Publicidade

Estado de Minas DECORAÇÃO

Flores substituem encontros e abraços durante a pandemia

Além de levaram mais cor para os dias em casa, arranjos e plantas deixaram de ser apenas presentes com data marcada para se tornarem uma boa surpresa a qualquer hora


postado em 06/05/2021 23:44 / atualizado em 06/05/2021 23:47

Imagem ilustrativa(foto: Freepik)
Imagem ilustrativa (foto: Freepik)
As flores falam. Conseguem dizer muito sobre a saudade e traduzem a vontade de ver o amigo, preenchem o lugar vazio na mesa, levam solidariedade na perda e garantem alegria a qualquer hora. Em tempos duros, transmitem a quem recebe um afago para lá de especial. Por isso mesmo, foram escolhidas como uma espécie de porta-voz nessa quarentena e se transformaram em mensageiras de afetos. Durante a pandemia, floristas viram as encomendas crescerem. As flores deixaram de ser apenas presentes com cara de data comemorativa para se tornar surpresa a qualquer hora. Para levar o sentimento de um abraço apertado, os buquês estão repaginados. As flores ganharam acompanhamentos moderninhos, como biscoitos de goiabada cheios de mineiridade, chocolates e até cosméticos artesanais. Podem também ter o formato de esculturas em peças de design, para dar vida à casa, vir em vasos descolados ou em caixas personalizadas com cartão escrito a mão, em letra cursiva: "saudades de vocês". Os grandes eventos deixaram de acontecer, mas os pequenos gestos fizeram as flores e o verde levar para casa o colorido e a energia que vem das plantas. Nesta reportagem, ouvimos floristas que descobriram na quarentena um negócio promissor.

Ajuda para os "pais de plantas"

(foto: Paulo Márcio/Encontro)
(foto: Paulo Márcio/Encontro)
Aline Paiva sempre gostou de lidar com flores, cultiva orquidário e assim se tornou uma florista autodidata. Há cinco anos o hobby virou um trabalho muito profissional com decoração de festas e eventos. Durante a pandemia, a dona da Aline Paiva Flores e Decoração sentiu que houve um crescimento da demanda residencial, como a busca por uma dose de colorido para os dias cinzentos. "Percebi também que os arranjos substituíram as visitas. Enviar flores é um modo de se fazer presente." As grandes decorações foram substituídas pelos detalhes. As flores transformam a mesa do café da manhã ou do brunch, e durante a quarentena Aline tem levado a decoração para grupos bem pequenos, desde casais que querem tornar o momento a dois especial e investem em uma mesa florida, até para pequenos grupos de familiares ou amigos. Outro movimento foi o crescimento do interesse pelos vasos que duram, como as samambaias. "Muitos clientes me disseram que pela primeira vez estão cuidando de uma planta, o que é terapêutico." Aline, que também trabalha com assinaturas de flores, fazendo a troca dos arranjos em prazos determinados, viu que enquanto os pedidos comerciais, em clínicas e consultórios, ficaram estáveis, cresceu a assinatura residencial. "Todos estamos passando muito tempo em casa e trazer as flores para o nosso ambiente é um carinho, uma alegria."

Café em meio ao verde

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
Espaço acolhedor, a Verde-Si é um grande jardim no Belvedere. A flora completou um ano de vida bem no início da pandemia e não foi fácil promover tantas adaptações em um curto espaço de tempo, mas o jovem negócio se manteve firme. "A Verde-si nasceu para levar mais verde para a vida das pessoas", diz a proprietária Maria Tereza Bittar. Segundo ela, a pandemia reforçou o conceito que inspirou o seu negócio: promover o bem-estar pela aproximação com a natureza. O espaço, que vai além de uma loja, tem a energia das plantas e o clima fresco do jardim provocando em seus visitantes o desejo de ficar mais um pouco. Lá funciona um café ao ar livre (que estava fechado quando a reportagem foi feita) e também é lugar para pequenas confraternizações e encontros de família. A Verde-si trouxe uma proposta inovadora para presentear com flores. São inúmeras opções de vasos, esculturas, velas com frases, porcelanas plantadas. Nenhum arranjo é igual ao outro. É possível encontrar presentes que variam de 30 a 10 mil reais. A floricultura não trabalha com flores de corte. "Nossa proposta é que as plantas façam parte da família. Assim os vasos podem durar meses e até anos com cuidados simples, despertando a conexão com a natureza." Nos presentes, Maria Tereza percebeu o crescimento da procura por itens que trazem frases expressando gratidão e afeto. Plantas são embaixadoras das boas energias, transmitem a paz de forma viva.

Mimos para si mesmo

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
O último ano foi de muitas decisões para a Flora de Série. Com a proposta de inovar com arranjos descontruídos, que podem trazer mais de 10 espécies de flores em uma explosão de combinações inusitadas, a flora nasceu há oito anos no bairro São Pedro. Para se adequar ao novo perfil de negócio trazido pela pandemia, mudanças importantes aconteceram. A flora  reforçou a equipe para atender o crescimento da demanda por buquês e focou sua atividade, que antes se dividia também em eventos e cursos, no varejo. "Percebemos que durante a pandemia as pessoas se fizeram presentes através das flores", diz a proprietária Bruna Rodrigues. Como o atendimento se tornou on-line, a flora investiu nessa plataforma, que já era forte mesmo antes da pandemia. "Atendemos de forma virtual, como se fosse presencial, com carinho e proximidade", explica. Os arranjos da Flora de Série combinam espécies exóticas, ervas aromáticas, sementes (como o urucum) e capins em formatos fluidos. Até mesmo as rosas fogem dos modelos clássicos para estilos mais modernos da flor. Em datas comemorativas as parcerias com empresas mineiras de bolos, doces, cosméticos e padarias artesanais complementam o presente. No dia a dia, os arranjos coloridos também podem ser acompanhados por guloseimas como biscoitos, chocolates e chás. Além disso a flora relançou seu curso on-line, que ensina a montar arranjos de forma descomplicada, a partir de um kit mão na massa. "Nossa assinatura floral também cresceu", observa Bruna. "Percebemos ainda um movimento de pessoas que estão enviando flores para elas mesmas, com cartão e tudo, o que é muito legal e interessante." Sinal de quer ter um buquê em casa é mesmo um presente, muitas vezes para receber de nós mesmos.

Para garantir um ar retrô

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
Elas estão em todos os lugares, nos buquês, em redomas de cristal, em um detalhe do papel de presente, no cartão de aniversário, no bolo branco. Chamam atenção. As flores naturais desidratadas são o novo hit do momento. Com vida longa, que pode chegar a dois ou três anos, os arranjos inspiram momentos de harmonia e lembram outros tempos. O ar retrô tem ganhado até a preferência das noivas. Algumas já se casam com o buquê desidratado para usá-lo depois como decoração. Embalada pelo mercado promissor, exatamente em março de 2020, a florista Mariana Torquetti começou um novo negócio especializado nas flores secas. Junto com a pandemia, nascia o Flor de Maria, uma homenagem à pequena de 4 anos, que inspirou o negócio da mãe. "Fiquei muito surpresa com a demanda, não esperava tanto", diz Mariana. Os arranjos de flores desidratadas são personalizados com as cores e os tons escolhidos pelo cliente. Do Morro do Chapéu são enviados para presentear em BH e em vários cantos do país. Já estiveram em casamentos no Nordeste e levaram alegria para vários estados do Brasil. A florista acredita que ficando mais em casa as pessoas passaram a se interessar pelas flores como forma de levar harmonia e beleza para o ambiente. "Todas as flores seguem com cartões personalizados e eu percebo pelas transcrições que as pessoas querem substituir um abraço ou levar conforto ao enviar o buquê." Além de uma loja virtual com diversos itens, Mariana também transforma vasos vazios que estão parados na casa do cliente em peças cheias de vida e personalidade. Hortências, perpétuas e sempre-vivas se misturam com lavandas e flores coloridas, capins, folhas de eucalipto. O resultado é surpreendente.

Flores in box

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
A franquia Luxo Natural aposta nas flores de corte, em arranjos contemporâneos nos quais o carro-chefe são as caixas personalizadas. Trazendo frases escolhidas pelos clientes, os arranjos ainda podem agregar uma linha de produtos criados pela floricultura como o biscoito Julieta, de queijo com goiabada. As caixas podem trazer surpresas como um pedido de casamento ou itens para casa, como sais de banho e home sprays. A loja funciona na Savassi e também no Vila da Serra. A fundadora da marca, Tatiana Cavalcante, diz que nesses tempos cresceu a busca por presentes que tragam significados e as flores conseguem responder muito bem a essa demanda.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade