Publicidade

Estado de Minas ALERTA

Coqueluche pode causar Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

Doença causa por bactéria é altamente contagiosa


postado em 13/12/2018 10:49 / atualizado em 13/12/2018 10:54

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

Nem todos sabem, mas a coqueluche, doença contagiosa que afeta o sistema respiratório e é causada pela bactéria Bordetella pertussis, pode agravar os sintomas da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Essa associação foi confirmada por um estudo americano publicado na revista científica Allergy.

Os sintomas da coqueluche incluem tosse intensa (incluindo chiado) e febre, podendo gerar complicações graves, incluindo óbitos.

Normalmente, DPOC é associada a fatores como tabagismo e poluição ambiental. Porém, também pode ser resultado da coqueluche, que tem alto poder de transmissão – ocorre por meio de gotículas eliminadas em momentos de tosse, espirro, ou simplesmente pela fala.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), quem sofre de algum comprometimento pulmonar, como asma e DPOC, pode desenvolver complicações graves em casos de infecção pela bactéria Bordetella pertussis, levando até à morte. Na Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, por exemplo, é comum o agravamento dos sintomas e a incidência de pneumonia, entre outras doenças, alerta a SBIm em texto publicado em seu site oficial.

Prevenção

Para evitar os danos causados pela coqueluche, a vacinação é o principal meio de prevenção. Segundo o Ministério da Saúde, crianças de até 6 anos, 11 meses e 29 dias devem ser vacinadas contra a doença causada pela bactéria Bordetella. O Sistema Único de Saúde (SUS) também oferece vacina específica para gestantes e profissionais de saúde que atuam em maternidades e em unidades de internação neonatal.

Tratamento

O primeiro passo é procurar um médico assim que desconfiar dos sintomas, especialmente tosse intensa associada ao ruído parecido com chiado. Após o devido diagnóstico, a doença é tratada com antibióticos.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade