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Estado de Minas CONTEÚDO PATROCINADO

A pandemia resultou em um período de muito aprendizado na Patrus Transportes

Empresa foi uma das finalistas do prêmio GPTW 2021 - Melhores Empresas para Trabalhar em Minas


postado em 09/08/2021 19:58 / atualizado em 09/08/2021 19:59

O diretor de Operações, Silvio Cesar Pereira; o vice-presidente, Marco Antônio Patrus; a diretora de Gente, Gestão e ESG, Katia Rocha; e o presidente Marcelo Patrus, no espaço recém-reformado da transportadora: arquitetura preparada para os novos tempos(foto: Paulo Márcio/Encontro)
O diretor de Operações, Silvio Cesar Pereira; o vice-presidente, Marco Antônio Patrus; a diretora de Gente, Gestão e ESG, Katia Rocha; e o presidente Marcelo Patrus, no espaço recém-reformado da transportadora: arquitetura preparada para os novos tempos (foto: Paulo Márcio/Encontro)
Se há um setor que não parou um dia sequer durante os últimos meses, mesmo quando as medidas de restrição de circulação impostas pelo enfrentamento à pandemia do novo coronavírus se mostraram mais rígidas, foi o de transportes. Ainda que com boa parte da população dentro de casa, carregar alimentos, remédios e outros itens de primeira necessidade era - e é - essencial. Por isso, o vaivém nas diversas unidades da Patrus Transportes espalhadas pelo Brasil praticamente não sofreu alterações nesse tempo. Cerca de 70% dos colaboradores é formada por motoristas, ajudantes e conferentes. E esse pessoal não pode ficar em home-office. Todos os outros funcionários foram para casa, ao menos em determinados momentos. A empresa, fundada em 1973 no bairro Cachoeirinha, cuidou de todos os detalhes para que ninguém se sentisse desassistido por estar longe, como auxílio para a contratação de pacotes de internet mais adequados e entrega de tíquetes refeição para quem antes usava o restaurante corporativo. "Para a empresa caminhar as pessoas têm de se sentir felizes, se sentir cuidadas", afirma o presidente Marcelo Patrus, que ressalta não ter realizado cortes durante a pandemia. "Nossa principal preocupação foi, desde o primeiro momento, pela saúde e segurança de todos."

A pandemia resultou em um período de muito aprendizado na Patrus. O home-office foi uma ação importante, mas ficou claro que nada substitui o olho no olho. Por isso, uma medida tomada enquanto muitos estavam em casa foi a reforma dos dois andares da matriz. A nova arquitetura privilegia o espaço aberto, sob medida para o modelo híbrido de trabalho a ser adotado pelo escritório nos próximos meses. "Com o avanço da vacinação acreditamos que até o final do ano conseguiremos voltar ao trabalho presencial, tomando todos os cuidados que ainda serão necessários", diz a diretora de Gente, Gestão e ESG, Katia Rocha. "E teremos um ambiente muito agradável para receber tanto o público interno quanto nossos clientes."

A estagiária de comunicação e marketing Larissa Aparecida em ação a favor dos lemas caros à empresa: importância de trazer o discurso à prática(foto: Divulgação)
A estagiária de comunicação e marketing Larissa Aparecida em ação a favor dos lemas caros à empresa: importância de trazer o discurso à prática (foto: Divulgação)
Alinhada com o que há de mais moderno em termos de cultura organizacional, como a filosofia Lean de Gestão, a diretoria da Patrus enfrentou o desafio de transpor os diversos canais de interação com a equipe para o ambiente digital. E conseguiu resultados excelentes. Para ficar em um exemplo, o Patrus Talks, que traz palestrantes internos e externos com temas motivadores, passou a ser usado também como uma maneira de as pessoas se encontrarem, ainda que virtualmente. Uma ação de voluntariado que marcou o período foi a compra de marmitas em restaurantes próximos às filiais - que sofriam com a falta de público - e a doação a pessoas em situação de vulnerabilidade social. "Mostramos aos nossos colaboradores o quanto a solidariedade é importante", afirma Katia. O programa Jovem no Transporte, com foco em jovens aprendizes, e a Universidade Patrus também migraram para o ambiente digital.

Além da premiação do GPTW, a Patrus fica em evidência quando o assunto é sustentabilidade. A empresa tem o certificado B-Corp, dado a companhias com o compromisso de conciliar desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente. Foi destaque ainda, recebendo três prêmios, na pesquisa Empresas Humanizadas, que avalia reputação da marca, performance ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança), estratégia de valor compartilhado e adaptabilidade evolutiva, entre outros quesitos. "Queremos dar a todos os nossos colaboradores a sensação de pertencimento e segurança", diz Marcelo. "Nossa prioridade é a busca da melhoria contínua e acreditamos que estamos no caminho certo." Os prêmios recebidos mostram que o rumo não poderia ser mais correto.

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