Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Medicina ortomolecular ajuda contra cisto no ovário

Especialista fala sobre esse tratamento alternativo


postado em 01/11/2018 12:40 / atualizado em 01/11/2018 11:43

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

O cisto no ovário ocorre quando uma bolsa cheia de líquido se forma dentro ou ao redor do órgão reprodutor, podendo provocar dor na região pélvica, atraso na menstruação ou dificuldade para engravidar. A estimativa é de que esse problema acomete de 20% a 30% das mulheres.

Existem diferentes tipos de cistos ovarianos. Os chamados funcionais, normalmente, não causam grandes problemas e podem desaparecer até mesmo sem tratamento. Mas, existem outros mais perigosos como o cisto dermóide e o endometrioma.

Para esses casos, muitos médicos recomendam o uso de pílulas anticoncepcionais que prometem eliminar o problema. Neste caso, a medicação pode provocar uma série de complicações como osteoporose, trombose e outras doenças, além de poder levar até à infertilidade.

Uma opção para evitar efeitos colaterais mais graves é a busca por tratamentos alternativos, como a prática ortomolecular. Ela promete corrigir maus hábitos, limpar o corpo dos excessos contidos nele, além de adicionar vitaminas, minerais e hormônios quando necessário.

Segundo nutrólogo bioortomolecular J. Bussade, ao iniciar esse tratamento alternativo, a mulher deve fazer uma "detox" geral de parasitas e metais, o que pode ser feito pela ingestão de tinturas naturais como coentro, própolis, espinheira santa, uncaria tomentosa (unha-de-gato) e erva-de-são-joão. Posteriormente, é preciso realizar uma desintoxicação intestinal, sempre complementando com probióticos (bactérias benéficas).

O orienta as mulheres a usarem progesterona bioidêntica, que é produzida pelo corpo feminino, e solução de lugol, que é utilizada para melhorar o desenvolvimento do metabolismo. "A prática ortomolecular faz com que a mulher não corra os riscos que o uso da pílula anticoncepcional traz. Também pode ajudar a eliminar a necessidade de uma cirurgia para resolver o problema do cisto no ovário", comenta Bussade.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade