Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Descubra mitos e verdades sobre alimentos e diabetes

Será que tomar chá ajuda no controle dessa doença?


postado em 05/11/2018 08:27 / atualizado em 05/11/2018 08:43

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Um dos problemas metabólicos mais comuns no mundo, o diabetes ainda é cercado de dúvidas, especialmente em relação aos alimentos "proibidos" e às "receitas milagrosas" que prometem controlar a doença. Por exemplo, algumas pessoas acreditam que chá, café e canela podem ajudar no tratamento da condição. Será verdade?

"É fato que a dieta é parte fundamental no controle do diabetes, mas é necessário estar atento para não cair em armadilhas e colocar a saúde em risco. Informação é o principal meio para desmistificar alimentos ditos milagrosos", comenta o endocrinologista Fernando Valente, da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

Para ajudar os pacientes, o médico esclarece alguns mitos e verdades sobre a relação entre a alimentação e o diabetes:

Quem tem diabetes deve evitar as frutas
Mito. Apesar de ricas em carboidratos, são alternativas saudáveis e podem ser consumidas em porções controladas. "Prefira as mais fibrosas, como maçã, pera, limão e laranja. As com alto índice de gordura, como o abacate, também terão menor índice glicêmico e o carboidrato será absorvido lentamente", orienta o especialista. Ele lembra que as frutas contêm açúcar (frutose) e, quando consumidas em excesso, podem contribuir para o descontrole glicêmico. Por isso, a recomendação é de no máximo quatro porções diárias.

Produtos dietéticos devem ser consumidos com moderação
Verdade. Ainda que isentos do açúcar, produtos dietéticos nem sempre são mais saudáveis e podem, inclusive, ter mais calorias do que o alimento convencional, como é o caso do chocolate diet. "Isso ocorre justamente para que seja mais palatável, mas pode representar risco para a saúde da pessoa com diabetes, que é mais propenso a doenças metabólicas, como colesterol alto", alerta Fernando Valente.

Mel está totalmente liberado
Mito. Apesar de natural, o mel tem alto teor de frutose e glicose e, logo, sua ingestão deve ser controlada e compensada dentro de uma dieta balanceada, orienta o endocrinologista. "Mesmo com índice glicêmico menor que o açúcar refinado, ainda pode causar alterações na glicemia e prejudicar o controle do diabetes".

Bebida alcoólica é permitida se não houver exagero
Verdade. "Ela não está totalmente proibida, mas é preciso ter cuidado, já que ela aumenta o risco de hipoglicemia, especialmente nos pacientes que usam insulina ou medicamentos que estimulam a produção do hormônio", informa o médico. A Associação Americana de Diabetes recomenda o consumo diário máximo de uma dose para mulheres diabéticas e duas doses para homens diabéticos – a dose equivale a 360 ml de cerveja, 150 ml de vinho ou 45 ml de destilado.

Chá ajuda a controlar o diabetes?
Verdade. Chás, assim como café e canela, possuem propriedades antioxidantes e apresentam bons resultados na redução da glicemia, porém não há estudos científicos suficientes que evidenciem e garantam a eficácia de chás e plantas medicinais, de acordo com Fernando Valente. "Em geral, chá faz bem para a saúde e podem ser incluídos na dieta. Contudo, apesar de diminuir fatores que agravam o diabetes, não têm efeitos curativos", diz ele.

Forma de preparo afeta o índice glicêmico
Verdade. "O preparo e o acompanhamento influenciam no índice glicêmico do alimento. Por exemplo, o suco de laranja tem uma taxa maior do que a própria fruta, já que é consumida sem o bagaço, rico em fibras". Uma dica para os diabéticos é sempre incluir proteína ou gordura na refeição, pois ajudam a retardar a absorção dos carboidratos.

Doces estão proibidos
Mito. "Tal como as frutas, os doces podem ser consumidos com moderação. Porém, ainda precisam de maior atenção, uma vez que não apresentam quantidade considerável de fibras em sua composição. O excesso de glicose no sangue pode acarretar na oxidação excessiva de órgãos, sobretudo vasos sanguíneos, causando lesões renais e oculares, por exemplo", alerta o médico. O ideal é consultar um nutricionista para analisar a melhor forma de incluir doce na dieta.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade