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Estado de Minas TRABALHO

Ainda não se adaptou ao home office? Saiba como ter bom desempenho trabalhando em casa

2021 começou e com ele vieram muitas dúvidas. Mas uma certeza: o trabalho invadiu as residências definitivamente. Para manter a produtividade e o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal é preciso aprender a gerenciar o tempo


postado em 22/02/2021 23:33 / atualizado em 22/02/2021 23:44

Gerente administrativa e financeira, Paola Alves Melo se viu às voltas com uma nova rotina:
Gerente administrativa e financeira, Paola Alves Melo se viu às voltas com uma nova rotina: "Para ter um ambiente funcional e harmônico, foi preciso uma readaptação na convivência familiar" (foto: Geraldo Goulart/Encontro)
Em 2021, um dos grandes desafios será gerenciar o tempo. Se, antes, as famílias estavam cada vez mais presentes no ambiente corporativo, após a Covid-19 o trabalho invadiu os lares, sendo necessário definir limites para manter a produtividade e o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. "Sem essa prática, as chances de burnout, estafa que gera estresse e adoece, impactar nos resultados e na qualidade de vida das pessoas é grande", diz David Braga, presidente da empresa de recrutamento de executivos Prime Talent, autor do livro digital Contratado ou Demitido – Só Depende de Você. Se trabalhar em casa era um sonho, esse desejo virou realidade para muita gente. O que nem todos esperavam era que a mudança de ambiente significaria um rebuliço nas horas em frente ao computador, sem intervalos ou prazo para desligar. Por isso, é preciso aprender a lidar com essa nova realidade.

Filho de professores universitários, Antônio, de seis anos, já se tornou figurinha conhecida nas atividades online realizadas pelos pais:
Filho de professores universitários, Antônio, de seis anos, já se tornou figurinha conhecida nas atividades online realizadas pelos pais: "Sentimos muita alegria pois, apesar dos alvoroços, temos a oportunidade de acompanhá-lo mais de perto", diz Marcos Rogério Cordeiro (foto: Bruno Hannelt/Encontro)
Acordar e logo engatar uma primeira e acelerar, sem perder tempo, não é a melhor estratégia. Segundo especialistas, se arrumar, mesmo em home office, estimula a capacidade de focar e produzir. Por isso, nada de passar o dia de pijama. Professor da Faculdade de Letras da UFMG, Marcos Rogério Cordeiro conhece bem a rotina de quem trabalha em casa. É lá que escreve artigos, avalia teses e elabora trabalhos e projetos. O isolamento social, no entanto, alterou completamente a sua rotina. "Antes tínhamos a obrigação das atividades externas", diz. "Hoje, aulas, reuniões, orientações, bancas de seleção e avaliações são todas feitas online. Com isso, toda uma prática de trabalho, métodos de ensino e pesquisa tiveram de ser reinventados." Antônio, de 6 anos, filho de Marcos, cuja mãe também é professora, já se tornou figurinha conhecida pelos alunos e colegas que participam das atividades remotas realizadas pelos pais. Além de correr, pular e brincar, não dispensa uma boa conversa. "Sentimos muita alegria pois, apesar dos alvoroços, temos a oportunidade de acompanhá-lo mais de perto", afirma Marcos.

Tempos difíceis exigem mudanças e, principalmente, protagonismo. Tão importante quanto estabelecer limites é vencer o tabu de que tem-se de estar disponível a qualquer hora e de que não se pode dizer não ao chefe ou ao cliente. "Com embasamento, persuasão e apresentação de dados e fatos, é possível definir prazos exequíveis, saudáveis e respeitosos para todos", reforça David. O chamado home office, explica, tem colocado a palavra "disrupção" em evidência, especialmente para as organizações que saem do modelo de "poder e controle", ou seja, gestão de horas trabalhadas, para um modelo de "performance", onde o que importa é a entrega das demandas e dos resultados.

A assistente administrativa Zélia Pires da Silveira aposta na disciplina para dar conta do recado:
A assistente administrativa Zélia Pires da Silveira aposta na disciplina para dar conta do recado: "Tento administrar os cuidados com o marido, irmão doente, casa, cães, além de gerenciar o trabalho de seis pessoas a distância", diz, junto à cadelinha Meg (foto: Bruno Hannelt/Encontro)
A assistente administrativa Zélia Pires da Silveira trabalha há 27 anos na UFMG. Sua rotina incluía acordar às cinco horas da manhã para evitar o trânsito do anel rodoviário e chegar com tranquilidade ao trabalho. Cumpria a carga horária e voltava ao final do dia, antes do trânsito se complicar. "Agora passo o dia todo em casa e tenho de administrar os cuidados com marido, irmão doente, afazeres domésticos, cães, além de gerenciar o trabalho de seis pessoas a distância. Confesso que são muitos os desafios." Ela aposta na disciplina para dar conta do recado. No "novo normal", a rotina fechada de horários fixos, de 8 às 18 horas, caiu em desuso, permitindo conciliar trabalho com afazeres domésticos e a solução de questões pessoais. "A necessidade de autogestão nunca se fez tão necessária", diz David. Para ele, uma das principais habilidades colocada em xeque atualmente é o controle emocional. Por isso, reforça, é preciso buscar um autoconhecimento através de terapia ou um processo qualificado de coaching para entender quais são suas principais competências.

David Braga, presidente da empresa de recrutamento Prime Talent:
David Braga, presidente da empresa de recrutamento Prime Talent: "Nesse novo cenário é preciso gerenciar as demandas. A necessidade de autogestão nunca se fez tão necessária" (foto: Carmine Furletti/Divulgação)
Gerente administrativa e financeira de uma empresa de produtos de limpeza, há oito anos Paola Alves Melo sai cedo de casa para trabalhar fora. Com a pandemia, se viu às voltas com uma nova rotina. "Para ter um ambiente funcional e harmônico, tendo sobrinhos e animais em casa, foi preciso uma readaptação na convivência familiar." O ajuste da carga horária também foi necessário. "Percebi que estava me estendendo muito, mas nada que não pudesse ser adequado." Estar aberto a mudanças é a postura ideal, segundo a psicóloga Milene Darc. "Ainda não temos a maestria para lidar com tudo isso, mas podemos fazer o movimento de nos acolher. Cuidar das nossas dores e inseguranças para então poder cuidar do resto e estabelecer uma nova rotina." Para ter bons resultados, diz ela, é preciso estar inteiros em cada atividade realizada e isso requer planejamento. Os modelos de trabalho se diversificaram, abrindo possibilidades. Agora é possível trabalhar de forma presencial, em home office ou em modelo híbrido. O que não mudou foi a responsabilidade de cumprir os combinados. "A pandemia não pode ser jamais usada como desculpa para atrasos ou qualidade comprometida", afirma David.

Dicas para uma boa gestão do tempo no home office

  • Entenda quais são suas demandas, o que precisa entregar e quais os prazos

  • Avalie se possui todos os recursos necessários para fazer a entrega de suas demandas

  • Defina um cronograma/agenda para cada uma e faça verificações (follow up)

  • Defina as prioridades. Ao definir o que é emergencial, você prioriza seus afazeres

  • Adiante o que conseguir. Não é porque você tem quatro dias para entregar uma demanda que precisa gastar todos eles

  • Faça pausas. Da mesma forma como você faz paradas para um café ou conversas com colegas dentro da empresa

  • Arrume-se. Cuidar da aparência estimula a capacidade de focar e produzir

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