do novato ao diretor", diz a gerente de comunicação e marketing, Carolina Cunha. Porém, a chegada do novo coronavírus transformou o dia a dia na Microcity. Agora os andares ficam bem mais vazios, ocupados apenas por alguns funcionários que precisam estar na empresa para executar suas tarefas. Já quem pode trabalhar no home office continuou atendendo às suas tarefas na segurança do lar. 
 
Mas a distância do escritório não afetou a preocupação que a empresa tem com seus colaboradores. O Microsoft Teams, ferramenta usada pela Microcity para organizar as demandas das equipes de trabalho, também é usado para ajudar a manter a saúde mental e física dos funcionários. "Fizemos várias conferências falando sobre inteligência emocional e ansiedade, abrindo espaço para que todos pudessem falar e compartilhar o que estão sentindo”, diz Luana Sena, gerente de Recursos Humanos. No meio de algumas conversas, o setor acabou identificando quadros mais severos em alguns dos empregados. "Nestes casos, nós fazemos um acompanhamento individual, por meio de uma psicóloga do setor de RH." Outra ação desenvolvida durante a pandemia para ajudar a combater a ansiedade do período são as sessões de mindfulness, constituída por práticas de meditação que estimulam os participantes a concentrarem em si e no agora. Já quem gosta de balançar o esqueleto pode usar o Meet para acompanhar os aulões de ginástica funcional. 
 
A chegada da pandemia também atrapalhou outros planos da empresa. "A Microcity tem uma cultura de festa. Nós gostamos de estar juntos e aproveitar a companhia do outro", diz Carolina Cunha. Mas a gerente de comunicação e marketing não deixou as comemorações mais importantes passarem em branco. Um dos eventos mais aguardados, a festa junina deste ano aconteceu pela internet, por meio de uma live recheada de música, receitas de cozinha e correio elegante. "Foi uma experiência muito legal, com o pessoal das filiais de outros estados interagindo com colegas de outras regiões”, conta Carolina. "Para mim, é como se a Microcity fosse minha segunda família." 
 

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade