Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Dengue e sarampo têm sintomas parecidos, alerta especialista

Entretanto, existem peculiaridades que diferenciam as duas doenças graves


postado em 29/04/2019 16:27 / atualizado em 30/04/2019 15:55

Febre alta é um dos sintomas comuns à dengue e ao sarampo(foto: Pixabay)
Febre alta é um dos sintomas comuns à dengue e ao sarampo (foto: Pixabay)
A dengue tem causado preocupação extra nesse início de ano. Isso porque os casos registrados dispararam, em comparação ao mesmo período do ano passado, na maioria dos estados brasileiros.

Mas existe outro problema relacionado à doença causada pelo mosquito Aedes aegypti, pois seus sintomas podem ser confundidos com o do sarampo, que também é uma enfermidade grave.

Apesar de o Brasil ter um certificado de erradicação do sarampo concedido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), foram registrados mais de 10 mil casos da doença no território nacional, entre janeiro de 2018 e janeiro 2019, sendo mais de 90% no estado do Amazonas.

A dengue e o sarampo têm, entre os principais sintomas, febre acima de 38,5 ºC, dor de cabeça e manchas vermelhas espalhadas pelo corpo, o que pode causar confusão, sobretudo em uma tentativa de diagnóstico em casa.

Por isso, Gilmar Rodrigues, coordenador de Doenças e Agravos Transmissíveis da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, recomenda procurar ajuda médica assim que esses sintomas surgirem.

Segundo ele, existem características específicas do sarampo que auxiliam os médicos no diagnóstico inicial. "Além dos sintomas parecidos com a dengue, o sarampo provoca tosse, coriza (nariz escorrendo), conjuntivite e manchas brancas que aparecem na parte interna da boca, conhecidas como sinal de Koplik", esclarece o especialista à Agência Minas.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade