Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Sons acima de 85 decibéis já prejudicam a audição

Especialista fala dos perigos dos locais barulhentos


postado em 12/02/2019 11:24 / atualizado em 12/02/2019 11:20

(foto: Pexels)
(foto: Pexels)

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), sons acima de 55 dB (decibéis) já apresentam alguma forma de desconforto para a audição humana. Imagine, então, ficar dentro de uma boate ou bar com som alto e pessoas falando? Um estudo feito pela entidade Charity Action on Hearing Loss, do Reino Unido, revelou que em muitos estabelecimentos britânico o ruído atinge mais de 100 dB, o que já causa danos ao ouvido.

"Mesmo que por um curto tempo de exposição, o contato com níveis elevados de barulho, em vários ambientes frequentados no dia a dia, pode causar danos auditivos cada vez maiores, de forma contínua e elevada, ao longo da vida. Todo ruído acima de 85 decibéis é prejudicial à audição", comenta a fonoaudióloga Isabela Papera, da Telex Soluções Auditivas.

Portanto, é preciso ter cuidado ao escolher um lugar barulhento para fazer o happy hour, jantar com a família ou mesmo para se divertir. "O ideal é evitar ambientes extremamente barulhentos em nosso cotidiano, pois o ruído em demasia pode afetar as células ciliadas, que são os receptores sensoriais do sistema auditivo. Essas células, que morrem por causa do alto volume de decibéis, não se regeneram, causando a perda de audição, que pode ser cada vez mais severa, quanto maior for o número de vezes que a pessoa frequentar esses locais", explica a especialista.

Os efeitos da exposição ao barulho começam às vezes no mesmo dia e também com o aparecimento de zumbido, problema que afeta cerca de 28 milhões de pessoas em todo o mundo. Mas podem surgir também tontura, pressão nos ouvidos e dificuldade para ouvir. Essa sensação tende a passar naturalmente no decorrer de horas ou dias, mas se os sintomas persistirem é preciso consultar um médico otorrinolaringologista para avaliar se o dano auditivo é temporário ou definitivo, irreversível. Se tiver havido trauma acústico as consequências são ainda mais graves.

"Recomendo que ao primeiro incômodo para ouvir, se faça um exame chamado audiometria para detectar se há alguma lesão auditiva. A partir daí, é possível saber como proceder para evitar o agravamento da deficiência auditiva. Quanto mais cedo for detectada a perda auditiva, mais fácil será para tratá-la", diz a fonoaudióloga.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade