Publicidade

Estado de Minas DÚVIDA

Paciente com câncer pode vacinar contra febre amarela?

Especialista esclarece essa dúvida que surge na época de maior risco de transmissão


postado em 09/01/2019 13:59 / atualizado em 09/01/2019 14:11

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

Com as chuvas e os dias mais quentes, aumenta a proliferação de mosquitos, incluindo os do gênero Haemagogus, que transmitem a febre amarela em áreas silvestres – a doença é transmitida pelo Aedes aegypti nos centros urbanos. Portanto, a vacinação é essencial, já que é a principal forma de prevenção desse problema de saúde.

A vacina contra a febre amarela é segura, no entanto, há restrições em casos de gestantes, idosos, crianças com menos de nove meses e pessoas que apresentem imunodeficiência. No caso específico de pacientes com câncer, a recomendação é que a vacina não seja tomada durante o período de tratamento.

De acordo com o oncologista Andrey Soares, do Centro Paulista de Oncologia, o paciente que está recebendo tratamento com quimioterapia, por estar com a imunidade fragilizada e com uma capacidade reduzida de produção de anticorpos, ao ser contaminado pelo vírus da febre amarela atenuado, corre mais riscos de apresentar efeitos colaterais. "Nesses casos, a vacinação só pode ocorrer três meses após a finalização do tratamento quimioterápico", orienta o especialista.

Em pessoas que estão fazendo imunoterapia e radioterapia, é recomendado também aguardar a conclusão do tratamento para receber a imunização. "Vale ressaltar que não há motivo para pânico. Cada situação é avaliada de acordo com a saúde do paciente e a região onde reside. É possível indicar outros mecanismos de proteção contra a doença. A transmissão da febre amarela se dá por meio da picada do mosquito contaminado. Por isso, pacientes em tratamento de câncer, assim como outros de grupos que não tenham recomendação de imunização, devem utilizar roupas adequadas que cubram maior parte da pele, repelente e considerar o uso de mosquiteiros na janela e/ou sobre a cama", recomenda o oncologista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade