Publicidade

Estado de Minas ALIMENTAÇÃO

Influência da acidez na qualidade e conservação de alimentos


postado em 28/03/2024 17:56

(foto: Unsplash)
(foto: Unsplash)
Você com certeza já ouviu que uma determinada fruta é "muito ácida". Embora isso seja perceptível pelo paladar, a verdade é que os valores de acidez em alimentos vão muito além do gosto que possuem.

Na química, o termo "pH" se refere a uma escala numérica usada para especificar a acidez de algo. Quanto mais baixo for esse número, maior a concentração ácida. Embora esse seja um conceito aprendido durante os estudos da ciência no ensino médio, ele continua aplicável em outros espaços.

A produção (e o consumo) de alimentos, por exemplo, pede resultados rigorosos quanto ao pH de um determinado produto. Quando os valores excedem o indicado, há problemas com o gosto. Da mesma forma, um pH baixo pode significar baixa conservação, o que tem impactos na segurança alimentar.

O ideal é saber exatamente o quão ácido um determinado alimento é, o que é possível a partir de um processo chamado de "titulação", proporcionado pelos "tituladores", ferramentas de alta tecnologia. Nesse texto, nós vamos explorar esses dois termos, assim como a influência da acidez nos alimentos.

O que é a titulação? Quais são os seus principais tipos?

titulação é o procedimento a partir do qual se busca descobrir os valores de uma substância em uma determinada amostra de alimento, fármaco ou outra. No caso da acidez, a titulação tem como objetivo saber o quão ácido um alimento é (ou não é), o que é útil no controle de qualidade e na conservação.

Existem múltiplas maneiras de realizar a titulação, dependendo da técnica utilizada. As principais são a titulação ácido-base, titulação potenciométrica, titulação de neutralização e titulação iodométrica. Cada uma delas tem características distintas e é indicada para uma situação e necessidade diferentes.

Vale mencionar também que a titulação é usada não somente para alimentos, como também pela indústria farmacêutica. Os benefícios são igualmente diversificados, mas tem relação direta com a entrega de produtos seguros e de qualidade, algo essencial do ponto de vista científico e econômico.

Outros nomes para a titulação incluem "análise volumétrica", "volumetria" e "titrimetria". Em todo caso, processos só são possíveis com o auxílio de certos equipamentos especializados e de qualidade, chamados de "tituladores". Um bom titulador garante resultados precisos em titulações de alimentos.

Por que é importante observar a acidez para garantir a qualidade dos alimentos?

A acidez está presente em todos os alimentos, desde aqueles naturais até os ultraprocessados. Por si só, não se trata de algo negativo, desde que respeitados parâmetros previamente delimitados, de acordo com o tipo de alimento, as indicações e os objetivos por trás das indústrias que os produzem.

No caso específico da conservação de alimentos, a acidez elevada funciona como uma alternativa positiva, já microrganismos (como as bactérias) não são capazes de sobreviver e prosperar em um espaço altamente ácido. Naturalmente, isso tem relação direta com a correta titulação e percentuais.

Apesar disso, não podemos ignorar que uma acidez elevada modifica o gosto dos alimentos, o que não é o ideal em muitas situações. É preciso que exista um controle rígido, a fim de que a conservação não entre em conflito com a qualidade do que é ofertado ao público, independentemente da indústria.
Explicado tudo isso, chegamos à conclusão de que descobertas sobre a acidez de alimentos são valiosas, o que novamente nos aponta na direção da titulação e dos tituladores. Diferentes opções estão disponíveis, com características únicas que auxiliam em tarefas na produção de alimentos.

O que são os tituladores? Quais as melhores opções do mercado?

Dentre as possibilidades de tituladores de qualidade disponíveis no mercado, alguns de destaque incluem as famílias de produtos OMNIS, Eco Titrator, Titrotherm, Ti-Touch e Titrando. Assim como quaisquer outras ferramentas no espaço científico, há distinções quanto ao seu potencial e indicação.

Há situações em que se visa um titulador mais rápido, como é o caso do OMNIS; enquanto em outras busca-se soluções automatizadas, algo possível com o Titrando. Existe também grande importância em tituladores compactos para aplicações de rotina, espaço preenchido perfeitamente pelo Ti-Touch.

O Eco Titrator é uma opção mais econômica com tela sensível ao toque. Por outro lado, o Titrotherm existe nas situações em que a titulação potenciométrica não pode ser aplicada. Em suma, cada um deles tem o seu espaço dedicado, garantindo que não faltem opções para a indústria dos alimentos.

É indispensável se preocupar com as tecnologias envolvidas na titulação e os tituladores que fornecem os resultados quanto à acidez dos alimentos. É só a partir desses equipamentos e técnicas que os resultados obtidos são satisfatórios. Conhecer um pouco sobre esses métodos, então, é inegociável.

Como pudemos concluir no decorrer desse texto, a acidez influencia tremendamente no sabor e na conservação dos alimentos. Não existe um parâmetro único para todos os produtos: o importante é saber percentuais e, a partir daí, adaptar processos e garantir a entrega de alimentos de qualidade.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade