Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Melatonina ajuda a evitar câncer de mama

Hormônio do sono atua na vascularização do tumor


postado em 19/10/2018 09:29 / atualizado em 19/10/2018 09:50

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil, com mais de 10 mil vítimas todos os anos, devido ao diagnóstico tardio da doença. Por isso a campanha Outubro Rosa é tão importante, ajudando a conscientizar o público feminino na feitura do autoexame e na realização de mamografia.

O que pode ajudar também é o hormônio melatonina, que ajuda na regulação do sono. Um estudo realizado pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), em parceria com o hospital Henry Ford, de Detroit, nos Estadfos Unidos, descobriu que essa substância tem potencial de retardar o crescimento dos tumores nas mamas. Essa capacidade se deve ao papel da melatonina no controle da formação de novos vasos sanguíneos ( denomina), a partir da vascularização já existente no tumor.

Como lembra a especialista em sono Renata Federighi, consultora da Duoflex, a melatonina é produzida naturalmente em resposta à escuridão, sendo uma controladora do sono. "Esse hormônio é responsável por avisar o nosso organismo que está na hora de dormir. É fundamental que os indivíduos durmam sem a interferência da luz para não atrapalhar sua produção e prejudicar a saúde", comenta a especialista.

Embora a necessidade de horas dormidas seja uma característica individual para que haja um reparo correto das funções do organismo, a recomendação é que o descanso seja de sete a oito horas diárias. "Dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico. Durante a noite, as células precisam repousar completamente para não perder a eficiência e sofrer mutações, que podem ser as causas para o aparecimento de um câncer. As poucas horas de sono também prejudicam o sistema imunológico e favorecem quadros inflamatórios, deixando o corpo mais vulnerável a tumores", diz Renata Federighi.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade