Estado de Minas CARROS ELETRIFICADOS

Chevrolet Spark e Leapmotor C10 chegam para acirrar disputa elétrica

Modelos da GM e da Stellantis buscam enfrentar avanço chinês no Brasil, com preços de entrada e aposta em autonomia estendida


postado em 25/08/2025 08:51 / atualizado em 25/08/2025 09:21

A Chevrolet lança em agosto o EUV Spark: ele roda 258 quilômetros com uma carga completa no intenso ciclo do Inmetro e precisa de apenas 35 minutos para energizar a bateria de 30% a 80% em rede contínua, segundo a montadora (foto: Divulgação)
A Chevrolet lança em agosto o EUV Spark: ele roda 258 quilômetros com uma carga completa no intenso ciclo do Inmetro e precisa de apenas 35 minutos para energizar a bateria de 30% a 80% em rede contínua, segundo a montadora (foto: Divulgação)
A venda de carros eletrificados no Brasil (principalmente chineses) continua em curva ascendente, apesar dos inúmeros apelos e contestações de setores da indústria, que alegam concorrência desleal. No ranking dos 100% elétricos (BEV) junho fechou com a liderança do BYD Dolphin (1.913), seguido pelo BYD Dolphin GS/Plus (1.490), BYD Yuan Pro/Plus (743), Volvo EX30 (332) e BYD Seal (322).

 

Após cobranças de medidas protecionistas, como antecipação das tarifas (impostos) de importação para 35%, parece que os contestadores enxergaram que ficar apenas reclamando não leva a lugar nenhum e resolveram agir para, de fato, enfrentar a concorrência com os chineses e correr atrás do tempo perdido.

 

Segundo a Chevrolet, o Spark é %u201Ccapaz de acelerar de 0 a 100 km/h na casa dos 11s%u201D (foto: Divulgação)
Segundo a Chevrolet, o Spark é %u201Ccapaz de acelerar de 0 a 100 km/h na casa dos 11s%u201D (foto: Divulgação)
Neste mês de agosto a Chevrolet inicia vendas do Spark, um EUV (veículo elétrico urbano) compacto (com dimensões próximas ao do Fiat Pulse), que chega para concorrer diretamente com os modelos elétricos de entrada, BYD Dolphin Mini, BYD Dolphin e GMW Ora, principalmente.

 

O material de divulgação da Chevrolet sobre o Spark apresenta dados apenas superficiais do sem dúvida charmoso SUV. Ressalta o “design boxy”, de linhas quadradas, que lembra o Jeep Renegade, fala do motor elétrico de 180 Nm de torque, menciona “um pacote de equipamentos recheado de recursos para os padrões da categoria”. Relata como uma das inovações o “Assistente de Cruzeiro em Curva, que atua no volante para corrigir trajetórias e ajustar a velocidade do veículo”. Informa também como “destaque o freio de estacionamento eletrônico, câmera 360, banco do motorista com regulagem por botão e retrovisores laterais com rebatimento elétrico.”

 

Preço sugerido de lançamento do automóvel é e R$ 160 mil(foto: Divulgação)
Preço sugerido de lançamento do automóvel é e R$ 160 mil (foto: Divulgação)
O Spark, segundo a Chevrolet, é “capaz de acelerar de 0 a 100 km/h na casa dos 11s, roda 258 quilômetros com uma carga completa no intenso ciclo do Inmetro e precisa de apenas 35 minutos para energizar a bateria de 30% a 80% em rede contínua (DC 50Kw)”.

 

O release de apresentação do Chevrolet Spark não menciona, por exemplo, que o Spark é produzido na China pela SAIC-GM-Wulling (SGMW), um joint venture entre a SAIC Motor, General Motors e Wulling Motors. Na China o nome do modelo é Baojun Yep Plus. A marca Baojun é da própria SAIC-GM-Wulling. Procurada por nossa reportagem, a Chevrolet disse que só irá informar os dados técnicos detalhados do Spark “após o lançamento”- a pré-venda já começou - e não informou, entre outras questões, qual é a garantia oferecida para a bateria do Spark. Será de 8 mil km, como é a dos concorrentes? O Spark tem tração dianteira e seu preço sugerido de lançamento é R$ 160 mil.

 

Autonomia estendida

 

Da Stellantis, o C10 traz a marca Leapmotor: o SUV médio não será vendido apenas em versão elétrica, mas também na versão com extensor de autonomia, chamada REEV (Range Extended Electric Vehicle) que tem autonomia de quase 1 mil km(foto: Divulgação)
Da Stellantis, o C10 traz a marca Leapmotor: o SUV médio não será vendido apenas em versão elétrica, mas também na versão com extensor de autonomia, chamada REEV (Range Extended Electric Vehicle) que tem autonomia de quase 1 mil km (foto: Divulgação)
A Stellantis, que também corre atrás de concorrentes eletrificados para fazer frente ao crescimento das marcas chinesas, anunciou para este ano a importação de um SUV (também chinês) com a marca Leapmotor.

O seu primeiro carro, o SUV médio C10 não será vendido apenas em versão elétrica, mas também na versão com extensor de autonomia, chamada REEV (Range Extended Electric Vehicle), que possibilita rodar quase 1.000 quilômetros sem necessidade de reabastecimento, ou recarga.

 

REEV é a sigla em inglês para ‘veículo elétrico de autonomia estendida’, o que consiste em ter um motor a combustão (neste caso, a gasolina) gerando energia para o motor elétrico, que é o único responsável por mover esta versão do Leapmotor C10. Ou seja o motor a combustão funciona basicamente como um carregador da bateria elétrica.

 

%u201CO C10 REEV será lançado no Brasil e no Chile em 2025, junto de sua versão BEV exclusivamente elétrica%u201D, informou Fernando Varela, vice-presidente da Leapmotor para a América do Sul(foto: Divulgação)
%u201CO C10 REEV será lançado no Brasil e no Chile em 2025, junto de sua versão BEV exclusivamente elétrica%u201D, informou Fernando Varela, vice-presidente da Leapmotor para a América do Sul (foto: Divulgação)
Carros elétricos com extensor de autonomia aproveitam sempre a força imediata do motor elétrico, com a diferença que podem ser usados como elétricos no uso cotidiano e recorrer ao motor a gasolina quando for necessário ter mais autonomia, como em viagens. A diferença para os híbridos está no fato do motor a combustão nunca acionar as rodas e trabalhar sempre em seu regime de funcionamento mais eficiente.

 

O motor a combustão nessa versão do C10 da Leapmotor tem 1.5 litros a gasolina com potência de 85 cv, usado apenas para gerar energia elétrica para o motor elétrico traseiro de 215 cv e 32,6 kgfm, o único que traciona o carro. O que sobra é armazenado na bateria de 28,4 kWh. Sozinha, sua autonomia é de 145 quilômetros (WLTP), sem que o motor a gasolina entre em operação. Com o extensor a autonomia aumenta para 970 km.

 

“O C10 REEV será lançado no Brasil e no Chile em 2025, junto de sua versão BEV exclusivamente elétrica”, informou Fernando Varela, vice-presidente da Leapmotor para a América do Sul.

 

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