
Tempos difíceis exigem mudanças e, principalmente, protagonismo. Tão importante quanto estabelecer limites é vencer o tabu de que tem-se de estar disponível a qualquer hora e de que não se pode dizer não ao chefe ou ao cliente. "Com embasamento, persuasão e apresentação de dados e fatos, é possível definir prazos exequíveis, saudáveis e respeitosos para todos", reforça David. O chamado home office, explica, tem colocado a palavra "disrupção" em evidência, especialmente para as organizações que saem do modelo de "poder e controle", ou seja, gestão de horas trabalhadas, para um modelo de "performance", onde o que importa é a entrega das demandas e dos resultados.

Dicas para uma boa gestão do tempo no home office
- Entenda quais são suas demandas, o que precisa entregar e quais os prazos
- Avalie se possui todos os recursos necessários para fazer a entrega de suas demandas
- Defina um cronograma/agenda para cada uma e faça verificações (follow up)
- Defina as prioridades. Ao definir o que é emergencial, você prioriza seus afazeres
- Adiante o que conseguir. Não é porque você tem quatro dias para entregar uma demanda que precisa gastar todos eles
- Faça pausas. Da mesma forma como você faz paradas para um café ou conversas com colegas dentro da empresa
- Arrume-se. Cuidar da aparência estimula a capacidade de focar e produzir