Publicidade

Estado de Minas PROTEÇÃO

Anvisa aprova nova vacina contra a gripe

Imunizante é destinado ao público da terceira idade


postado em 17/10/2018 12:48 / atualizado em 17/10/2018 12:56

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Você tem mais de 60 anos? Então saiba que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de aprovar uma nova vacina contra a gripe, produzida pela empresa farmacêutica francesa Sanofi Pasteur, que é direcionada exclusivamente para os idosos. Segundo a empresa, nos testes realizados com voluntários da terceira idade, o imunizante obteve 24,2% de eficácia na proteção contra o vírus Influenza em comparação com a vacina trivalente usada atualmente no Brasil.

Esse imunizante para idosos foi lançado nos Estados Unidos em 2010 e, desde então, já foi aplicado em mais de 67 milhões de idosos, conforme a Sanofi Pasteur. "O Brasil tem uma população idosa crescente que precisa se proteger contra a gripe. O cuidado com esse grupo, especialmente para Influenza, é uma necessidade notada há algum tempo e agora muitos serão beneficiados", comenta Hubert Guarino, diretor geral da farmacêutica, em comunicado enviado à imprensa.

Adultos a partir de 60 anos costumam ser mais vulneráveis às complicações associadas ao vírus da gripe, especialmente a pneumonia, sendo que infecções causadas pelo Influenza estão relacionadas a seis das 10 principais causas de hospitalização nessa faixa etária. Para quem tem doenças crônicas, como diabetes, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asma ou problemas cardíacos, o risco é ainda maior.

Além disso, a resposta dos anticorpos no organismo dos idosos também é mais baixa do que em jovens adultos.

Vale lembrar que a vacina trivalente protege contra os seguintes tipos do vírus Influenza: A H1N1; A H3N2; e Influenza B. Ela segue as recomendações anuais da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade