Publicidade

Estado de Minas PET

Conheça alguns animais que fazem sucesso na internet

Com milhares de fãs, cada vez mais a bicharada ganha destaque nas redes sociais. E tem bichinhos para todos os gostos: cães, gatos, calopsitas, pombas e até porquinhos


postado em 15/10/2021 09:41 / atualizado em 15/10/2021 09:41

O golden retriever Yamandu, de 11 anos, e a vira-lata Matilda, de 2, compartilham uma página no Instagram com 15 mil seguidores.
O golden retriever Yamandu, de 11 anos, e a vira-lata Matilda, de 2, compartilham uma página no Instagram com 15 mil seguidores. "Eu criei a página dele há 10 anos. Fomos pioneiros em BH. O que eu não imaginava é que fosse crescer de forma tão orgânica", diz a fotógrafa Ana Slika (foto: Caca Lanari/Divulgação)
Yamandu é um charmoso golden retriever que ao longo dos seus 11 anos de idade tornou-se um ilustre conhecido dos moradores do bairro Savassi, na capital mineira. Seu carisma o tornou famoso nas redes sociais e garoto propaganda de algumas marcas na cidade. A trajetória no "hall da fama" teve início em 2010, quando a fotógrafa Ana Slika o adotou e acabou fazendo uma rifa para custear seu tratamento. Na época, o cãozinho havia sido diagnosticado com uma doença grave, chamada babesia, também conhecida como doença do carrapato. "Eu criei o Instagram dele há 10 anos. Fomos pioneiros em BH. O que eu não imaginava é que fosse crescer de forma tão orgânica", diz Ana.

Recentemente, no início da pandemia, Yamandu ganhou uma irmãzinha. Por ter apenas três patas, por muito tempo ela foi preterida na fila de adoção.  Do anonimato à webcelebridade, a simpática vira-lata de 2 anos passou a dividir a página do golden intitulada (@yamanduematilda), atualmente com 15 mil seguidores. Com milhares de fãs, cada vez mais a bicharada ganha destaque nas redes sociais. E tem para todos os gostos: cães, gatos, calopsitas, pombas e até porquinhos. Mas o que torna os animais tão atraentes? Nos quesitos fofura e descontração não há dúvidas: são campeões!

Com 12,7 mil seguidores, a gatinha Bella, da raça ragdoll, de 5 anos, está na lista dos pets
Com 12,7 mil seguidores, a gatinha Bella, da raça ragdoll, de 5 anos, está na lista dos pets "digital influencers". "Eu publiquei fotos dela no stories do meu instagram profissional e foi um sucesso. Acabei criando uma página só pra ela", diz a  fotógrafa Mariana Bissoli Gomes (foto: Arquivo pessoal)
A gatinha Bella Dolce Vita (@bella.dolcevita), da raça ragdoll, de 5 anos, está na lista dos pets mineiros que alçaram o posto de digital influencers. Atendendo a pedidos de amigos, no início de 2020 a fotógrafa Mariana Bissoli Gomes, sua tutora, acabou criando uma página exclusiva da felina. "Eu publiquei fotos dela no stories do meu instagram profissional e foi um sucesso. O pessoal gostou tanto que pediu que eu fizesse um perfil só para ela", diz.   Sociável e muito disciplinada, Bella acabou se tornando uma modelo exemplar. A dona aproveita o espaço para mostrar o universo da bicharada e mantém o compromisso de fazer até seis postagens por semana. Existem contratos com marcas fornecedoras que precisam ser cumpridos além, é claro, do compromisso com os seguidores, que já chegam a 12,7 mil.

As cadelinhas Nina, de 4 anos e Zoe, de 3, da raça golden retriever, junto com a pequena Bia, de 4 anos, fazem sucesso no Instagram: página conta com 34 mil seguidores(foto: Click Pets/Sonhar Fotografia/Divulgação)
As cadelinhas Nina, de 4 anos e Zoe, de 3, da raça golden retriever, junto com a pequena Bia, de 4 anos, fazem sucesso no Instagram: página conta com 34 mil seguidores (foto: Click Pets/Sonhar Fotografia/Divulgação)
A fisioterapeuta Carolina Penna administra a página @ninagoldenbh onde as estrelas são as cadelinhas Nina, de 4 anos, e Zoe, de 3, da raça golden retriever. Além da "filha humana", como diz Carolina, a pequena Bia, de 4 anos. "A ideia de criar a página surgiu quando eu estava grávida e Nina tinha apenas 3 meses. O objetivo era acompanhar o crescimento delas juntas". O hobby virou negócio. Com 34,2 mil seguidores, o perfil atrai parcerias que custeiam as despesas das cachorrinhas. As publicações são diárias, apostando sempre em conteúdo leve, didático e divertido, além de lives educativas para orientar outros tutores.

A simpática cadelinha Duda, que tem uma mancha em forma de coração na cabeça, acumula mais de 32 mil seguidores no Instagram(foto: Arquivo pessoal)
A simpática cadelinha Duda, que tem uma mancha em forma de coração na cabeça, acumula mais de 32 mil seguidores no Instagram (foto: Arquivo pessoal)
"Uma legítima vira-lata com um coração na carinha". Essa é a descrição da página da cadelinha Duda Campos (@duda.viralata) no Instagram. O olhar expressivo e a carinha dengosa que todo vira-lata tem são sua marca registrada e a página já conquistou 32,1 mil seguidores. Tanto amor foi sacramentado em uma certidão canina com o compromisso de guarda responsável da pet que coleciona seguidores e "recebidos".

Em sua página no Insta, o pit bull Sansão possui 147 mil seguidores que acompanham sua trajetória de superação e se divertem com suas peraltices.
Em sua página no Insta, o pit bull Sansão possui 147 mil seguidores que acompanham sua trajetória de superação e se divertem com suas peraltices. "Aproveitamos a audiência para auxiliar outros animais que necessitam de ajuda", diz a pedagoga Fernanda Braga de Souza (foto: Victor Ataide/Divulgação)
A tris5e história do pit bull Sansão ganhou destaque nas manchetes nacionais e se transformou na Lei 14.064/2020 que aumenta a punição para o crime de maus-tratos a animais. Em sua página (@todospor.sansao), 147 mil seguidores acompanham sua trajetória de superação e se divertem com suas peraltices. "Aproveitamos a audiência para auxiliar outros animais que necessitam de ajuda", diz a pedagoga Fernanda Braga de Souza. Entre um tratamento e outro, Sansão ainda aproveita o tempo para posar como garoto propaganda.

A calopsita Pituco conquistou 695 mil inscritos no Youtube e após sua partida deixou o pombo Titi em seu lugar.
A calopsita Pituco conquistou 695 mil inscritos no Youtube e após sua partida deixou o pombo Titi em seu lugar. "Quando eu comecei a criar calopsita, em 2005, quase ninguém sabia o que era. Hoje, pombo pet é uma novidade", diz a publicitária e youtuber Brena Braz (foto: Leo Fontes/O Tempo/Divulgação)
Fora o universo de cães e gatos, outras espécies atraem os holofotes da fama nas redes sociais. A calopsita Pituco morreu aos 15 anos de idade em 2020 e chegou a conquistar 695 mil inscritos no Youtube. O canal feito em nome da tutora, a publicitária e youtuber Brena Braz, também conta com a participação mais que especial do pombo Titi,  de 3 anos, resgatado em 2018. "Quando eu comecei a criar calopsita, em 2005, quase ninguém sabia o que era. Hoje, pombo pet é uma novidade." Brena usa da influência nas redes para compartilhar o dia a dia de aves resgatadas, mostrando que mais bichos merecem atenção.

Com 17,2 mil seguidores, a porquinha Petúnia Maria, 3 anos, atrai curiosos de várias partes do mundo.
Com 17,2 mil seguidores, a porquinha Petúnia Maria, 3 anos, atrai curiosos de várias partes do mundo. "Quando fiz o seu instagram nunca imaginei que tanta gente se interessasse", diz  a bióloga Julia Andrada Machado de Paiva (foto: Arquivo pessoal)
No mundo pet a diversidade animal realmente surpreende. Com nada menos que 17,2 mil seguidores, a porquinha Petúnia Maria (@petunia_theminipig), de  3 anos, carinhosamente chamada de Tutu, é pura ousadia. Temperamental, não tolera atrasos quando o assunto é comida e perde as estribeiras se está no cio. Quando não quer caminhar, se joga no chão e, dependendo da posição em que se deita, o ronco é garantido. "Fora isso é uma menina delicada, só faz xixi no tapetinho higiênico e adora um cafuné", diz  a dona, a bióloga Julia Andrada Machado de Paiva. "Quando fiz o seu instagram, nunca imaginei que tanta gente se interessasse", confessa. Os especialistas orientam que é preciso ter cuidado para que a rotina de social influencers, não interfira no bem-estar dos animais. Afinal, é uma escolha dos donos e não deles.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade