Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Estresse e cobranças são gatilhos da ansiedade

Esses fatores também são risco para a temida depressão


postado em 18/09/2018 10:57 / atualizado em 18/09/2018 11:07

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Você sabe o que é o Setembro Amarelo? Criada em 2014 no Brasil, a campanha serve de alerta para os problemas decorrentes do transtorno depressivo maior. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão afeta 322 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, cerca de 6% da população sofre com esse mal. "A ansiedade e a depressão são quadros emocionais que podem estar correlacionados", explica a psicóloga Aline Melo, da São Cristóvão Saúde, de São Paulo (SP).

A especialista lembra que a depressão se caracteriza por uma tristeza duradoura, que pode vir acompanhada de desanimo e autoestima baixa, falta de energia, entre outros sintomas. Já a ansiedade está associada a uma sensação de medo ou angústia constante sobre o futuro. "Essa sensação é considerada patológica quando começa a atrapalhar a rotina do indivíduo", comenta a psicóloga.

Se a ansiedade não for tratada, há grande probabilidade de, além de gerar desgaste emocional recorrente, ser gatilho para o desenvolvimento de outras doenças, levando até mesmo à depressão. "A ansiedade pode estar associada a compulsões, pânico, comportamentos obsessivos, entre outros aspectos. Por isso a necessidade de reconhecê-la, compreendê-la e tratá-la de maneira adequada", orienta Aline Melo.

Quanto aos fatores mais comuns que podem desencadear o transtorno depressivo ou a ansiedade estão as condições genéticas, disfunções físicas, além de traumas, estresse e perdas. Também o uso de álcool e drogas contribui para o aparecimento de tal patologia. "Para tratar as doenças é preciso de um cuidado especializado, sendo de grande importância a avaliação de um médico psiquiatra e de um psicólogo, visando o direcionamento adequado. O uso de medicações e psicoterapia podem ser necessários", afirma a especialista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade