Estado de Minas ESPECIAL BELVEDERE

Há 50 anos, BH Shopping impulsionava crescimento do Belvedere

Centro comercial, que já passou por quatro expansões, chegou para desbravar a região há cinco décadas e foi vetor do desenvolvimento local


postado em 08/08/2025 09:01 / atualizado em 08/08/2025 09:33

O BH Shopping já passou por quatro expansões ao longo de sua história e hoje conta com mais de 445 lojas, incluindo 45 marcas internacionais (foto: Luke Garcia/Divulgação)
O BH Shopping já passou por quatro expansões ao longo de sua história e hoje conta com mais de 445 lojas, incluindo 45 marcas internacionais (foto: Luke Garcia/Divulgação)
Quem vê, hoje, o Belvedere envolto em debates e iniciativas emergenciais para dar vazão ao trânsito não imagina que, há menos de cinco décadas, a região era quase desocupada, com movimento minguado. Uma imagem difícil de se conceber agora, diante dos edifícios imponentes e das vias movimentadas que cercam o BH Shopping – mall que abriu as portas em uma área que ainda engatinhava como vetor de expansão urbana. Foi o centro comercial, aliás, um dos grandes catalisadores dessa transformação, como avalia Simone Fiorello, superintendente do centro comercial. 

“O empreendimento foi muito além e tornou-se um marco de modernidade, impulsionando um movimento de valorização e crescimento no Belvedere que ajudou a transformar a região em um polo urbano vibrante e desejado. A história do bairro e do shopping se entrelaçam, e temos muito orgulho de ter sido protagonistas nesse processo”, afiança.

Vista aérea do BH Shopping e região do Belvedere na década de 1980 e hoje em dia: a história do bairro e do mall se entrelaçam(foto: Acervo BH Shopping | Luke Garcia/Divulgação)
Vista aérea do BH Shopping e região do Belvedere na década de 1980 e hoje em dia: a história do bairro e do mall se entrelaçam (foto: Acervo BH Shopping | Luke Garcia/Divulgação)
Desde então, muita coisa mudou, mas o pioneirismo segue uma característica do shopping, que soma mais de 445 lojas, incluindo 45 marcas internacionais. O lugar já passou por quatro expansões ao longo de sua história, e não parece disposto a parar por aí. “Estamos atentos às tendências globais e aos desejos do nosso público para continuar oferecendo experiências únicas e relevantes”, garante Simone. 

Para ela, a aposta feita décadas atrás na região foi acertada. “O Belvedere consolidou-se como uma das áreas mais valorizadas de Belo Horizonte, e o BH Shopping acompanha essa trajetória com resiliência e inovação. Como qualquer grande centro urbano, os desafios existem e a gente olha para eles com otimismo, porque nos impulsionam a evoluir”, defende.

%u201CO Belvedere consolidou-se como uma das áreas mais valorizadas da capital, e o BH Shopping acompanha essa trajetória com resiliência e inovação%u201D, diz Simone Fiorello, superintendente do BH Shopping(foto: Arquivo Pessoal)
%u201CO Belvedere consolidou-se como uma das áreas mais valorizadas da capital, e o BH Shopping acompanha essa trajetória com resiliência e inovação%u201D, diz Simone Fiorello, superintendente do BH Shopping (foto: Arquivo Pessoal)
O foco atual é ampliar o conceito de centro de compras, entregando experiências completas, capazes de ir além da simples transação comercial. “Proporcionamos experiências que integram moda, lazer, gastronomia e cultura em um só lugar”, aponta. Exemplo disso são iniciativas como o Vilaventura, espaço dedicado às crianças, e o Parcão, voltado aos pets, ambos integrados ao jardim suspenso do shopping, um refúgio arborizado e ao ar livre. No campo cultural, eventos como a exposição imersiva “Tutankamon”, que rendeu ao shopping o último Prêmio Abrasce, exemplificam o esforço na criação de uma agenda com atrativos para seus frequentadores.

De olho no futuro, a gestão do BH Shopping segue apostando na renovação. Simone destaca que cada ciclo é uma oportunidade de reinvenção. “A missão é continuar oferecendo experiências relevantes e surpreendentes, sempre alinhadas às transformações do mercado e às expectativas de um público cada vez mais exigente.”

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