Publicidade

Estado de Minas PERFIL

Conheça o escritor Louis Burlamaqui, novo colunista de Encontro

Ele passa a assinar um artigo mensal na revista, onde vai tratar de cultura organizacional e o universo das relações humanas


postado em 19/07/2022 22:31

(foto: Pádua de Carvalho/Encontro)
(foto: Pádua de Carvalho/Encontro)
O mundo anda muito complexo. As certezas parecem ter esfarelado. Com isso, vem a angústia durante a busca por um sentido, um propósito. A reboque da pandemia da Covid-19, veio também o desejo de mudança. Não é difícil encontrar pessoas que deram uma guinada em suas carreiras profissionais, por exemplo. É neste mar agitado e sob névoa intensa que Louis Burlamaqui pretende ser uma espécie de farol para as pessoas. O belo-horizontino, especialista em cultura organizacional, é o mais novo colunista de Encontro. Todo mês ele irá propor e abordar temas que fazem parte da vida de inúmeras pessoas, seja no mundo corporativo ou fora dele.

O título da coluna já sugere uma luz no fim do túnel: "Pense diferente". "Vamos mostrar como podemos lidar com relacionamentos e as decisões que temos de tomar na vida, mas de maneira leve e disruptiva", afirma Louis, que acumula funções como educador, pesquisador, músico, escritor, mentor, consultor, empresário e palestrante. Contudo, o carro chefe da sua carreira é mesmo o trabalho que desenvolve nas organizações. A fonte de seu estudo e de conhecimento é a própria trajetória em mais de 30 anos atuando em cerca de 300 empresas Brasil afora.

De acordo com Louis, sua experiência é forjada em organizações dos mais diferentes segmentos, o que gera um campo valioso e prático de estudo. Entre as principais demandas corporativas estão: mudar a cultura interna, transformar a cabeça dos líderes, engajar as pessoas e melhorar a saúde emocional da equipe. Aliás, para este último objetivo, Louis já nos dá uma dica: "As pessoas ficam buscando o equilíbrio, mas é o desequilíbrio que faz parte da nossa realidade", diz. E nessa caminhada, quando não se encontra a estabilidade, vêm as frustrações, que podem trazer consequências para a saúde mental. "Vejo muita gente angustiada, deprimida. Nunca tivemos tantos problemas emocionais. Temos de aprender a viver em desequilíbrio", afirma o especialista.

"Temos de aprender a viver em desequilíbrio"

Louis Burlamaqui

Ele também se intitula como especialista em coisas complexas. "Sou um bom tradutor da complexidade", diz Louis, que aponta o cenário atual de fragilidade e instabilidade do planeta. "O mundo está todo interligado. É difícil ter uma relação de causa e efeito clara dos problemas e isso acaba afetando também as pessoas que fazem as organizações."

Louis comanda também, há 13 anos, a coluna "Pense diferente" na rádio CDL-FM. Escreveu cinco livros: "A cor da cultura organizacional: A história de uma fantástica jornada de transformação humana e empresarial (2021)"; "Liderança Fluida: Construindo ambientes onde vale a pena viver e produzir em alta performance (2020)"; "Flua: Pare de brigar com você e traga de volta seu alinhamento - um guia das competências emocionais (2018)"; "A Arte de Fazer Escolhas: Insights e contos baseados em princípios quânticos para manifestar o seu poder pessoal (2019)"; "Domínio Emocional em uma era exponencial: como controlar suas ações e reações e abrir-se a uma vida extraordinária (2018)". Os últimos três, best sellers.

Outros lançamentos estão no radar. Em breve, ele planeja lançar uma série de oito livros de bolso sobre as chamadas soft skills, termo em inglês que representa habilidades comportamentais que interferem, e muito, nos relacionamentos no ambiente corporativo.

Agora, na Encontro, Louis quer ajudar mais pessoas a enfrentarem seus dilemas diários. Aos 54 anos, ele lembra que foi um filme que o inspirou a trabalhar na área de gestão de pessoas, o sucesso protagonizado por Robin Williams "Sociedade dos Poetas Mortos ", de 1989. Então, agora é com você: "Capitão, meu capitão".

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade