Publicidade

Estado de Minas PESQUISA

Descoberta forma de bloquear a asma alérgica

Estudo importante foi realizado na USP


postado em 21/11/2018 10:24 / atualizado em 21/11/2018 10:38

(foto: Lifehack.org/Reprodução)
(foto: Lifehack.org/Reprodução)

Um estudo feito por pesquisadores brasileiros conseguiu impedir a continuidade da asma alérgica. No teste de laboratório foi ampliada a quantidade de uma determinada proteína que bloqueou os linfócitos T CD4 – responsáveis pela produção de citocina, que desencadeia os eventos que resultam no início e na progressão da doença respiratória.

Agora que se sabe como a doença pode ser interrompida em cultura de células e em animais, abre-se um caminho de investigação para desenvolver um medicamento que controle a expressão de tal proteína em humanos.

A pesquisa foi realizada no Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias da USP e os resultados foram publicados no periódico científico Journal of Allergy and Clinical Immunology.

"O que atualmente se administra em pessoas com alergia ou asma brônquica são medicamentos como anti-histamínicos, broncodilatadores e corticoides, que inibem sintomas da doença, além de inibir a resposta celular, incluindo a dos linfócitos TH2", comenta o professor João Santana da Silva, coordenador do estudo, em entrevista para o Jornal da USP.

As células TH2 levam à produção de substâncias responsáveis pelos sintomas. Por isso o tratamento atual é direcionado à redução das corizas, da dificuldade de respirar, entre outros. "O que nós descobrimos é que se forem bloqueados outros linfócitos T, os TH9, a doença vai ter uma resolução efetiva, bloqueando inclusive a produção de substâncias que causam os sintomas", afirma o professor.

Para chegar aos resultados, os pesquisadores fizeram experimentos com cultura de células humanas e de camundongos.

(com Jornal da USP)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade