Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Um protetor solar não passa em teste do Instituto Proteste

Confira a classificação e os melhores produtos


postado em 24/12/2018 09:40 / atualizado em 26/12/2018 08:51

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Todo mundo sabe que é preciso tomar Sol (antes das 9h e depois das 16h) para que o organismo possa sintetizar a vitamina D. Porém, a exposição excessiva aos raios solares, ainda mais sem a devida proteção, pode causar o câncer de não melanoma, que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. De qualquer forma, é preciso saber escolher o protetor solar, para não sofrer os danos das radiações UVA e UVB.

O Instituto Proteste, de defesa do consumidor, testou 15 protetores solares corporais para entender o melhor custo-benefício. Segundo o Proteste, em comunicado enviado à imprensa, um dos critérios analisados em laboratório foi o fator de proteção solar (FPS), para saber se o que está sendo oferecido realmente funciona. "Além disso, foi analisada a capacidade dos filtros em proteger o consumidor contra os raios UVA. O teste da Proteste contou ainda com o auxílio de 30 voluntárias que, após receberem frascos devidamente camuflados para evitar a identificação da marca, utilizaram os protetores e avaliaram aroma, textura, absorção, tonalidade de pele após a aplicação e facilidade em espalhar", informa o instituto na nota.

Em relação ao fator FPS, todos os protetores analisados pelo Proteste declaram possuir FPS 30, e a maioria se saiu bem nesse quesito, de acordo com o instituto. Os destaques foram as marcas francesas L'Oreal e Vichy. Ambas foram consideradas as melhores do teste.

"A L'Oreal recebeu elogios das voluntárias participantes em relação ao aroma e à hidratação da pele, além de ter sido bem avaliada em quase todos os quesitos. A Vichy também demonstrou garantir proteção aos raios UVA e UVB e, segundo as voluntárias, deixou uma sensação de frescor na pele", diz a nota do instituto de defesa do consumidor.
Protege, mas nem tanto

O destaque negativo, conforme o Proteste, foi a marca Coppertone. "De acordo com o teste, esse produto possui FPS 24,4 – 18,7% a menos que o prometido no rótulo.  A lei prevê que o fator de proteção dos filtros solares não pode ser menor que 17% do valor indicado na embalagem. Além de enganar o consumidor, afeta o bolso porque ele acaba pagando mais por um produto com menos proteção", afirma o comunicado.

O Proteste verificou, ainda, a capacidade de proteção dos produtos contra os raios UVA, que deve ser um terço do FPS, isto é, se o FPS é 30, a proteção UVA deve ser de, no mínimo, 10. "Todas as marcas se saíram muito bem nesse quesito, porém, o Coppertone, apesar de estar dentro do que pede a legislação, ele protegeu menos a pele em comparação com os demais", informa o instituto.

Abaixo, a lista dos protetores na ordem de classificação do teste realizado:

  1. L'Oreal Protetor Solar Expertise Supreme FPS 30
  2. Vichy Protetor Solar Ideal Soleil Hydrasoft FPS 30
  3. La Roche-Posay Anthelios XL-Protect FPS 30
  4. Natura Protetor Solar FPS 30
  5. Nívea Protetor Solar FPS 30
  6. Episol Protetor Solar Oil Free FPS 30
  7. Nívea Protetor Solar Facial FPS 60
  8. Cenoura&Bronze Protetor Solar FPS 30
  9. Cenoura&Bronze Protetor Solar Facial FPS 50
  10. Natura Protetor Solar Facial FPS 60/20 FPS UVA
  11. O Boticário Protetor Solar Facial FPS 50
  12. Cetaphil Protetor Solar Facial FPS 50 + UVA 28
  13. Roc Minesol Protetor Solar Facial FPS 60
  14. Sunmax Protetor Solar Facial FPS 55
  15. Coppertone Protetor Solar Ultraguard Loção FPS 30

O proteste ainda dá dicas para escolher adequadamente seu protetor solar:

Verifique o filtro adequado para o seu tipo de pele. De maneira geral, produto em gel é indicado para a oleosa, já quem tem pele normal ou seca, deve optar por cremes ou loções. Além disso, quem tem pele muito clara, ou foi submetido a tratamento dermatológico, precisa escolher um FPS acima de 50

Prestar atenção na validade e armazenamento. Não use protetor vencido, pois ele pode ter perdido a eficácia. Mantenha o frasco em local seco e à temperatura ambiente. Logo, evite guardá-lo na geladeira ou no banheiro (local mais úmido da casa)

Avalie o fator de proteção. A associação enfatiza as recomendações da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), no sentido de que o consumidor deve priorizar produtos com fator de proteção solar (FPS) igual ou superior a 30, pois eles protegem melhor contra os raios UVB, capazes de provocar queimaduras, entre outros problemas. Filtros abaixo de 30 são liberados eventualmente apenas para pessoas com a pele negra

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade