Publicidade

Estado de Minas PET

Saiba como deixar os ambientes mais adequados para os gatos

A dica é investir em brinquedos e produtos que promovam o chamado enriquecimento ambiental


postado em 24/05/2022 09:03 / atualizado em 24/05/2022 13:12

Para agradar Misty e Lizzie (no colo), a micropigmentadora de sobrancelhas Fernanda Jacob não economiza nos mimos:
Para agradar Misty e Lizzie (no colo), a micropigmentadora de sobrancelhas Fernanda Jacob não economiza nos mimos: "Depois que comprei os arranhadores observei que os meus gatinhos ficaram muito mais calmos e relaxados" (foto: Pádua de Carvalho/Encontro)
Quem nunca se rendeu a um ronronar, um dia ainda se renderá. Pelo menos é o que pensam os tutores de gatos, que não economizam na hora de garantir a segurança, saúde e bem-estar de seus pets. E como nem só de sombra e água fresca vivem os bichanos, eles também se preocupam em lhes proporcionar uma rotina saudável que estimule seus instintos naturais, o que pode ser feito por meio do chamado enriquecimento ambiental. Dividido nas categorias alimentar, sensorial, cognitivo, físico e social, esse enriquecimento seria fundamental para prevenir problemas comportamentais como medo, agressividade, ansiedade e doenças, a exemplo da obesidade e depressão.

Na casa da maquiadora e designer de moda Rosângela Sant'Ana, os gatinhos Elvis (na foto), Nina, Kyra, Malu e Mel são os donos do pedaço e adoraram as novidades:
Na casa da maquiadora e designer de moda Rosângela Sant'Ana, os gatinhos Elvis (na foto), Nina, Kyra, Malu e Mel são os donos do pedaço e adoraram as novidades: "Foi um sucesso" (foto: Pádua de Carvalho/Encontro)
Gato que é gato gosta mesmo é de caçar passarinho, se equilibrar em muros, namorar no telhado, arranhar tronco de árvores, provocar os rivais e, quando sobra tempo, arrumar aquela confusão com a cachorrada. O único problema é que o preço de viver a vida loucamente é que ela dura pouco. Enquanto animais domiciliados vivem uma média de 15 anos, os que se aventuram nas ruas não costumam passar dos 3. A solução foi confinar os bichanos em casas e apartamentos telados. Em troca da liberdade perdida, foi preciso providenciar algumas compensações para tornar os ambientes mais atrativos e saudáveis.

"A escolha de produtos feitos com materiais adequados para realmente combater o estresse dos gatos é de suma importância para garantir sua saúde e qualidade de vida", diz Cláudio Barbosa Menezes, designer de produtos e fundador da Cat Design, marca mineira especializada em produtos sustentáveis para gatos. Para arrancar os bichanos do tédio e da tristeza, as moradias passaram a ser "gatificadas". O termo um tanto quanto estranho indica que brinquedos e objetos foram feitos para atender às necessidades dos felinos. Na casa da maquiadora e designer de moda Rosângela Sant'Ana, os gatinhos Elvis, Nina, Kyra, Malu e Mel, todos sem raça definida, são os donos do pedaço e adoraram a novidade. "Foi um sucesso", diz Rosângela.

A gatinha Lady Gaga é filha única e, como sua homônima famosa, é cheia de energia. Para dar conta do recado, a professora Júlia Rocha investiu na mudança do espaço:
A gatinha Lady Gaga é filha única e, como sua homônima famosa, é cheia de energia. Para dar conta do recado, a professora Júlia Rocha investiu na mudança do espaço: "Ela ficou visivelmente mais tranquila e feliz. E eu também!" (foto: Eduardo Rocha/RP Produções Fotográficas/Divulgação)
Alguns sintomas de que os bichanos não estão nada satisfeitos são comportamentos compulsivos como lambeduras em excesso, falta de apetite e miados que mais se assemelham a lamentos. Com mais opções para se exercitar e interagir com o ambiente, seus sentidos voltam a ser estimulados, fortalecendo músculos e ossos e exercitando a sua memória. Influenciando diretamente em seu desenvolvimento cognitivo e social, e favorecendo a interação com pessoas e outros animais. "Estudando sobre a fisiologia e comportamento dos gatos, descobri muito sobre seus hábitos e necessidades e os adaptei aos produtos que fabricamos", diz Cláudio.

Assim surgiram arranhadores feitos de papelão, em vários formatos, com alta resistência mecânica no contato, mas sem lesionar as garras dos bichanos. Plataformas aéreas, protetores de sofá, tocas e camas são feitos para garantir o equilíbrio térmico corporal dos pets e acionar sua musculatura de salto. "Depois que comprei os arranhadores, observei que os meus gatinhos ficaram muito mais calmos e relaxados", diz a micropigmentadora de sobrancelhas Fernanda Jacob. Para agradar Misty, Suzie, Yoshi e Lizzie, também sem raça definida, ela não economiza nos mimos. E são várias as possibilidades. Carnívoros natos, os bichanos apreciam sair à caça de petiscos que podem ser escondidos em brinquedos interativos, além de amarem variar o cardápio com iguarias como patês. Caçadores de emboscada, gostam mesmo é de ficar à espreita de presas para dar aquele bote certeiro. Na falta delas, vale usar o tradicional brinquedo de vara que os estimula a se movimentar sem que fiquem frustrados por não alcançar o seu objetivo, o que normalmente ocorre quando a caneta com ponteira a laser é utilizada. Sem falar no risco de provocar algum dano aos olhos do animal. Para tornar o ambiente mais atrativo para os bichanos, vale abusar da imaginação.

A arquiteta Isabella Bossi aposta no enriquecimento ambiental para que Bresson (na foto), Zara, Mãezinha e Lambão não se arrisquem em fugas:
A arquiteta Isabella Bossi aposta no enriquecimento ambiental para que Bresson (na foto), Zara, Mãezinha e Lambão não se arrisquem em fugas: "Uso brinquedos, caminhas, arranhadores, entre outros produtos para distraí-los" (foto: Pádua de Carvalho/Encontro)
Mas antes de comprar um brinquedo ou produto para o seu gato, considere qual seria mais indicado para sua idade, porte, nível de energia e, é claro, o mais seguro. Exigentes como eles só, acabam se entediando com brinquedos a que tem livre acesso. Por isso, a dica é variar a brincadeira ao longo da semana. A arquiteta Isabella Bossi sofreu o trauma da perda de sua primeira gatinha após ela ter fugido e ter sido atropelada. Morando em casa, reforçou a segurança com telas até nos muros do quintal para que Bresson, Zara, Mãezinha e Lambão, todos sem raça definida, não se arrisquem. "À partir daí, passei a me preocupar com rotas de fuga e com brinquedos, caminhas, arranhadores, entre outros produtos para distraí-los. Está dando certo", diz.

Nas janelas das casas, parapeitos maiores possibilitam que os gatos se distraiam observando a rua e tomem aquele gostoso banho de sol. Eles também curtem brincar com fontes de água, ideais para estimulá-los a se hidratar e prevenir doenças do trato urinário. A gatinha SRD Lady Gaga é filha única e, como sua homônima famosa, é cheia de energia e está sempre atrás de agito. Para dar conta do recado, a professora Júlia Rocha apostou em circuitos aéreos, plataformas, túneis, arranhadores, comedouro elevado entre outros agrados para a bichana. "Ela ficou visivelmente mais tranquila e feliz. E eu também!", diz.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade