Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Reumatologista ajuda no tratamento da osteoporose

Muita gente associa a doença apenas ao ortopedista


postado em 22/02/2019 11:25 / atualizado em 26/02/2019 10:27

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

A osteoporose, doença relacionada ao enfraquecimento da massa óssea, costuma afetar principalmente as mulheres pós-menopausa, com idades entre 45 e 55 anos, devido ao declínio abrupto na produção do hormônio estrogênio – que, ao longo da vida reprodutiva da mulher, atua na formação, calcificação e manutenção dos ossos. De acordo com o Fundação Internacional de Osteoporose, a prevalência da doença no Brasil chega a cerca de 30% do público feminino acima de 45 anos e de até 16% em homens com mais de 65.

Esse problema também é mais frequente em quem não tem um hábito de vida saudável, ou seja, é sedentário, está abaixo do peso, tem baixa ingestão de cálcio e vitamina D, que fuma e consome bebida alcoólica em excesso, além de possuir familiares de primeiro grau com osteoporose. Medicações como glicocorticoides, anticoagulantes e anticonvulsivantes também podem desenvolver a condição.

"As principais medidas preventivas estão associadas a hábitos de vida saudáveis ao longo da vida, pois a massa óssea das mulheres, por exemplo, atinge seu pico por volta dos 30 anos", comenta a reumatologista Karina Bonfiglioli, da Sociedade Paulista de Reumatologia.

Também é recomendada a dieta rica em cálcio e vitamina D, prática de atividades físicas, além de evitar o tabagismo e alcoolismo. No caso das mulheres, é necessário realizar exame de densitometria óssea quando atingir a menopausa, uma vez que a doença é assintomática e precisa ser investigada quando existem fatores de risco.

Geralmente, as pessoas costumam procurar um ortopedista quando apresentam dor nos ossos, mas, de acordo com Karina, as doenças autoimunes, degenerativas e inflamatórias são tratadas pelo reumatologista.

A especialista alerta que as pessoas precisam ficar atentas à dor e à inflamação em mais de uma articulação, além de sintomas gerais como prostração, febre e perda de peso. "É importante ficar atento com os sinais de inflamação articular: aumento de volume, aumento da temperatura local, sensação de rigidez matinal e dor ao repouso", diz a reumatologista.

Os sintomas mais comuns da osteoporose incluem dor nas articulações (mãos, pés, joelho, tornozelos e cotovelos) e na coluna vertebral; dor difusa pelo corpo; e lesões por esforço repetitivo (tendinites e bursites).

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade