Publicidade

Estado de Minas ARTESANATO

Artesãos mineiros transmitem mensagens de fé e esperança em seus trabalhos

A habilidade de polir, tecer, costurar, bordar, pintar, colar, entre tantas outras, ganhou um significado ainda mais profundo com a pandemia


postado em 30/04/2021 23:33

O Tapete de Oração, feito pela artesã Wilma Cerqueira, representa a força feminina em bordados amorosos que simbolizam fé, esperança e proteção:
O Tapete de Oração, feito pela artesã Wilma Cerqueira, representa a força feminina em bordados amorosos que simbolizam fé, esperança e proteção: "Acredito que é o que todos nós buscamos nesse momento" (foto: Bruno Hannelt/Encontro)
Uma roda de oração representada pela força feminina em bordados amorosos que simbolizam fé, esperança e proteção. Ao centro, um grande coração remete à essência divina de cada um. No atelier da microempresária Wilma Cerqueira os trabalhos manuais são feitos com muito esmero. Ela segue os passos da mãe, que era costureira. Wilma conta que cresceu entre traços em ponto cruz e brinquedos lúdicos infantis e, para ela, o encanto do artesanato é sabedoria antiga, passada de geração a geração. Seu Tapete de Oração foi inspirado em um trabalho realizado pela ceramista Maevy Dias, chamado "A Cura". "Acredito que é o que todos nós buscamos nesse momento", diz. "Especialmente a cura espiritual, para compreendermos a importância de termos mais amor e paciência com o próximo."

Na Contém Bolo, os sabores das iguarias se misturam a objetos poéticos:
Na Contém Bolo, os sabores das iguarias se misturam a objetos poéticos: "Quem dá um bolo de presente quer alegrar a vida do outro, deixar tudo mais colorido. O que fiz foi só explicitar essa mensagem que já estava embutida na doçura desse momento", conta a artista Amanda Monteiro (foto: Laura Fonseca/Divulgação)
Pensar em artesanato é pensar no lado bom da vida. Cada detalhe, cuidadosamente elaborado, reflete a relação do artesão com o meio onde vive, trazendo recortes de culturas e vivências que resultam em verdadeiras obras de arte. Talvez por isso, a habilidade de polir, tecer, costurar, bordar, pintar, colar, entre tantas outras, ganhou um significado ainda mais profundo com a pandemia. Para esses artistas populares, o momento pede reflexão e a disseminação de boas vibrações, e o trabalho manual é uma boa alternativa para afastar a negatividade. No livro Mindfulness - Como Encontrar a Paz em um Mundo Frenético, o professor de neurociência da Universidade de Oxford Mark Williams aponta que para reduzir a ansiedade, o estresse e a depressão, é preciso, antes de mais nada, acalmar a mente e conquistar atenção plena. O efeito terapêutico do artesanato é transformador, contribuindo diretamente para a melhora da qualidade de vida de seus praticantes.

Na Mor Atelier, cerâmicas e porcelanas se transformam em obras de arte:
Na Mor Atelier, cerâmicas e porcelanas se transformam em obras de arte: "Crio e produzo minhas coleções autorais inspiradas em Minas Gerais, no Brasil e em histórias que conectam pessoas", diz a designer Thaís Mor (foto: Divulgação)
Diretora criativa do Mor Atelier, a designer Thaís Mor acredita que todo objeto artesanal leva o gesto do autor na peça, transformando-se em algo único que, por si só, já carrega a energia do fazer humano. "Quando escolhi confeccionar produtos para as pessoas interagirem, escolhi porque não queria que fosse algo estático, mas sim, algo que poderia ser usado diariamente, lembrando do que nossas mãos são capazes", diz. Para ela, saber de onde vem, quem fez e se a cadeia produtiva é justa, muda tudo. Tendo a cerâmica e a porcelana como principais suportes para suas criações, ela trabalha com produtos 100% artesanais, modelados, pintados, esmaltados e lixados à mão. "Hoje crio e produzo minhas coleções autorais inspiradas em Minas Gerais, no Brasil e em histórias que conectam pessoas."

A emoção também está presente na loja Papel E Tudo. O bom humor e encantamento pelo mundo são transmitidos pela publicitária Fabiana Antunes Rocha por meio de produtos personalizados como cartões, canecas, almofadas e caderninhos. "É maravilhoso quando a gente consegue trazer um belo sorriso ao rosto de alguém. Faz tudo valer a pena", diz. Um dos destaques de suas criações é o "Oráculo da Prosperidade", um baralho criado com a ajuda da amiga Cláudia Regina Barros, redatora. Tem o objetivo de mostrar que a abundância existe e está ao alcance de todos. Em cada carta, dizeres diferenciados trazem mensagens de incentivo. "Abundância é ter o suficiente de tudo aquilo que faz seu corpo funcionar, sua mente evoluir e seu coração cantar", diz uma das cartas.

O bom humor e encantamento pelo mundo são transmitidos na Papel E Tudo por meio de produtos personalizados como o Oráculo da Prosperidade:
O bom humor e encantamento pelo mundo são transmitidos na Papel E Tudo por meio de produtos personalizados como o Oráculo da Prosperidade: "É maravilhoso quando a gente consegue trazer um belo sorriso ao rosto de alguém. Faz tudo valer a pena", diz a publicitária Fabiana Antunes (foto: Geraldo Goulart/Encontro)
Vibrar o bem-querer. É nisso que acredita a empresária e artista Amanda Monteiro. Na Contém Bolo, os sabores das iguarias se misturam a objetos poéticos, cheios de significados e afetividades. Os "Pratos Poesia" surgiram como uma extensão do cartão escrito à mão, recheados de delicadezas. "Quem dá um bolo de presente quer alegrar a vida do outro, deixar tudo mais colorido. O que fiz foi só explicitar essa mensagem que já estava embutida na doçura desse momento", conta Amanda. O fazer manual, diz ela, resgata épocas em que havia tempo para curtir a vida, sem pressa. Dando valor ao que realmente importa. Será essa a mensagem dos novos tempos?

Seis bons motivos para se dedicar ao artesanato

  • Ajuda a acalmar a mente e conquistar a atenção plena

  • Desenvolve as habilidades motoras

  • Incentiva a criatividade e a concentração

  • Ajuda no combate à ansiedade, estresse e depressão

  • Protege o cérebro contra falhas de memória

  • Estimula a socialização e amplia as conexões sociais

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade