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Estado de Minas VEÍCULOS

Saiba tudo sobre o Fiat 500 elétrico

Em sua terceira geração, o Cinquecento ganhou nova plataforma, com autonomia para rodar pelo menos 320 quilômetros e aviso aos ciclistas e pedestres com música italiana


postado em 26/08/2021 00:03 / atualizado em 26/08/2021 00:03

O Cinquecento eletrificado chega para concorrer com o Renault Zoe e o Chevrolet Bolt: vantagem de já ser conhecido e admirado por muitos(foto: Stellantis/Divulgação)
O Cinquecento eletrificado chega para concorrer com o Renault Zoe e o Chevrolet Bolt: vantagem de já ser conhecido e admirado por muitos (foto: Stellantis/Divulgação)
O Fiat 500 está de volta ao Brasil. Só que agora tem motor elétrico, ficou mais espaçoso, recebeu novos detalhes de design, sem no entanto perder o charme e sua personalidade de veículo urbano. A autonomia do 500e é de 320 quilômetros, que pode atingir 460 quilômetros, dependendo do modo de condução. O custo para uma carga completa é de aproximadamente 35 reais e o preço da única versão disponível, a mais completa na Europa, é de 239.990 reais.

O Cinquecento eletrificado chega para concorrer com o Renault Zoe (205 mil reais) e o Chevrolet Bolt (317 mil reais). O Fiat leva a vantagem de já ser conhecido e admirado por muitos. No período em que aqui esteve em sua versão convencional, com motor a combustão, vendeu cerca de 40 mil unidades. A expectativa de vendas até o final deste ano é de 120 unidades. A nova geração do 500 foi desenvolvida sobre a plataforma Mini EV. O veículo ficou maior e mais conectado. Ele cresceu suas dimensões em 61 mm no comprimento, 22 mm entre os eixos, 57 mm na largura e 29 mm na altura, privilegiando o espaço interno. As rodas são de liga leve de 16 polegadas.

O 500 elétrico é imediatamente identificado pelo grupo óptico com faróis e milhas redondos, agora Full LED, destacando-se pelo DRL no capô como se fossem "sobrancelhas", faróis com o efeito Espelho Infinito e luzes de direção no para-choque. No interior do 500 as linhas horizontais são marcantes. O painel é novo, assim como o volante de dois raios e o cluster arredondado, que no conjunto fazem conexão clara com o veículo original de 1957.

Lançamento apresenta mudanças no design externo e no interior: chama atenção a autonomia, que equivaleria a um consumo médio acima de 62 km/l de combustível(foto: Stellantis/Divulgação)
Lançamento apresenta mudanças no design externo e no interior: chama atenção a autonomia, que equivaleria a um consumo médio acima de 62 km/l de combustível (foto: Stellantis/Divulgação)
O sistema de infoentretenimento é composto por uma grande tela sensível ao toque de 10,25" no formato wide, combinado com um cluster digital TFT de 7 polegadas. No espaço antes ocupado pelo câmbio surgiu agora um console central com capacidade de armazenamento de 5,7 litros, além de porta-copos e um apoio de braço. As baterias de íons (de 42 kWh) ficam sob o piso plano, sem comprometer a capacidade do porta-malas, que permanece inalterada 
(185 litros). Essa solução, além de manter o espaço a bordo, melhora a distribuição de peso entre os eixos dianteiros e traseiros, baixando o centro de gravidade do veículo e proporciona mais estabilidade do compacto. Outra inovação é o desaparecimento da maçaneta mecânica tradicional das portas, substituída pelo botão e-latch.

O novo 500e possui três modos de condução: Normal, Range e Sherpa, que podem ser selecionados no console central. No modo Normal toda a potência e torque do sistema de tração estão disponíveis. O veículo desacelera com efeito de freio motor, como em um veículo convencional, carregando parcialmente a bateria. Esse modo apresenta a função "Creeping", no qual o veículo inicia seu movimento ao liberar o pedal do freio. O modo Range ativa a função "One Pedal Driving". Essa opção melhora a recuperação da energia, a desaceleração aumenta e o freio é usado apenas para emergências ou para parar o carro. Na prática o veículo é usado basicamente com o pedal do acelerador. Ao selecionar este modo de condução, o motorista maximiza a frenagem regenerativa e, portanto, também o alcance. Já o Sherpa ajusta vários parâmetros de condução, como velocidade máxima (limitada a 80 km/h), resposta do acelerador (reduzir o consumo de energia) e desativação do ar-condicionado e sistemas auxiliares de aquecimento (vidros e retrovisor) para reduzir ao mínimo o consumo e, assim, garantir maior autonomia.

Testes realizados pela Fiat de Betim indicaram que o carro pode chegar a 460 quilômetros de autonomia rodando em condições ideais. Comparado a um motor a combustão, essa autonomia equivaleria a um consumo médio acima de 62 km/l de combustível. O motor elétrico entrega 87 kW, o que equivale a 118 cavalos de potência a 4.200 rpm. O torque atinge 220 Nm. Isso faz com que o Fiat 500 elétrico necessite de 9 segundos para atingir 100 km/h, e com uma retomada de 60km/h a 100 km/h em 4,8 segundos.

(foto: Stellantis/Divulgação)
(foto: Stellantis/Divulgação)
O 500 elétrico também canta. O Sistema de Alerta Acústico de Veículos (AVAS) transmite um aviso acústico para pedestres e ciclistas em velocidades de até 20 km/h. A partir de 25 km/h, o som escolhido não é um sinal acústico comum, mas sim Amarcord, de Nino Rota, exemplo da criatividade italiana.

O 500 elétrico vem com um cabo padrão de 6 metros de comprimento para carregamento doméstico da bateria, que se conecta a uma tomada de três pinos em casa. A tomada inteligente Type 2, localizada na lateral direita do veículo, permite o carregamento tanto em AC (corrente alternada) como em DC (corrente contínua). Ela é denominada "inteligente" por causa da possibilidade de programação de carregamento e do fornecimento de informação sobre o estado de carga da bateria.

A Fiat também pesquisou junto ao consumidor a necessidade de um carregador rápido. A marca indica a comercialização de produtos com a WEG, parceira para venda e instalação dos carregadores WallBox, no qual a carga completa pode se dar em até 4 horas. O preço do modelo com potência de 7,4kW, para uso em garagem ou estacionamento, fica entre 6 mil e 7 mil reais. Já o modelo com 22 kW é encontrado no mercado por cerca de 12 mil reais.

Para otimizar o tempo de recarga, o 500 elétrico inclui sistema de carga ultrarrápida em corrente contínua de até 85 kW. Dessa maneira, são necessários 5 minutos para gerar uma reserva de energia suficiente para viajar 50 quilômetros dentro da cidade. E a carga ultrarrápida também pode carregar a bateria até 80% em 35 minutos.

O 500 elétrico conta com o Co-Driver, formado pelo Sistema Avançado de Condução Assistida (ADAS). Uma câmera atrás do espelho retrovisor interno trabalha em conjunto com outra câmera frontal, escondida no logotipo do modelo, para garantir o controle longitudinal e lateral do veículo em todas as velocidades. A combinação com a navegação ajuda o sistema a definir o nível certo de intervenção de acelerador, freio e direção, adaptando-se a condições ora mais urbanas, ora em rodovias. O sistema atua para garantir o controle longitudinal e lateral do veículo.

Com o controle de cruzeiro adaptativo, assim que a velocidade de cruzeiro e a distância do veículo à frente forem definidas, o sistema manterá automaticamente esses parâmetros e, se necessário, pode parar completamente o carro caso o carro da frente também pare. Já o Lane Centering reconhece os sinais de trânsito além das faixas de marcação na pista, mantendo o carro no centro da faixa de rodagem e tornando a direção mais segura. A oferta é complementada por outros recursos, tais como assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestre; detector de placas de limite de velocidade; detector de fadiga; monitoramento de ponto cego; sensores de estacionamento 360° e assistente de estacionamento (Park Assist). Há ainda seis airbags, câmera traseira de alta resolução, comutador de luz alta, sensor de chuva e monitoramento de pressão dos pneus.

(foto: Stellantis/Divulgação)
(foto: Stellantis/Divulgação)
A central multimídia oferece informação de maneira renovada no 500 elétrico. O display de 7" em TFT oferece gráficos configuráveis, coloridos. O 500 elétrico está conectado ao smartphone. Ele se comunica com o motorista dentro e fora do carro, permite definir desde o caminho de navegação com antecedência e até configurar o ar-condicionado à distância, dentre outras funcionalidades. Com a plataforma de serviços que a marca oferece o usuário terá à sua disposição os recursos também na palma da mão com seu smartphone ou até mesmo smartwatch e Assistente Virtual (Alexa).

Outra inovação é o Eco Score, disponível na central multimídia. É uma ferramenta que auxilia o usuário a melhorar sua forma de dirigir para reduzir o consumo, graças a informações fornecidas pelo carro sobre aceleração, desaceleração e velocidade. Já com o E-Control, o usuário poderá controlar remotamente diversas funcionalidades, como o momento e programação da recarga, da climatização e configuração de nível de recarga.

O sistema de navegação disponível no 500 elétrico oferece serviços como mapa de alcance dinâmico, mapa inteligente (com informações sobre condição meteorológica, tráfego e radares, por exemplo) e busca por pontos de interesse e estação de recarga. O 500 elétrico faz ainda chamadas de emergência por meio do botão SOS localizado no console do teto, atuando para recuperar o veículo roubado, evitar esse tipo de ação e dar alertas de condução. É possível ter acesso ainda ao WiFi Hotspot embarcado no veículo nos dispositivos portáteis dos ocupantes, capaz de conectar até oito dispositivos ao mesmo tempo. Para apresentar esse sistema a Fiat oferece um período de teste gratuito.

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