Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Desvendamos mitos sobre a vacina da gripe

Campanha de vacinação começa hoje em todo o Brasil


postado em 10/04/2019 10:35 / atualizado em 10/04/2019 14:27

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Começa no dia 10/04 a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Serão priorizadas as mulheres grávidas, puérperas (até 45 dias depois do parto) e as crianças entre 6 meses e 6 anos incompletos nesta primeira fase da vacinação. A decisão foi tomada tendo como base a recomendação da Organização Nacional de Saúde (OMS), que levou em consideração a vulnerabilidade deste grupo.

Trabalhadores da área da saúde, idosos, professores de escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medida socioeducativa, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e povos indígenas também fazem parte do público-alvo da campanha. Estes grupos poderão receber a vacina a partir do dia 22 de abril.

Ao todo, 152 centros de saúde de Belo Horizonte estarão disponíveis para vacinar a população apta a receber a dose, estimada em cerca de 870 mil pessoas. A meta da Prefeitura é atingir 90% deste grupo. Para desmentir alguns mitos relacionados à vacina da gripe, conversamos com o Dr. Rodrigo Farnetano, infectologista da Rede Mater Dei de Saúde, e com o Dr. Estevão Urbano, presidente da Sociedade Mineira de Infectologia.

Faz mal tomar mais de uma vacina no mesmo dia

Dr. Rodrigo Farnetano: "Não faz mal. Isso é mito. Você pode tomar mais de três vacinas em locais diferentes do corpo sem problema nenhum. Mas é importante sempre pedir para o responsável avaliar o local da vacina."

Quem está gripado não pode tomar a vacina

Dr. Estevão Urbano: "Não tem nenhum problema em uma pessoa gripada tomar a vacina, a não ser que ela esteja com febre alta e extremamente doente. Tirando isto, não tem problema algum."

A vacina causa uma gripe forte

Dr. Rodrigo Farnetano: "Não, a vacina não causa gripe pois ela é feita com o vírus inativado. Ou seja, é impossível ela causar doenças. O que pode ocorrer são reações vacinais que podem dar sintomas de febre e mal estar, dando a sensação de que a pessoa está gripada."  

A vacina contra a gripe também previne resfriados

Dr. Rodrigo Farnetano: "Mito. A vacina contra a gripe previne a infecção respiratória contra o vírus Influenza. Mas existem vários outros vírus que a vacina não protege e que podem causar quadros semelhantes."

Quem não está nos grupos de risco não precisa tomar a vacina

Dr. Estevão Urbano: "A gente prioriza os grupos de risco, mas toda e qualquer pessoa que puder se vacinar se beneficia da proteção contra uma eventual gripe e suas complicações."

Quem tomou ano passado não precisa tomar neste ano

Dr. Rodrigo Farnetano: "Mito. Como o vírus tem um alto potencial de mutação, a vacina do ano passado provavelmente não vai te proteger contra os vírus Influenza deste ano."

Pessoa alérgica a ovo não pode tomar vacina

Dr. Rodrigo Farnetano: "Isso está caindo por terra. A utilização de embriões de ovos no processo de fabricação das vacinas está sendo reduzida. Por isso, diversos pacientes que possuem essa alergia não estão sofrendo efeitos colaterais ao receberem a vacina."

Grávidas não podem tomar a vacina

Dr. Estevão Urbano: "As grávidas devem ser vacinadas e fazem parte do grupo de risco, porque a gripe costuma ser mais forte nestas pacientes." 

A gripe é mais comum durante o outono e inverno? 

Dr. Rodrigo Farnetano: "Isso é verdade. O clima frio leva a maior aglomeração de pessoas em ambientes fechados. Isso facilita a circulação de qualquer vírus respiratório entre as pessoas."

Pessoas com doenças crônicas não podem se vacinar?

Dr. Estevão Urbano: "Elas devem se vacinar, porque também fazem parte do grupo de risco. A vacina não vai trazer nenhum malefício a essas pessoas, pois ela é feita com o vírus inativado."

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade