Publicidade

Estado de Minas ARTE

Conheça o roteirista mineiro responsável por adaptar Alien para os quadrinhos

Cristiano Seixas foi escolhido pela editora americana Dark Horse para trazer a famosa saga dos cinemas para o quadrinhos


postado em 26/09/2020 01:02 / atualizado em 30/09/2020 02:13

O roteirista mineiro Cristiano Seixas:
O roteirista mineiro Cristiano Seixas: "Sou fã da franquia desde muito novo, e me envolver com a história de Alien profissionalmente não passava de um sonho" (foto: Igor Clementino/Divulgação)
Em 1976, o roteirista americano Dan O’Bannon (1946 - 2009) escreveu uma história que se tornaria o enredo de um dos filmes de ficção científica mais aclamados de Hollywood: Alien - O Oitavo Passageiro, dirigido por Ridley Scott e lançado em 1979. Na narrativa, protagonizada por Sigourney Weaver, os tripulantes de uma nave espacial terráquea estão em uma missão para investigar sinais misteriosos e começam a ser atacados por um pavoroso ser alienígena. O longa ganhou os óscares de efeitos visuais e direção de arte.

Agora, 41 anos depois de ser criada, a história de sucesso que rendeu diversos outros filmes, livros e passou a fazer parte da cultura pop, ganha sua primeira versão em quadrinhos baseada no roteiro original de O’Bannon. O responsável por realizar a adaptação é o mineiro Cristiano Seixas, de 48 anos, que recebeu a missão da Dark Horse Comics, editora americana, que é uma das mais importantes do ramo. "Para mim, é uma coisa meio surreal, inacreditável. Parecia algo muito distante para se tornar realidade", diz o belo-horizontino, que, ao aceitar o convite, tornou-se o primeiro roteirista brasileiro de quadrinhos a trabalhar com uma franquia original de Hollywood. "Sou fã da franquia desde muito novo, e me envolver com a história de Alien profissionalmente não passava de um sonho." A relação de Cristiano Seixas com a Dark Horse começou em 2019, quando o quadrinista Guilherme Balbi, que é um artista veterano da editora americana, foi escolhido para criar as artes do projeto Alien. Ele então indicou o roteirista mineiro para realizar o trabalho de adaptação da narrativa, uma vez que os dois são colegas de profissão há mais de uma década. Após a indicação, Cristiano enviou seu portfólio para empresa. Com o currículo do brasileiro aprovado, o editor encaminhou o roteiro original para que ele realizasse a primeira adaptação, que posteriormente seria submetida a aprovação da cúpula da Dark Horse.

A capa e uma das páginas da revista: novos elementos foram acrescentados pelos artistas brasileiros na adaptação(foto: Dark Horse Comics/Divulgação)
A capa e uma das páginas da revista: novos elementos foram acrescentados pelos artistas brasileiros na adaptação (foto: Dark Horse Comics/Divulgação)
O roteirista lembra que essa primeira etapa foi a mais desafiadora. "Fiz a adaptação de todo o roteiro para os quadrinhos de uma vez só, e foi muito complexo", conta Cristiano. "O editor leu a primeira parte e fez suas sugestões e críticas. Até este momento eu ainda não tinha certeza se seria aprovado para o projeto. Somente na terceira versão enviada foi que ele confirmou a aprovação do roteiro pela Fox, produtora que detém os direitos da franquia." Outro grande desafio, na visão do roteirista mineiro, foi inovar na adaptação do roteiro original. Ele revela que, juntamente com o quadrinista Guilherme Balbi, ficou receoso para romper alguns limites da trama de sucesso dos cinemas. Mesmo assim, os dois resolveram inovar em alguns aspectos e conseguiram agradar os editores. Até mesmo novos elementos foram adicionados à narrativa, como as fossas abissais oceânicas e criaturas desconhecidas que habitam esses locais misteriosos, onde não há presença de luz. Seixas conta que detalhes como esse, somados a efeitos visuais aplicados por Balbi, deram um tom diferenciado e mais moderno à história. As modificações incluíram, ainda, dar pluralidade e diversidade à tripulação da nave espacial presente na trama de Alien. Vivemos, afinal, em uma sociedade diferente da que existia nos anos 1970, quando a história foi criada. Segundo o roteirista, poucas partes de todo o trabalho realizado foram reprovadas ou precisaram ser ajustadas pela Dark Horse. "Ficamos boquiabertos ao saber que a Fox tinha aprovado a nossa nova abordagem de todos os personagens", comemora Cristiano.

Cristiano ao lado do quadrinista Guilherme Balbi: parceria de mais de uma década levou os dois artistas a trabalharem juntos na adaptação de Alien(foto: Igor Clementino/Divulgação)
Cristiano ao lado do quadrinista Guilherme Balbi: parceria de mais de uma década levou os dois artistas a trabalharem juntos na adaptação de Alien (foto: Igor Clementino/Divulgação)
O artista mineiro credita as conquistas de sua carreira à paixão que tem pelos quadrinhos. "Não acredito muito em talento sozinho, mas muito mais no prazer que tenho para escrever essas histórias", diz Cristiano, que cita como inspirações profissionais os paulistas Marcelo D’Salete e Danilo Beyruth, além dos britânicos Neil Gaiman e Alan Moore, entre outros. A adaptação de Alien feita pelas mãos de Cristiano e Guilherme foi disponibilizada tamb;em em versão digital pela Amazon. Mesmo no mundo contemporâneo, onde a tecnologia está presente em praticamente tudo, o artista mineiro faz questão de destacar que, em sua visão, há espaço para a arte em papel. "Assim como os livros, os quadrinhos impressos ainda têm fôlego. Nos meus quase 30 anos de experiência na área, ficou nítido que o surgimento de uma nova mídia não mata sua antecessora, e às vezes até a complementa. É um processo de transformação e convergência das diversas linguagens artísticas", comenta ele. A história adaptada de Alien - O Oitavo Passageiro para os quadrinhos foi dividida em cinco episódios, dois deles já lançados, sendo o primeiro em agosto e o segundo em setembro deste ano. Os outros três chegam em outubro, novembro e dezembro, quando também será iniciada a venda de uma edição especial capa dura, com todas as partes juntas.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade