Publicidade

Estado de Minas IMPORTANTE

Mamografia aumenta expectativa de vida, diz Sociedade Brasileira de Mastologia

Exame ajuda também mulheres com câncer de mama


postado em 04/02/2019 13:58 / atualizado em 04/02/2019 14:08

(foto: Breastlink/Reprodução)
(foto: Breastlink/Reprodução)

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), em comunicado enviado à imprensa, mulheres com câncer de mama que fazem mamografia periodicamente apresentaram redução de 60% na taxa de mortalidade – 10 anos após o diagnóstico – em comparação àquelas que não fazem o exame regularmente. A redução da mortalidade foi de 47% em 20 anos após o diagnóstico, usando a mesma base de comparação.

Aproveitando o Dia da Mamografia, celebrado na terça, dia 5 de fevereiro, a SBM chama a atenção das mulheres para a necessidade de fazer o exame com frequência, já que o rastreamento dá uma vantagem adicional na detecção precoce e propicia benefícios maiores, como terapias menos agressivas e menos mutiladoras.

"A diferença é atribuída à detecção precoce e ao tratamento em uma fase inicial da história natural do câncer de mama entre as mulheres que realizavam mamografia regularmente. Embora tenha sido dada muita atenção aos potenciais danos da participação de rastreamento mamográfico regular, pouca atenção foi dada aos danos de não participar do rastreamento regular", diz Antonio Frasson, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), no comunicado.

Segundo Frasson, o maior dano por não fazer a mamografia de forma regular é o aumento significativo do risco de morte, além de aumentar a possibilidade de a mulher ter um câncer de mama avançado, com necessidade de cirurgias mais extensas, com mais riscos e radioterapia e quimioterapia mais agressivas.

"Essas mulheres experimentam efeitos físicos e cognitivos adversos significativos e duradouros. Para cada morte por câncer de mama evitada pelo rastreamento mamográfico, uma mulher será poupada dos estágios terminais da doença e ganhará uma média de 16,5 anos de vida", afirma o presidente da SBM.

A entidade médica recomenda que a mamografia seja feita anualmente para as mulheres a partir dos 40 anos.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade