Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Muitas doenças alteram a urina

O xixi pode ser um sinal de que algo não está bem


postado em 25/10/2018 15:40 / atualizado em 25/10/2018 15:12

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

O corpo sempre dá sinais quando algo não está bem. Tosse, vermelhidão, olhos amarelados e unhas quebradiças são alguns deles. Outras forma do organismo indicar a presença de alguma doença é por meio da tonalidade da urina.

De acordo com uma matéria publicada pela revista americana Women's Health, especializada no mundo fitness, o líquido resultante da filtragem do sangue e das impurezas deve ter um tom amarelo claro quando a pessoa está com a saúde em dia.

Abaixo, a publicação cita alterações da urina que merecem atenção:

Falta de água
A hidratação – ou a falta dela – pode aparecer no xixi, por meio de uma cor mais amarelada e escura. Portanto, de acordo com a Women's Health, o consumo regular de água faz diferença para a quantidade e a tonalidade do líquido. A ingestão excessiva de café, por exemplo, por ter cafeína, promove naturalmente a desidratação do corpo, o que leva a pessoa a desejar mais água – disponível também em alguns alimentos. A desidratação também acontece quando se come produtos muito salgados.

Infeção urinária
Caso o organismo tenha sido infectado por um vírus ou bactéria, o primeiro sinal de que algo não está bem surge na urina. Se um micro-organismo se instalar na uretra, na bexiga ou nos rins, é provável que um dos sintomas seja a alteração do zizi, que fica mais opaco, informa a Women's Health. Neste caso, um médico precisa ser consultado.

Doenças sexualmente transmissíveis
Infeções como a gonorreia ou a clamídia, cujo os primeiros sinais passam pelas alterações na urina, podem ajudar a prevenir situações futuras e graves, como lesões na uretra, provocadas por doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Pedras nos rins
Os cálculos renais, ou "pedras nos rins" costumam causar dores angustiantes nos pacientes. A formação dos "cristais" costuma ser identificada a partir da urina, que muda a tonalidade (fica mais intensa) e a espessura e pode até vir acompanhado de sangue.

Diabetes
A doença metabólica ligada à quantidade de glicose disponível no sangue também está relacionada à urina. Diabéticos podem apresentar o xixi com uma tonalidade diferente da normal, segundo a revista especializada.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade